Sacrificar cães e gatos saudáveis no Brasil agora é proibido


Infelizmente, a matança de animais de rua para controle populacional ainda é uma prática realizada em vários centros de zoonoses municipais brasileiros. Por isso, a necessidade de uma lei que acabe com essa barbaridade.

Protetores de animais e ativistas pelos direitos dos animais há muito tempo vêm reivindicando uma lei que pare com essa prática insana, abominável e cruel, que em vez de ajudar os sofridos animais de rua, vem condenando eles à morte.

Para atender a essa reivindicação de por fim à eutanásia de animais sadios, eis que um projeto de lei que estava há anos em tramitação no Congresso Nacional foi convertido em uma nova Lei Federal, nº14228, que impedirá o sacrifício de animais de rua nos centros de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres.

As exceções nessa lei serão os casos de animais com doenças graves ou enfermidades infecto contagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e a de outros animais. E nesses casos, serão necessários laudo técnico de órgãos competentes e exames atestando a necessidade da eutanásia do animal.

Além disso, as entidades de proteção animal deverão ter acesso irrestrito à documentação que comprove a legalidade e justifique tal procedimento.

A origem da lei

O ponto de partida desta nova lei foi o Projeto de Lei 3490/2012, de autoria do Deputado Federal Ricardo Izar -PSD/SP.

Com a tramitação, este projeto foi passando por alterações e se converteu no Projeto de Lei 6610/2019, que recebeu o apoio e a coautoria do Deputado Federal Celio Studart-PV/CE.

Quando entrará em vigor

Após essa longa tramitação, finalmente, no dia 20 de outubro o presidente Jair Bolsonaro aprovou esse PL,  sancionando-o como Lei Federal 14228, que está publicada no Diário Oficial da União, na edição do dia 21/10/21 e passa a vigorar em 120 dias.

Quem não cumprir esta lei estará sujeito às devidas punições, como multa e até prisão previstas na lei de crimes ambientais.

Finalidades dessa lei

As principais finalidades dessa lei é impedir que animais saudáveis sejam sacrificados como forma de controle populacional por órgãos do Poder Público e incentivar a adoção desses animais, por meio de convênios do setor público com entidades de proteção animal e outras organizações não governamentais.

Nesse contexto, centros de zoonoses e órgãos afins, que ainda persistem com a prática da eutanásia de animais sadios, precisarão adotar uma nova conduta que consiste em:

  • Resgatar e acolher o animal
  • Encaminhá-los à centros de amparo animal, públicos ou privados, para receber os devidos cuidados e posterior adoção de adotantes responsáveis.

Artigos da Lei 14228

Seguem os artigos dessa nova legislação, como constam na publicação oficial:

Art. 1º – Esta Lei dispõe sobre a proibição da eliminação de cães e gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres, salvo as disposições específicas que permitam a eutanásia.

Art. 2º Fica vedada a eliminação da vida de cães e de gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres, com exceção da eutanásia nos casos de males, doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e a de outros animais.

§ 1º- A eutanásia será justificada por laudo do responsável técnico pelos órgãos e estabelecimentos referidos no caput deste artigo, precedido, quando for o caso, de exame laboratorial.

§ 2º – Ressalvada a hipótese de doença infectocontagiosa incurável, que caracterize risco à saúde pública, o animal que se encontrar na situação prevista no caput deste artigo poderá ser disponibilizado para resgate por entidade de proteção dos animais.

Art. 3º – As entidades de proteção animal devem ter acesso irrestrito à documentação que comprove a legalidade da eutanásia nos casos referidos no art. 2º desta Lei.

Art. 4ºO descumprimento desta Lei sujeita o infrator às penalidades previstas na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais).

Art. 5º – Esta Lei entra em vigor após decorridos 120 (cento e vinte) dias de sua publicação oficial.

Notícia da Sanção dessa lei

Veja o anúncio sobre essa lei feito no Jornal Nacional e compartilhada neste vídeo, do canal Cerencomo:

https://www.youtube.com/watch?v=HWBqsEwkHiU

Ativista Fábio Chaves comenta a nova lei

Neste outro vídeo Fábio Chaves, ativista pelos animais e fundador do site vegano Vista-se, fala mais sobre a importância desta lei:

A necessidade de mais ações e leis a favor dos animais

A eutanásia de animais pelos centros de zoonoses não evita o aumento populacional e nem proliferação de doenças.

O que diminui esses problemas são medidas como:

  • As campanhas de castração gratuitas
  • A criação de órgãos públicos que aumentem o resgate e tratamento de animais de rua
  • A promoção de eventos de adoção envolvendo parcerias público e privadas.
  • Campanhas educativas sobre Proteção e Direitos dos Animais, em escolas e centros comunitários e através das mídias sociais.
  • Outro fator que vem de encontro a todas essas ações é a necessidade da criação de mais leis de proteção aos animais, com a devida fiscalização e cumprimento.

Leis sancionadas no atual governo

Com essa nova lei, ao todo foram sancionadas duas leis a favor dos animais nesse atual governo. Porém, há necessidade de mais leis.

A primeira lei foi a Lei Sansão, que aumenta a pena por maus tratos aos animais.

É oportuno lembrar que o Projeto de lei “Animal não é coisa”PL6054/219 ( número anterior-PL6799/2013, ainda está para ser votado e, Oxalá, aprovado!

Este PL já passou pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, mas ainda está para aprovação na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) para assim poder seguir adiante nas análises e votações. Por isso, é importante nosso apoio a esse PL, entrando e acompanhando sua proposta.

Para tal, fique a par e opine a favor desse projeto de lei, votando -> AQUI.

Quanto maior conscientização e aumento de leis a favor dos animais, mais avançaremos como nação, pois o progresso de um povo está atrelado à forma como tratamos outras espécies e a natureza.

Um dos maiores líderes pacifistas da humanidade, Mahatma Gandhi, defendia esse pensamento, dizendo:

“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.”

Veja outras iniciativas a favor dos animais, em:

Indaiatuba aprova lei que cria Banco de Ração para ONGs, protetores e famílias carentes cuidarem de seus pets

Padre que ajuda animais de rua em Pernambuco, vira protagonista de série na Netflix

Programa Meu Pet tornará realidade Hospital Veterinário Municipal em Santos: atendimento público e gratuito

Rio de Janeiro: empresa que maltratar animal poderá ser punida com cassação da inscrição estadual

Apoie o Projeto de Lei que institui o “SUS Animal”. Veja como apoiar

Em Praia Grande-SP, atendimento gratuito para cães de pessoas em situação de rua

Universidade reconhece direito dos estudantes recusarem vivissecção em animais




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...