Lixo

Tartarugas e o Lixo no Mar - Morte Certa: os Números dessa Catástrofe

tartarugas e lixo no mar
  • por Alice Branco

Durante 2016 e 2017 já se contabilizaram 1, 2 mil tartarugas mortas nas praias do litoral norte do estado de São Paulo - 300 foram registradas neste ano que ainda vai a meio. E, quais são as causas? Lixo, claro e a pesca predatória o que quer dizer, redes soltas no mar.

Microesfera ecológica pode substituir o microplástico usado pela indústria

microplástico
  • por Cíntia Ferreira

Quando se pensa em degradação ambiental, a primeira ideia que as pessoas têm é a dos males causados pela eliminação de dióxido de carbono, a derrubada indiscriminada de árvores, ou até mesmo o impacto humano na redução da biodiversidade. No entanto, os danos ao meio ambiente podem ser muito mais sutis e estarem presentes, por exemplo, em produtos aparentemente inofensivos. São os microplásticos, que por serem extremamente pequenos (medem cerca de 0, milímetros), são despejados para os mares e oceanos, poluindo as águas, adoecendo e matando animais e prejudicando a saúde humana.

Plastisfera: um novo ecossistema populado por micróbios que comem plástico

Plastisfera
  • por Redação

Em nenhum outro lugar, o plástico tornou-se um problema tão grave quanto nos oceanos. É ali que se acumula a maior parte dos resíduos, uma tragédia para os organismos que habitam as águas e todo o ecossistema marinho. Mas alguns organismos teriam evoluído a ponto de criarem um novo ecossistema.

No lixo? Onde posso jogar corretamente remédios e seringas?

seringas no lixo
  • por Gisella Meneguelli

É comum termos dúvida sobre o descarte correto de materiais de saúde, como seringas e medicamentos. Todos nós fazemos usos desses materiais e ficamos sem saber o que fazer com aquele medicamento vencido ou com uma seringa já usada.

Chega de soja! Lixo orgânico compostado vira ração animal

larvas
  • por Alice Branco

Um trabalho da Universidade Agrícola de Uppsala, na Suécia, usou larvas para acelerar o processo de compostagem de resíduos domésticos orgânicos - nosso lixo de cada dia - para produzir, no final de tudo, ração animal rica em proteínas.

Natal ambiental: como reduzir o impacto das festas

Natal ambiental
  • por Gisella Meneguelli

O Natal é uma festa que reúne pessoas queridas que estiveram conosco durante todo o ano. É momento de celebrar as coisas boas da vida e refletir sobre o ano que já está fechando o seu ciclo. As comemorações natalinas, geralmente, começam antes do dia 25, com os encontros entre amigos e festas no trabalho. Mas, depois da troca de presentes e dos comes e bebes, a quantidade de lixo produzida é grande. O que fazer para diminuir o impacto do lixo neste Natal?

Uma composteira elétrica que em 24 hs transforma lixo em fertilizante

composteira elétrica
  • por Redação

Transformar restos de comida e resíduos orgânicos em adubo, em um curto período de tempo, para evitar o acúmulo de lixo e reduzir o desperdício de alimentos. Está para ser lançada uma composteira elétrica que fará a gestão dos resíduos domésticos de forma inteligente e muito mais rápida.