Pantanal devastado pelas chamas. Animais pedem SOCORRO. Como ajudar


Um dos mais importantes biomas do mundo, santuário de uma extraordinária biodiversidade, está sendo dizimado pelo fogo!

Os mais prejudicados com essa catástrofe são a fauna e flora dos estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

De julho para cá milhares de focos de incêndios consumiram mais de 1 milhão de hectares do Pantanal.  

As causas dessa tragédia 

O que tem contribuído para o fogo perdurar, é uma das maiores secas  que está assolando a região, causando os focos de incêndios que acontecem em diversas áreas desses estados.

O rio Paraguai está com o menor nível em 50 anos e se continuar assim, a situação tende a se agravar. Ainda mais porque os meses de agosto e setembro são os períodos mais secos.

Os fatores causadores de toda essa tragédia são vários: 

  • o aumento do desmatamento – para se ter uma ideia, somente neste ano 11 mil hectares foram desmatados para dar lugar ao crescimento do agronegócio na região.
  • incêndios causados pela ação humana, pois mais de 90% dos incêndios são provocados pelo homem
  • diminuição da fiscalização ambiental, pois apenas 3,5% de toda a região tem unidades de conservação para garantir proteção
  • além de tudo isso, a degradação da Amazônia interfere no que está acontecendo no Pantanal, porque com o crescimento do desmatamento lá, diminuem as chuvas e aumentam as secas. 

Mas é o consumo de carne o grande vilão dessa história como contamos aqui:

Efeitos catastróficos

As consequências desastrosas são inumeráveis, pois muitos animais que vivem no Pantanal, como araras, onças, jacarés, macacos, cobras, antas e tatus, estão morrendo carbonizados por causa dos incêndios ou sendo resgatados com queimaduras, além de ficarem sem alimento e água por perderem seus habitats.

Imagens mostrando a triste situação dos animais

Neste vídeo, COM CENAS FORTES, do canal Razões para Acreditar, mostra a situação dos animais em decorrência do fogo no Pantanal e por que eles precisam tanto de nossa ajuda.

Atenção: não recomendável para pessoas sensíveis 

https://www.youtube.com/watch?v=mGoQhu-_004&feature=emb_logo

Mobilizações para socorrer e ajudar os animais

Muita gente comovida com o drama e o sofrimento dos animais do Pantanal, tem se mobilizado para resgatar e tratar os animais da região e promover ações pela restauração e recuperação desse bioma.

Cada um de nós pode ajudar de alguma forma, por exemplo…

  • divulgando o trabalho dos voluntários
  • sendo voluntário
  • fazendo doações em dinheiro, alimentos ou medicamentos

Lista de entidades que ajudam os animais do Pantanal

Segue uma lista de diversas Ongs e Entidades, as quais cada um de nós pode ajudar de alguma forma.

Comitê do Fogo

Essa entidade, por exemplo, montou um Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres – PAEAS -Pantanal – para receber donativos.

Para ajudar o Comitê do Fogo foi criada uma vaquinha virtual (Voaa), através do Razões para Acreditar, que conseguiu ultrapassar a meta de arrecadação em prol de financiar ações para cuidar dos animais que perderam seu habitat por causa do fogo.

Para fazer parte dessa ação entre AQUI.

Conselho de Medicina Veterinária do Mato Grosso

A ajuda a  essa instituição pode ser através de voluntariado ou por meio da vaquinha virtual, ou ainda doando medicamentos e utensílios veterinários.

Para mais informações, acesse o site do Conselho AQUI.

Ampara Animal 

A Ampara Animal está fazendo uma campanha de arrecadação de produtos e de fundos para tratar dos animais resgatados das queimadas no Pantanal.

Além disso, está recrutando veterinários para formar a equipe de voluntários na região. 

A ajuda para essa campanha é também a vaquinha Voaa.

Fundação Ecotropica

Esta organização está na linha de frente, ajudando os animais abatidos pela falta de água e de alimentos.

Para obter recursos para prestar ajuda à instituição tem uma vaquinha virtual AQUI.

Projeto Bichos do Pantanal  

Por meio da Ação Bicho Vivo, promovida por esta entidade é possível ajudar com doação financeira para a compra de material veterinário, alimentos e equipamentos para o socorro dos animais resgatados, vítimas dos incêndios do Pantanal.

Saiba mais AQUI.

Instituto Gaia 

Este Instituto visa através de uma expedição prestar apoio humanitário as Comunidades Tradicionais Pantaneira, por meio de recurso arrecadado destinado à compra de alimentos, produtos de higiene, máscaras e soro fisiológico.

Mais informações, clique AQUI.

Instituto Acaia

O Acaia Pantanal leva educação e proteção social para a população ribeirinha e também está prestando ajuda por conta dos prejuízos na região.

Para colaborar com essa campanha, clique AQUI.

SOS Pantanal

Ao SOS Pantanal as doações serão destinadas para instituições que estão atuando diretamente no combate aos incêndios no Pantanal. 

O Instituto SOS Pantanal realiza ações a favor da sustentabilidade social, ambiental e econômica da Bacia do Alto Paraguai, onde está inserido o Pantanal e está atuando diretamente no combate aos incêndios.
 
Para ajudá-los nessa missão, clique AQUI.

Instituto Arara Azul

Esta organização está com a campanha de doações financeiras destinadas ao fortalecimento do trabalho pós-fogo, diagnóstico, compra de equipamentos perdidos com os incêndios, preservação dos ninhos das ave, entre outras ações.

Para saber mais, clique AQUI

Ecoa – Ecologia e Ação

Esta instituição dá capacitação, conscientização, atua em relação à preservação do Pantanal e através das doações obtém suporte logístico e equipamentos às brigadas comunitárias voluntárias no combate aos incêndios.

Para cooperar com esse trabalho, clique AQUI.

Comitiva Esperança

Essa entidade precisa de contribuições financeiras para a compra de alimentos e kits de higiene básica para as famílias que estão isoladas no Pantanal, e aquisição de equipamentos de proteção para as brigadas comunitárias. 

A Comitiva está aceitando voluntários que possam colaborar com a Comunicação do Projeto.

Mais informações para colaborar, clique AQUI.

WWF

O WWF-Brasil está recebendo doações por meio de campanha em prol do Pantanal, com o objetivo de desenvolver ações para proteger espécies ameaçadas de extinção e conservar áreas ambientais, como a do Pantanal.

Para ajudar essa Ong clique AQUI.

Autoridades, protejam o Pantanal!

Além de toda essa mobilização é necessário que as autoridades ajam com maior rigor e menos morosidade, pois estes incêndios vêm se prolongando há meses e o que é pior, está aumentando!

Para pressionar as autoridades a tomarem ações efetivas de combate aos incêndios, assine este abaixo-assinado clicando AQUI.

Imagens atualizadas da situação do Pantanal e Amazônia

Veja neste vídeo do canal Uol, publicado ontem para ver o que vem acontecendo com o Pantanal e também acom  Amazônia (CENAS DESOLADORAS):

Omissão e falta de proteção ambiental

Diante desse terrível quadro, não dá para fechar os olhos pois , esta é a maior catástrofe ambiental em décadas no Pantanal!

O número de focos de incêndio na região pantaneira triplicou em comparação com o ano passado.

Cobremos das autoridades e façamos a nossa parte para mudar essa triste realidade!

Talvez te interesse ler também:

5000 pets encontrados mortos em empresa de transporte. Um comércio que muita gente sustenta

Lobo-guará: ameaçado de extinção, agora é a vez de preservar a espécie

Pare de odiar as pombas! Especialistas advertem para que deixemos de tratá-las como pragas




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...