Tatu-de-rabo-mole-grande: espécie rara é encontrada no Pantanal


O Pantanal realmente é um bioma surpreendente! E, recentemente, se tornou ainda mais diverso graças à descoberta da ocorrência de uma espécie brasileira para a região: o tatu-de-rabo-mole-grande (Cabassous tatouay).

Apesar da dificuldade de encontrar o animal na natureza, biólogos conseguiram confirmar a presença da espécie através de registros de armadilhas fotográficas.

Tatu-pantaneiro: espécie rara

Cabassous tatouay © Reprodução/ICAS/OEco

Cabassous tatouay © Reprodução/ICAS/OEco

O tatu-de-rabo-mole-grande deve entrar para a lista de mamíferos do Mato Grosso do Sul (MS). O animal é pouco conhecido pela ciência e de raro avistamento.

O estudo foi feito por pesquisadores do Projeto Tatu-Canastra durante o período de 8 anos e publicado na revista científica Edentata.

A pesquisa recomenda a inclusão da espécie na lista de mamíferos do Mato Grosso do Sul e chama atenção para a importância de área de transição para a biodiversidade.

Até a publicação, a espécie era descrita para os biomas Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Pampa.

Gabriel Massocato, biólogo que atua no Projeto Tatu-Canastra e primeiro autor da pesquisa, afirma:

“Esse achado mostra que é muito importante a conexão entre os biomas”.

Cabassous tatouay

Maior das espécie Cabassous, o tatu-de-rabo-mole-grande, acredita-se, passe a maior parte do seu tempo embaixo da terra, por isso, seu avistamento é tão complicado.

Foram percorridos mais de 16 mil quilômetros de áreas de savana e áreas inundadas para o levantamento dos dados.

Os pesquisadores conseguiram 12 registros da espécie, sendo oito no Cerrado e quatro no Pantanal, nas cidades de Miranda (MS) e Aquidauana (MS).

Segundo os cientistas, com base no número de artigos publicados sobre a espécie, é uma das que menos foi estudada.

Isso faz com que figure entre os déficits de informação da espécie e seus padrões de atividade e tendência populacional.

Gabriel ressalta:

“Só existiam dois registros científicos publicados sobre a ocorrência do tatu no Mato Grosso do Sul e ambos indicavam áreas de Cerrado. Alguns pesquisadores citavam a presença da espécie no Pantanal, mas não tinha nenhuma imagem ou observação que comprovasse essa teoria

As imagens são as principais provas da ocorrência do tatu na região. Conseguimos registros da espécie na borda do bioma, em áreas de transição com o Cerrado. Essas áreas são extremamente importantes para a conservação da fauna, justamente porque conectam dois biomas, ou seja, preservando a região nós garantimos a proteção de toda a biodiversidade local”.

Fora do Brasil, o tatu-de-rabo-mole-grande ocorre na Argentina, no Uruguai e no Paraguai.

Para ler a matéria completa e ver algumas fotos dessa criatura magnífica, clique AQUI.

Fontes:

  1. oeco.org.br
  2. g1

Talvez te interesse ler também:

Tuiuiú, Jaribu mycteria, a ave-símbolo do Pantanal!

Alvin, único tamanduá-bandeira albino do mundo, é avistado no Cerrado brasileiro

Quantas árvores são necessárias para recuperar os rios do Pantanal?




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Adriano Alves Dos Santos
    Publicado em 21/01/2023 às 3:48 pm [+]

    Essa espécie de tatú, eu já a conheço desde que eu era criança e morava na roça, no estado do Tocantins. Hoje eu tenho 31 anos, e agora que descobriram isso.


  2. Adriano Alves Dos Santos
    Publicado em 21/01/2023 às 3:50 pm [+]

    Essa espécie de tatú, eu já a conheço desde que eu era criança e morava na roça, no estado do Tocantins. Hoje eu tenho 31 anos, e agora que descobriram isso. Chama se tatú-rabo-de-couro.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...