Fraldas são usadas para construir casas de baixo custo na Indonésia


Em busca de soluções sustentáveis para habitações de baixo custo na Indonésia, o terceiro país mais populoso do mundo, cientistas levantaram a hipótese de que fraldas usadas poderiam ser recicladas e usadas como areia nas misturas para fazer concreto, e construíram a primeira casa do mundo feita com esse material.

O protótipo da casa na Indonésia, construída com concreto feito pela mistura de cimento, areia, cascalho e fraldas trituradas © Muhammad Arief Irfan

O protótipo da casa na Indonésia, construída com concreto feito pela mistura de cimento, areia, cascalho e fraldas trituradas © Muhammad Arief Irfan

As fraldas descartáveis são normalmente fabricadas a partir de uma combinação de polpa de madeira, algodão, raiom de viscose e plásticos como poliéster, polietileno e polipropileno. Devido a essa mistura de materiais, sua reciclagem é difícil e a maioria acaba sendo descartada em aterros sanitários ou incinerada.

“Atualmente, o passo essencial no processo de reciclagem de fraldas usadas é separar os componentes plásticos das fibras orgânicas. Requer a execução de muitos procedimentos complicados, incluindo coleta, trituração, sanitização e classificação dos componentes. Devido à dificuldade envolvida no processo, poucas empresas estão atualmente interessadas em reciclar fraldas usadas”, escrevem os autores do artigo publicado na Nature.

Siswanti Zuraida, da Escola de Engenharia Ambiental da Universidade de Kitakyushu, no Japão, trabalhou em conjunto com seus colegas para preparar amostras de concreto e argamassa combinando resíduos de fraldas descartáveis lavados, secos e triturados com cimento, areia, cascalho e água.

Essas amostras foram então submetidas a um processo de cura por 28 dias. Os autores testaram seis amostras com diferentes proporções de resíduos de fraldas para medir a quantidade de pressão que elas suportariam sem ruptura. Em seguida, eles calcularam a proporção máxima de areia que poderia ser substituída por fraldas descartáveis em uma variedade de materiais de construção necessários para erguer uma casa com uma planta baixa de 37 metros quadrados, e que atendesse aos padrões de construção da Indonésia.

Os autores descobriram que os resíduos de fraldas descartáveis podem substituir até

  • 10% da areia necessária para o concreto usado em colunas e vigas de uma casa de três andares.
  • 27% da areia necessária para fazer pilares e vigas de concreto em uma casa térrea,
  • 40% da areia necessária para argamassa em paredes divisórias
  • e 9% da areia necessária para fazer argamassa para pisos.

O problema para colocar essa prática em grande escala, apontam os autores, é que dada a dificuldade do processo de reciclagem de fralda, não existe cooperação ou cadeia de suprimentos para a coleta, lavagem e trituração de fraldas para fins materiais.

“Não há sistema de apoio na gestão municipal de resíduos para separar fraldas”, disse Zuraida. “Garrafas de plástico eles separam agora porque reciclam com bastante facilidade, mas as fraldas geralmente vão para o processo de incineração.”

Além disso, a quantidade de resíduos de fraldas trituradas precisa ser calculada com cuidado, pois testes mostraram que diferenças de até 2% comprometem a eficácia do material.

No entanto, o uso de fraldas tem um custo muito baixo em comparação com outros materiais recicláveis e a areia é um recurso natural esgotável.

Fontes:

  1. Nature
  2. DOI
  3. Good News Network

Talvez te interesse ler também:

O tijolo mais resistente que concreto, feito de plástico reciclado por esta queniana

Concreto reciclado e outras alternativas ao cimento, o grande emissor de CO2

Feita de barro e bambu, empoderando gente local, obra ganha prêmio de arquitetura




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...