Everest: Alpinistas Terão Que Levar Suas Próprias Fezes na Descida da Montanha


Recentemente, autoridades nepalesas anunciaram uma mudança radical nas regras para alpinistas que desejam escalar o Monte Everest e o Monte Lhotse. A partir de agora, os montanhistas serão obrigados a recolher suas próprias fezes e transportá-las de volta ao acampamento base para descarte adequado. Essa medida vem em resposta às crescentes preocupações com a poluição e a deterioração das condições sanitárias nas montanhas mais altas do mundo.

Mingma Sherpa, presidente da municipalidade rural de Pasang Lhamu, explicou que as reclamações sobre a presença de fezes humanas visíveis e o aumento de doenças entre os alpinistas tornaram essa medida necessária para preservar a imagem e a saúde da região.

Durante a temporada de escalada, os alpinistas passam a maior parte do tempo no acampamento base, onde existem toaletes disponíveis. No entanto, à medida que avançam na jornada, encontrar locais adequados para fazer as necessidades torna-se um desafio cada vez maior. Com áreas de neve escassa, muitos são obrigados a fazer as necessidades ao ar livre, resultando em um acúmulo preocupante de fezes humanas nos trechos mais altos da montanha. As temperaturas extremas impedem a decomposição completa das fezes, criando um problema de poluição persistente.

Em resposta, o Comitê de Controle de Poluição de Sagarmatha (SPCC) está implementando uma iniciativa para fornecer sacos especiais para fezes aos alpinistas. Esses sacos contêm produtos químicos e pós que solidificam as fezes, reduzindo o odor e facilitando o transporte de volta ao acampamento base.

Embora essa medida represente um passo importante na direção certa, a questão da poluição no Monte Everest continua sendo um desafio significativo. Campanhas de limpeza realizadas anualmente têm ajudado a remover lixo deixado para trás, mas a questão das fezes humanas permanece sem solução em grande parte.

A introdução desses sacos para fezes é um esforço inicial para abordar o problema e deve ser considerada um projeto-piloto para futuras medidas de conservação em outras montanhas. O sucesso dessa iniciativa dependerá da cooperação dos alpinistas e da implementação eficaz das regulamentações por parte das autoridades locais. Portanto, enquanto os desafios ambientais continuam a desafiar a escalada do Monte Everest, espera-se que medidas como essa ajudem a proteger e preservar a beleza natural e a importância ecológica dessas montanhas icônicas.

Fonte: BBC

Talvez te interesse ler também:

Incrível descoberta: no monte Everest existem pelo menos dois gatos-de-Pallas

O que significa sonhar com fezes?

Nanoplástico tóxico encontrado pela 1ª vez em ambos os pólos da Terra

O efeito das ações humanas no planeta é devastador e irreversível, revela ONU




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...