A primeira jaguatirica-albina do Planeta foi encontrada na Colômbia


Mais uma surpresa maravilhosa foi encontrada na Natureza! Dessa vez, na Colômbia, uma jaguatirica-albina foi identificada no Parque Nacional de Conservação de Medellín.

Com beleza exuberante e pelagem extremamente branca, ela é a única jaguatirica-albina do mundo.

Primeira jaguatirica-albina do planeta

A linda jaguatirica chegou ainda filhote no Parque Nacional de Conservação de Medellín, em novembro de 2021.

Ela foi resgatada por moradores da região de Amalfi, que pensaram ser um gato desnutrido e com poucas chances de sobreviver.

Foi aí, depois de uma série de exames, que os cientistas descobriram que a felina fêmea era cega. Os cientistas acreditam que sua mãe a tenha abandonado para proteger possíveis irmãos filhotes “normais”, já que a cor branca poderia torná-los presas fáceis para vários animais como falcões, águias e até corujas, por exemplo.

De acordo com os cientistas:

“Era improvável que ela sobrevivesse no ambiente natural já que não conseguia se camuflar, caçar e se proteger de predadores.

Mas, apesar de sua cegueira total, ela melhorou suas habilidades motoras e, hoje, reconhece o habitat projetado especialmente para ela”.

Leopardus pardalis

A jaguatirica-albina chegou ao Parque Nacional ainda filhote pesando menos de meio quilo (440 gramas). Mas, só agora, um ano depois, os pesquisadores conseguiram identificar qual era a espécie do felino – Leopardus pardalis -, considerado extremamente raro.

Atualmente, a jaguatirica que atingiu a idade adulta, pesa aproximadamente 13 quilos.

Até então achavam ser um gato-do-mato. Conforme foi crescendo e ganhando peso, novas possibilidades foram levantadas, como a de que seria um gato-mourisco. Através de uma investigação genética, foi comprovado ser uma jaguatirica.

Outro detalhe interessante é que os cuidadores do parque estão estimulando o animal a não perder hábitos selvagens, estimulando algumas atividades que ajudam a fêmea a desenvolver outras habilidades do animal, como a audição.

A jaguatirica, infelizmente, é uma espécie ameaçada de extinção.

Fonte: g1

Talvez te interesse ler também:

Alvin, único tamanduá-bandeira albino do mundo, é avistado no Cerrado brasileiro

Tatu-de-rabo-mole-grande: espécie rara é encontrada no Pantanal

O morcego branco é albino? Qual a diferença entre eles?




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...