Concreto reciclado e outras alternativas ao cimento, o grande emissor de CO2


Se o concreto fosse um país, seria o terceiro maior emissor de CO2 do mundo!

A indústria de concreto é responsável por mais de 8 % das emissões globais de dióxido de carbono. A equipe do Dr. Michael Wise, Diretor de Tecnologia da empresa de construção, Concrete4Change, diz ter a solução para modificar o cenário das emissões:

uma nova mistura de cimento que sequestra dióxido de carbono da atmosfera.

Uma nova tecnologia

Segundo Wise:

“Nossa tecnologia ajudará a indústria da construção a reciclar suas emissões de CO2, reduzir custos e aumentar a vida útil dos edifícios. Além de aumentar a durabilidade [do concreto] e mineralizar permanentemente o CO2 injetado”.

A nova fórmula ajuda a fortalecer o cimento, reduzindo os recursos necessários para produzir concreto de resistência equivalente.

O Dr. Wise diz que a tecnologia tem potencial para mitigar dois bilhões de toneladas de CO2, o equivalente a quatro por cento da média das emissões globais.

“É um concreto comum que pode ser usado em qualquer local, em qualquer lugar, por qualquer empresa. A única diferença é que é mais barato e mais durável”.

Impactos do concreto ao meio ambiente

Depois da água, o concreto é a substância mais usada no planeta Terra.

Um décimo do suprimento de água industrial do mundo é usado para misturar cimento, enquanto apenas carvão, petróleo e gás emitem maiores níveis de gases de efeito estufa.

Dados apontam que o concreto já supera a massa de carbono combinada de cada árvore, bosque e arbusto do planeta.

Nas cidades, o material aumenta o efeito de ilha de calor ao absorver o calor do sol e reter a fumaça de escapamentos. Na natureza, o concreto está causando danos permanentes à camada superior do solo (a camada fértil da terra) levando à erosão irreparável do solo.

E, enquanto o problema do concreto continua a crescer, os humanos continuam a construir. A cada dez segundos, a indústria de construção global produz mais de 19.000 banheiras de concreto. Em 2050, prevê-se que esse número chegue a quatro vezes os resultados de 1990.

Outras alternativas

Vários projetos diferentes têm o objetivo de combater a alta emissão de carbono da indústria de concreto. Um estudo de 2020 concluiu que o concreto reciclado pode ter um desempenho tão bom ou melhor do que o concreto convencional.

Com o aumento do uso global do concreto, os especialistas pretendem desenvolver alternativas para o uso dessa substância prejudicial. Fibras industriais recicladas têm sido experimentadas em processos de fabricação de cimento verde na Itália, enquanto o concreto auto-reparável é a grande novidade na Bélgica.

Soluções para diminuir o uso de concreto são essenciais para a sobrevivência no mundo. É necessário desenvolver projetos inovadores para as questões climáticas globais o mais rápido possível e botá-los em ação!

Talvez te interesse ler também:

Cimento, um dos maiores emissores de CO2, causador do aquecimento global

O tijolo mais resistente que concreto, feito de plástico reciclado por esta queniana 

Chega de cimento! Prédio de madeira é o novo modelo de construção

Brasil terá seu 1° prédio que usa energia do solo para climatizar ambientes 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...