8 remédios naturais para espantar e eliminar as moscas de casa

8 remédios naturais para espantar e eliminar as moscas de casa

Na natureza cada um tem o seu papel. Até as moscas são importantes pois, além de fazerem parte da  cadeia alimentar, elas ajudam a decompor matéria orgânica. O problema é quando tem uma infestação de mosca. Aí é preciso fazer alguma coisa.

As moscas estão entre os animais mais irritantes que existem! Elas entram em contato com os nossos alimentos e podem, assim, nos transmitir várias doenças.

No entanto, existem alguns truques e remédios naturais para eliminá-las de vez. Ter uma ou duas moscas em casa não é um problema, desde que você saiba como espantá-las e evitar que se reproduzam e ponham ovos.

O local ideal para elas fazerem isso é pelo material em decomposição. Basta deixar alguns restos de comida no ar por alguns dias para ajudá-las a proliferar.

As moscas são insetos que demoram muito para passar do estado larval para o indivíduo adulto, que se reproduz e põe outros ovos. Em condições boas, uma mosca vive como adulto cerca de 15/20 dias e neste período pode pôr até 1000 ovos.

Normalmente faz isso na casa onde nasceu e, por ser uma mosca doméstica, tende a nunca sair de casa. Durante o dia voa pela casa em busca de comida e à noite repousa imperceptivelmente, por exemplo, nas paredes.

Mas como eliminar as moscas? Aqui estão alguns métodos para espantar as moscas de casa e impedir que voltem:

Oito dicas para espantar moscas naturalmente

Durante o verão, moscas e mosquitos invadem nossas casas atraídas por alimentos, bebidas em fermentação e doces.

A reprodução ocorre no lixo ou mesmo em garrafas vazias. No entanto, as moscas sobrevivem mesmo no inverno se permanecerem nas casas e é, justamente neste período, que a caça é mais difícil.

No entanto, é muito importante remover ou eliminar as moscas de casa porque podem transportar muitos patógenos, tanto externamente (por ação mecânica devido ao contato com o material infectado), como através das fezes que produzem.

Entre os patógenos potencialmente transmissíveis por moscas, encontramos os responsáveis ​​por

  • salmonelose;
  • tifo;
  • cólera;
  • e vermes intestinais.

Devemos, portanto, adotar truques para não deixá-las entrar ou afastá-las quando já estão presentes. Métodos cruéis para matá-las devem ser evitados. Cuide para prevenir infestação e você não terá problemas.

De qualquer forma, seguem as dicas. Veja a que for mais conveniente para você.

Instalação de redes mosquiteiras

A instalação de redes mosquiteiras protege da infestação de moscas, mosquitos, percevejos e muitos outros insetos.

Um pequeno investimento que se mostra eficiente na luta contra os insetos, principalmente se sua casa for no campo. Conserte-as se estiverem quebradas e costure-as se estiverem furadas.

Alguns centímetros de rede mosquiteira rasgada são realmente suficientes para permitir que as moscas entrem em casa e comecem a pôr os seus ovos. Lembre-se de que a rede mosquiteira é o método mais eficaz para afastar os insetos voadores, incluindo as moscas.

Nunca deixe comida por perto

As moscas são atraídas pelo calor em nossas casas, mas também pela comida. Portanto, deixe as frutas e vegetais na geladeira. É absolutamente proibido deixar restos pela casa porque atraem moscas rapidamente.

É recomendado colocar as sobras de alimentos em recipientes adequados e bem fechados. Descarte rapidamente o lixo e deixe-o em casa o mínimo de tempo possível. A lixeira deve ter tampa e é preciso lavá-la com frequência.

Limpeza máxima

Sim, as moscas são atraídas por comida e calor, mas uma casa limpa certamente ajuda a eliminar o problema. Por isso, limpe tudo todos os dias! Principalmente na área da cozinha. Fazendo isso, resíduos de alimentos e odores são eliminados que tornam o ambiente hospitaleiro para a mosca.

Não deixe depósitos de água estagnados ou garrafas de água vazias em casa, eles são locais ideais para a desova. Por isso é importante retirar o lixo imediatamente. As moscas colocam seus ovos em locais onde as larvas podem começar a se alimentar.

Repelente natural contra moscas

Para uma melhor limpeza da cozinha, faça um repelente natural que pode repelir moscas.

Receita

  1. Em uma jarra de vinagre, coloque algumas folhas de hortelã para macerar por uma semana.
  2. Em seguida, retire as folhas, dilua tudo com um pouco de água e coloque o líquido em um borrifador (as moscas detestam o cheiro de hortelã, mas também outros cheiros, como o de capim-limão, manjericão, lavanda e pimenta-do-reino).

Leia também:

Armadilha da jarra

Uma maneira de pegar moscas é usar uma armadilha. Pode-se fazer em casa procedendo da seguinte maneira:

  1. Pegue um frasco de vidro e enche-o até o meio com vinagre de maçã.
  2. Adicione um pouco de sabonete líquido e o resto de água. Esta mistura, graças à presença do vinagre de maçã, tem um cheiro capaz de atrair as moscas que, ao entrarem em contato com ela, ficam presas.
  3. Verifique a armadilha com frequência e, se necessário, remova as moscas capturadas.

Esse método é meio cruel, melhor usá-lo somente em casos de infestação.

Leia mais:

Água e sabão contra as moscas

Este é um inseticida natural que permite eliminar as moscas de casa sem ter que usar inseticidas químicos. É apenas preciso colocar uma solução de sabão em pó e água em um spray.

Misture bem e espirre na hora que for necessário.

Essência de manjericão e plantas aromáticas

As moscas simplesmente não suportam o cheiro do óleo essencial de manjericão. Use-o a para manter as moscas longe de casa.

Coloque tigelas com o óleo nas laterais das janelas para tentar não deixá-las entrar. Como alternativa, as plantas de manjericão fresco parecem funcionar muito bem também.

Outras plantas ou especiarias aromáticas indesejáveis ​​pelas moscas são o

“Flytrap” ou raquetes elétricas

Um método eficaz mas bastante cruel, melhor usar a rede mosquiteira simplesmente impedindo a entrada das moscas. Use essas raquetas somente em casos de infestação.

Embora seja geralmente muito difícil apanhar uma mosca com as mãos, com uma pá especial torna-se muito mais fácil e é possível apanhar a mosca em pouco tempo.

Hoje, além dos “remos” clássicos, também existem versões elétricas com formato semelhante a uma raquete de tênis, utilizadas tanto para moscas quanto para mosquitos.

Se todos esses remédios não funcionarem e as moscas continuarem voltando para dentro de casa, é provável que haja uma infestação bastante séria.

Neste caso é necessário contatar uma equipe de especialistas que ajudará a eliminar definitivamente as moscas. Infelizmente, pode acontecer que, se o problema for negligenciado, o número de moscas e larvas se torne tão alto que você não consiga resolver o problema sozinho.

Limpe bem sua casa, não deixe restos de comida largados e o lixo aberto.

Fique ligado para a mosca não pousar na sua sopa!

Talvez te interesse também:

Como afastar escorpião com remédios naturais

Como eliminar baratas de uma maneira natural

Não mate! Mosquitinho de banheiro limpa e desentope ralos

Como acabar com infestação de pulga e carrapato em casa

20 plantas que vão te ajudar a repelir os insetos da casa e pragas do jardim 

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *