Incrível descoberta: no monte Everest existem pelo menos dois gatos-de-Pallas


Na montanha mais alta do mundo vivem (pelo menos) dois gatos. A presença dos felinos fora documentada pela primeira vez por uma equipe de cientistas.

Não é qualquer gato não, trata-se de uma espécie muito especial e linda, os chamados gatos-de-Pallas, que foram avistados durante um trabalho de investigação na zona mais alta da encosta dos Himalaias. Até então, os gatos tinham conseguido não ser identificados, misteriosos e fugazes como são.

A descoberta

De 7 de abril a 2 de maio de 2019, Tracie Seimon, bióloga molecular do Programa de Saúde Zoológica da Wildlife Conservation Society liderou uma equipe de biológicos na Expedição Perpétua ao Planeta Everest, que coletou amostras ambientais ao longo do Parque Nacional Sagarmatha, na encosta sul do Everest. A análise de DNA das amostras de excrementos coletados em ambos os locais confirmou que dois gatos-de-Pallas habitam o Monte Everest.

“É uma descoberta fenomenal, prova de que esta espécie rara e extraordinária pode viver no topo do mundo, em temperaturas impossíveis para os humanos e em um habitat altamente hostil. O desenvolvimento futuro da pesquisa nos ajudará a determinar exatamente quantos gatos-de-Pallas vivem no Everest. A partir daí vamos entender como e o que fazer para protegê-los, para que possam continuar a viver a sua melhor existência num lugar único”.

Gato-de Pallas (Otocolobus manul)

O gato-de Pallas (Otocolobus manul) parece um gato doméstico comum, mas tem as patas mais curtas e maiores, um pelo muito mais macio e grosso que o protege do frio. Seu focinho é largo e suas orelhas são grandes. Possui garras fortes e patas musculosas que os ajudam a escalar as montanhas.

Parece fofo mas é um gato selvagem com temperamento agressivo, como não poderia deixar de ser, afinal é um felino, predador.

“É fenomenal descobrir evidências dessa espécie rara e extraordinária no topo do mundo. A expedição de quase quatro semanas foi extremamente gratificante não só para nossa equipe, mas também para toda a comunidade científica. A descoberta do gato-de-Pallas no Everest ilumina a rica biodiversidade deste remoto ecossistema alpino e estende o alcance do conhecimento sobre esta espécie ao leste do Nepal.”

“É uma descoberta única não só em termos científicos, mas também em termos de conservação, uma vez que esta população de gato de Pallas é legalmente protegida pela CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens)”, disseram os cientistas envolvidos na pesquisa.

“Esperamos que a confirmação desta nova espécie carismática aumente a conscientização e a educação sobre a diversidade de espécies neste icônico Patrimônio da Humanidade.”

Olha como são os gatos-de-Pallas, no vídeo abaixo:

Fontes:

  1. gazzetta.it
  2. Wildlife Conservation Society (WCS)

Talvez te interesse ler também:

Não mate: essa larva defende sua planta e vira uma polinizadora

Dê o nome do ex a uma barata: a polêmica campanha de um zoo

A primeira jaguatirica-albina do Planeta foi encontrada na Colômbia




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...