Dermatite de fralda? Veja AQUI os tratamentos caseiros!


Os pequeninos que usam fralda dia e noite muitas vezes caem no problema da vermelhidão que pode se tornar uma verdadeira dermatite, incômoda que pode até sangrar. Como evitar esta situação? Existem remédios naturais eficazes contra a dermatite da fralda?

A fralda é muito útil e necessária até que as crianças cresçam e aprendam a usar o penico ou o banheiro como “gente grande”. Mas, até que elas cheguem lá, e principalmente com as fraldas descartáveis, apesar da comodidade, há contraindicações!

Além do preço alto, do problema do lixo, muitas crianças são alérgicas a elas. Fraldas usadas por longo período de tempo e especialmente quando faz calor e as crianças suam mais, tendem a irritar a pele criando vermelhidão, bolhas e dermatite.

O QUE É DERMATITE DE FRALDA?

Também conhecida simplesmente como assadura, quando a região onde fica a fralda na criança se torna irritada, dolorida, vermelha, com brotoejas, causando lesões e favorecendo a proliferação de bactérias ou fungos, dá-se o nome de dermatite de fralda (dermatite = inflamação da pele)

O que fazer então nesses casos? Veja aqui 10 tratamentos naturais e caseiros que você pode experimentar e que realmente funcionam contra a dermatite de fralda.

1. PREVENÇÃO

O melhor remédio é prevenir, sempre! E para evitar o problema da dermatite de fralda em bebês e crianças, é fundamental fazer a troca da fralda toda vez que a criança fizer cocô. Não deixe a criança muito tempo com a fralda suja (troque a cada 3, 4 horas mesmo se ela não fizer cocô).

Evite irritar ainda mais a pele do bebê na hora da limpeza, da troca de fraldas. Limpe com suavidade usando algodão ou gaze macios.

Cuide da assadura da criança porque se a irritação persistir por mais de 3 dias, há risco de contaminação e a coisa pode piorar muito.

dermatite fralda 2

2. AZEITE DE OLIVA

O remédio da vovó por excelência é o azeite de oliva que acalma a coceira, o ardor e ajuda a sarar logo a irritação. Use uma pequena quantidade de azeite e o espalhe sobre a área afetada pela dermatite a cada troca de fralda.

3. CREME DE CALÊNDULA

Um remédio natural, efetivo e muito prático para usar é o creme de calêndula. As propriedades calmantes e curativas desta planta, ajudam a eliminar um pouco da coceira e o incômodo da dermatite, cicatrizando antes a inflamação da pele.

4. ÓLEO DE AMÊNDOAS DOCES

Uma outra alternativa valiosa para evitar a compra de pomadas, caras e nem sempre boas, é usar o óleo de amêndoas doces, um produto natural também recomendado para o cuidado dos bebês (por exemplo, muito usado em massagens). Também neste caso, basta uma pequena quantidade de óleo para espalhar suavemente à cada troca de fraldas.

5. LAVAR APENAS COM ÁGUA

Muito importante em caso de dermatite de fralda, é lavar o bebê somente com água, evitando detergentes e sabonetes agressivos que possam piorar a situação.

6. AMIDO DE MILHO

O amido de milho pode ser útil logo após a lavagem com água. Seque bem, mas suavemente, a região afetada e use em vez do talco, o amido de milho para acalmar a pele irritada.

7. PASTA DE ÓXIDO DE ZINCO

Procure nas lojas de produtos naturais uma pasta feita a base de óxido de zinco (na verdade vende-se também nos supermercados e nas farmácias mas a qualidade pode fazer a diferença). Este ingrediente é muito indicado para vermelhidão e dermatite de fralda. Use-o a cada troca de fraldas o até que o problema seja completamente resolvido.

bb fralda pano

8. FRALDAS ECOLÓGICAS

O uso das fraldas descartáveis ​​clássicas pode ser o motivo da irritação frequente na área onde esses produtos ficam, 24 horas em contato com os bebês. As substâncias com as quais muitas vezes são feitas, são mal toleradas pelos menorzinhos e o calor acumulado nas partes inferiores contribui para o agravamento da situação. Tente usar fraldas ecológicas, feitas com substâncias mais naturais e menos irritantes, e acompanhe o resultado.

9. FRALDAS LAVÁVEIS

Outra opção sem dúvida interessante para se tentar, é mudar seu hábito de usar fraldas descartáveis ​​para usar as fraldas laváveis (as fraldas de pano). Existem de muitos materiais e tipologias, é preciso encontrar aquela com as quais a mãe e o bebê se sentirão mais à vontade.

Leia também: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE FRALDAS DE PANO

10. SEM FRALDA

Ainda melhor ainda é deixar o bebê ficar sem fralda. Especialmente em caso de dermatite muito pronunciada, seria bom deixar a pele respirar o máximo possível e, portanto, manter o bebê sem fraldas por algum tempo.

Resumindo, em caso de dermatite, tente um ou mais dos seguintes remédios naturais:

  • Trocar a fralda com freqüência
  • Azeite
  • Creme de Calêndula
  • Óleo de amêndoa doce
  • Lavar somente com água
  • Amido de milho
  • Pomada de óxido de zinco
  • Usar fraldas ecológicas (feitas de materiais biodegradáveis)
  • Mudar para fraldas laváveis (fraldas de pano)
  • Deixar seu bebê sem fraldas

UMA ÚLTIMA DICA ÚTIL

Muito útil no caso de dermatite de fraldas é fazer o bebê beber bastante líquido (água ou leite materno). Isso serve para deixar a urina menos concentrada, que, especialmente se ácida, tende a irritar a pele delicada do bebê.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...