Para encontrar o bom humor, basta fazer uma breve caminhada ao verde


Se você mora em uma cidade grande e se sente um pouco “pra baixo”, há uma boa notícia: um agradável passeio em contato com a natureza pode ser a solução para relaxar e reencontrar o bom humor imediatamente.

Este é o resultado de um novo estudo que acaba de ser publicado pela Academia Nacional de Ciências. Os pesquisadores descobriram que mais de 50% da população vive em áreas urbanas o que em 2050, chegará a 70%.

A urbanização está associada ao aumento dos níveis de depressão e transtornos mentais, mas não está claro o porquê.

Através de um experimento controlado, os pesquisadores investigaram se o contato com a natureza poderia de alguma forma influenciar o hábito de repetir em mente pensamentos negativos sobre si mesmo.

Os participantes que se dedicaram a 90 minutos de caminhada em um ambiente natural, mostraram uma redução da atividade neural em uma área do cérebro associada ao risco de doença mental, em comparação com aqueles que tinha caminhado em um ambiente urbano.

De acordo com especialistas, o estudo mostra que ter áreas naturais acessíveis na cidade poderia ser vital para a saúde mental no mundo de hoje, que está se urbanizando rapidamente.

Estudos anteriores destacaram a importância de caminhar para obter inúmeros benefícios, como a redução do risco de doença cardíaca, a prevenção do diabetes e o aumento da imunidade.

Agora sabemos que o lugar onde nós devemos caminhar também é muito importante. Então, se vivemos na cidade, quando quisermos fazer um passeio, devemos escolher o parque mais próximo, em vez de caminhar pelas ruas do centro, para conseguir o melhor em relaxamento e saúde mental.

Leia também: Estresse: o humor é uma academia para o cérebro




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...