Lixo

Chega de canudo plástico: 9 motivos para nunca mais usá-lo e 8 alternativas para substitui-lo

canudo plástico
  • por Deise Aur

O plástico é um material que utilizamos de muitas formas. Ele surgiu como algo revolucionário, prático, higiênico e hoje se tornou uma praga com a qual combatemos para salvar vidas, não apenas a vida marítima, mas a vida em geral. O plástico está no ar, na água e no solo. É um material de decomposição secular e as consequências do seu uso desenfreado não são totalmente conhecidas, mas dá para imaginar o tamanho do dano tendo em vista a quantidade de plástico que temos ao nosso entorno. E muito desse plástico poderia ser evitado, porque inútil. É o caso dos canudinhos.

Como funciona o pac-man gigante que irá engolir o lixo plástico dos oceanos (VÍDEO)

Ocean CleanUp Array
  • por Redação

Aqui está o fabuloso projeto de Boyan Slat prestes a sair do papel: o Ocean CleanUp Array está finalmente pronto para limpar os oceanos "comendo" como um gigante pac-man o plástico que infelizmente está disperso por toda parte. O design foi modificado a partir do original, e agora, prometendo o inventor, está perfeito para cumprir sua missão.

Chega de canudo plástico no Rio de Janeiro: multas para quem descumprir a lei

canudos plásticos
  • por Gisella Meneguelli

Todo mundo sabe – ou deveria saber – do impacto danoso do plástico para o meio ambiente. Estamos descartando tanto plástico que a natureza já não está mais suportando. Anualmente, cerca de 100 mil animais marinhos estão morrendo por causa do descarte de plástico na natureza.

Chile aprova o fim das sacolas plásticas! O primeiro país das Américas

sacolas plásticas
  • por Daia Florios

Estão dizendo por aí que o Chile acaba de se tornar o primeiro país das Américas que opta pela proibição das sacolinhas plásticas. Nós sabemos que lá atrás, por volta de 2012, algumas cidades brasileiras lideradas por São Paulo, tentaram banir a distribuição gratuita de sacolinha plástica no supermercado. Não funcionou! Consumidores reclamaram, foi um bafafá tremendo e aqui estão as sacolinhas de volta e como sempre. Era preciso uma lei nacional que doesse à quem doesse, mas que deixasse clara a decisão de dizer nunca mais às sacolinhas plásticas ! E é isso o que acaba de fazer o nosso vizinho Chile.