Um exercício simples e completo: pular corda condiciona, tonifica e emagrece

pular-corda

Quem tal brincar de pular corda e, ainda, emagrecer? Ficar com músculos tonificados e ter um ótimo condicionamento físico?

Não é de hoje que pular corda, uma das brincadeiras mais comuns da infância, é praticada por adultos como atividade física. Pular corda é um exercício aeróbico e, como tal, aumenta a resistência cardiovascular, tonifica as pernas, ajuda na coordenação motora, na concentração e na respiração. Além de ter uma grande vantagem: pode ser praticado em qualquer lugar, até mesmo em casa, e é grátis.

Segundo o personal trainer e especialista em Fisiologia do Exercício Oswaldo Langella: "Pular corda é muito útil no condicionamento físico e é possível gastar muitas calorias com esse exercício simples e barato. Isso porque ele exige um esforço corporal muito grande. Ou seja, a massa corporal (músculos) é contraída com muita intensidade, o que obriga o coração a trabalhar mais, melhorando o condicionamento e potencializando o emagrecimento".

Entretanto, é preciso escolher o melhor equipamento para a realização do exercício e estar atento à postura correta. Primeiramente, deve-se definir qual é a melhor corda a ser usada, de acordo com a sua estatura. A melhor opção é a corda de plástico com rolamentos. Uma pessoa que mede menos 1,50 m deve usar uma corda que tenha 2,45 m; quem tem entre 1,50 m e 1,80 m deve usar uma corda de 2,65 m; e os que medem mais de 1,80 m devem usar uma corda de 2,85 m. 

Pular corda, embora pareça simples e inofensiva, é uma atividade que causa impacto nas articulações, quadril, joelho e tornozelo. Por isso, para evitar lesões, o exercício não deve ser feita todos os dias, mas em intervalos com um descanso de um dia. Pode ser combinada com outra modalidade esportiva para ajudar no condicionamento e na definição de um corpo mais atlético. A atividade não é recomendada para quem tem problemas articulatórios, hipertensão ou outro problema cardiovascular ou está muito acima do peso.

Além de ser divertido, pular corda emagrece, apresentando resultados impressionantes em pouco tempo (claro que aliada a uma alimentação balanceada e saudável). O personar trainer Alexandro Almeida afirma que trinta minutos pulando corda faz uma pessoa perder cerca de 400 calorias. 

Está esperando o quê? Se você está sem grana para frequentar uma academia ou praticar algum esporte, compre uma corda e pratique em casa. O que importa é não ficar parado!

Especialmente indicado para você:

SAÚDE: CAMINHAR RÁPIDO É MELHOR QUE CORRER

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE ANDAR DE BICICLETA PARA A SAÚDE?

Fontes: vixuol