Brasil terá seu 1° prédio que usa energia do solo para climatizar ambientes


O prédio é inédito e está sendo construído graças a uma pesquisa realizada pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC-USP), que avaliou o uso das fundações de edifícios como meio para a troca de energia térmica entre o prédio e o subsolo.

Como explica a Agência Fapesp, essa tecnologia é baseada na energia geotérmica, e tem sido usada para gerar um economia considerável no consumo de energia elétrica para climatização, seja para aquecimento como para resfriamento de ambientes.

Nomeada CICS Living Lab, a edificação brasileira já está sendo construída na Escola Politécnica da USP em São Paulo.

O que é energia geotérmica

Em entrevista à Assessoria de Comunicação da EESC-USP, a pesquisadora Thaise Morais que está avaliando o desempenho dessa tecnologia em sua tese de doutorado, explica que

“a energia geotérmica é aquela encontrada dentro da crosta terrestre, no solo, nas rochas ou mesmo na água, sendo identificada pela temperatura. Essa energia pode ser transferida para a superfície por processos de troca térmica a partir das fundações da edificação.”

“A temperatura da região que vai desde a camada superficial da crosta terrestre até algumas centenas de metros de profundidade é resultado das interações naturais que ocorrem entre o ambiente externo e o interior da crosta. Assim, o solo funciona como uma espécie de bateria ou reservatório de energia térmica”, descreve a pesquisadora.

Como funciona

As fundações do prédio contêm estacas que ficam enterradas em contato constante e direto com o subsolo. Dessa forma, é possível ocorrer a troca térmica, que é feita através de tubos instalados no interior das estacas. Assim, o sistema é capaz de captar ou rejeitar o calor do solo e levar a energia térmica até a superfície, onde uma bomba geotérmica faz a troca entre o subsolo e os ambientes do prédio.

Incrível!

“Nos testes, usamos água potável como fluido para a troca de calor entre a fundação e o subsolo. A bomba troca calor com a água a partir de um outro fluido refrigerante que circula em seu interior. Essa troca é feita de forma contínua e repetitiva até que a temperatura desejada para o ambiente seja alcançada”, relata a pesquisadora.

Esse sistema de aproveitamento de energia geotérmica pode ser aplicado em qualquer tipo de edificação, com a atenção prévia de conhecer as propriedades térmicas do subsolo da localidade onde se pretenda construir, além das demandas térmicas da edificação.

Estudo premiado

A tese da Thaise Morais venceu o Prêmio Costa Nunes da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica como a melhor tese de doutorado 2018-2019.

Seus estudos começaram em 2014 por meio de um projeto apoiado pela FAPESP e coordenado pela professora Cristina de Hollanda Cavalcanti Tsuha.

A Poli-USP está trabalhando para desenvolver novas tecnologias sustentáveis, e esse edifício está sendo usado como “laboratório vivo” na escola.

Parabéns a todos os envolvidos.

Talvez te interesse ler também:

O tijolo mais resistente que concreto, feito de plástico reciclado por esta queniana

Feita de barro e bambu, empoderando gente local, obra ganha prêmio de arquitetura

Onde o lixo vira asfalto: África do Sul inicia a construção da sua primeira estrada feita de plástico reciclado




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...