Lixo

Chile aprova o fim das sacolas plásticas! O primeiro país das Américas

sacolas plásticas
  • por Daia Florios

Estão dizendo por aí que o Chile acaba de se tornar o primeiro país das Américas que opta pela proibição das sacolinhas plásticas. Nós sabemos que lá atrás, por volta de 2012, algumas cidades brasileiras lideradas por São Paulo, tentaram banir a distribuição gratuita de sacolinha plástica no supermercado. Não funcionou! Consumidores reclamaram, foi um bafafá tremendo e aqui estão as sacolinhas de volta e como sempre. Era preciso uma lei nacional que doesse à quem doesse, mas que deixasse clara a decisão de dizer nunca mais às sacolinhas plásticas ! E é isso o que acaba de fazer o nosso vizinho Chile.

As Ilhas de Vanuatu proíbem sacolas plásticas, canudos e poliestireno

Ilhas de Vanuatu
  • por Redação

Plástico banido em um dos lugares mais bonitos do mundo. As Ilhas Vanuatu, localizadas no coração do Pacífico, introduziram essa proibição em janeiro para proteger suas praias e o mar. A partir de julho, todo o plástico descartável e não biodegradável será proibido por lá.

A sacola plástica mais profunda da Terra, na Fossa das Marianas

sacola plástica
  • por Redação

Agora é sério! O plástico já chegou em todo lugar, até mesmo nos cantos mais remotos do mundo, como na Fossa das Marianas. Isto é o que foi confirmado pela descoberta do que se chamou de "a sacola plástica mais profunda da Terra". Quem a descobriu foram os cientistas da Japan Agency for Marine-Earth Science and Technology (JAMSTEC). Com 10.898 metros na fossa oceânica mais profunda do mundo, eles identificaram uma das 3000 peças de detritos que remontam 30 anos atrás.

Cientistas descobrem enzima capaz de digerir alguns tipos de plásticos

poluição plástico
  • por Gisella Meneguelli

Nas últimas semanas, vários veículos de comunicação, inclusive o GreenMe, vem noticiando uma fato alarmante: estamos sendo intoxicados por plástico. E "nós" não se refere apenas aos seres humanos, mas a todos os seres vivos do planeta. 

Pagpag: o prato que vem do lixo, em Manila, Filipinas (Vídeos)

pagpag
  • por Redação

O que acontece com as sobras dos restaurantes e não só? Em Manila, a capital das Filipinas, a carne jogada no lixo é lavada, fervida e vendida para aqueles que não podem comprar produtos diretamente do supermercado.