Não mate: essa larva defende sua planta e vira uma polinizadora


Se você vir esse bichinho na sua planta, não o mate! Trata-se de uma larva da mosca-das-flores (família Syrphidae).

Esses animais podem viver nas plantas quando são larvinhas e vão comer insetos que prejudicam a planta, como os pulgões por exemplo. E quando essas larvas ficam adultas, viram moscas que polinizam as flores.

Vamos conhecer melhor esses insetos, com a ajuda da @ElfaDosInsetos! Afinal, nem todas as moscas incomodam ou prejudicam as pessoas, transmitindo doenças e zumbindo em seus ouvidos.

Moscas-das-flores como controle biológico

Sirfídeos são moscas da família Syrphidae, conhecidas como moscas-das-flores.

Possuem habitats e hábitos variados, sendo predadoras, saprófagas, filófagas e mimercófilas, e sua principal alimentação são os pulgões.

Elas desempenham dois grandes papeis, como:

  1. controle biológico;
  2. polinizadoras.

Na fase de larvas, as moscas da família Syrphidae podem ser utilizadas no controle de pragas, desempenhando um papel de grande importância ecológica e econômica.

A vida das moscas-das-flores

Depois de larvas, elas se tornam pupas que ajudam a manter o equilíbrio do jardim.

Elas têm aparência conforme a espécie: lisas, coloridas, com cerdas, translúcidas, podendo ser confundidas com pequenas lagartas. Suas cabeças são minúsculas.

Algumas semanas depois, a pupa se rompe e o adulto alado vai embora. Este adulto é extremamente importante ecologicamente, assim como a larva, pois é um polinizador.

Na fase adulta, essas moscas podem garantir a saúde da plantação, aumentar a produção e ser a solução para a redução do uso de agrotóxicos. Os adultos dessas moscas se alimentam vorazmente de néctar.

Após o acasalamento, as fêmeas geralmente deixam um pequeno ovo em cada folha das plantas com alimento, pulgões etc.

Agora que você entendeu a importância desses insetos, se você encontrar uma larva como essa em suas plantas, não mate nem a retire suas pupas, tampouco jogue veneno nas plantas.

Olha que lindas moscas as larvas crescem e viram

Saiba mais nos tweets da ElfaDosInsetos.

Os insetos são, dos animais, talvez os mais injustiçados. Muitas pessoas têm medo, nojo e os repulsam acreditando que são prejudiciais, transmissores de doenças quando, na verdade, eles também têm sua importância ecológica na biodiversidade da Terra.

Abaixo o especismo. Todos os animais são importantes e devem ser respeitados. Pare de sair matando bichos por aí, indiscriminadamente.

Talvez te interesse ler também:

Não mate as típulas: elas são inofensivas e combatem a dengue

Não mate! Mosquitinho-de-banheiro limpa e desentope ralo

Centopeia, não a mate! Veja porque ela é útil em casa




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...