Tapetes de cabelos para absorver derramamentos de petróleo: a ideia de um cabeleireiro aprovada pela NASA


Este tapete capaz de absorver petróleo foi costurado com cabelos doados de todo o mundo para recuperar vazamentos acidentais de petróleo das estradas e dos oceanos. E foi um cabeleireiro americano, Phillip McCrory, quem apresentou a ideia brilhante à NASA depois de ver as imagens dramáticas na TV do acidente do petroleiro Exxon Valdez, ao largo do Alasca, em 24 de março de 1989.

©Divulgação

©Divulgação

“Vi uma lontra com a pelagem coberta de petróleo. Pensei: se a pelagem de um animal pode prender e reter o petróleo derramado, por que os cabelos humanos não podem?”

Como sabemos, os cabelos conseguem reter oleosidade, pólen e outras substâncias poluentes, por isso, muitas vezes, depois de um dia no meio da poluição urbana, os cabelos ficam oleosos e pesados. Assim, Phillip decidiu submeter o primeiro protótipo de tapete de cabelo à NASA, acumulando-os dentro de um par de meias-calças antigas de sua esposa.  Como ele havia previsto, os cabelos absorveram todo o óleo de motor usado, que ele derramou em uma bacia em seu experimento caseiro.

Hoje, a organização americana Matter of Trust, juntamente com Phillip, cuida da fabricação dos tapetes, coletando cabelos doados por pessoas e cabeleireiros de 17 diferentes estados americanos.

Eles são inspecionados para remover sujeira ou grampos esquecidos e, em seguida, são separados por comprimento. Para criar o tapete, várias camadas de cabelo são colocadas umas sobre as outras e depois costuradas juntas.

Assista ao processo, no vídeo abaixo:

Normalmente, tapetes absorventes de polipropileno, ou seja, plástico não biodegradável que tem o próprio petróleo como principal ingrediente, são usados para coletar derramamentos de petróleo. Os cabelos, por outro lado, são uma fonte renovável e sustentável que poderia ser mais explorada.

De acordo com a organização, 500 gramas de cabelos podem absorver quase 6 litros de petróleo, enquanto apenas 1 litro de petróleo bruto pode contaminar 3 milhões de litros de água potável. Além disso, os cabelos, ao contrário de outros materiais usados para absorver derramamentos de petróleo, não absorvem a substância oleosa, mas a mantêm na superfície, permitindo a recuperação do petróleo derramado.

Ao longo dos anos, a Matter of Trust e Phillip fabricaram mais de 40.000 tapetes de cabelo, comprados principalmente por departamentos governamentais, como a Força Aérea dos Estados Unidos, que os usou em diversos desastres ambientais, como o derramamento do petroleiro Deepwater Horizon em 2010, que liberou cerca de 500 milhões de litros de petróleo nas águas do Golfo do México em quase 100 dias.

Atualmente, os tapetes de cabelo não são reutilizáveis e, após o uso, podem ser incinerados para produzir energia ou transformados em composto, graças à ação de fungos e bactérias. Como essa ideia não está protegida por patente, outros grupos também começaram a fabricar seus próprios tapetes.

“Qualquer um pode criar um tapete de cabelo, e estou feliz que o movimento esteja crescendo”, comenta Lisa Gautier, fundadora da Matter of Trust.

Isso porque a ideia cria empregos ecológicos, limpa a água, reduz o desperdício em aterros sanitários e promove recursos renováveis.

Saiba mais sobre a incrível utilidade dos cabelos:

Fontes:

  1. Ohga!
  2. Matter of Trust

Talvez te interesse ler também:

O que significa sonhar com cabelo?

Cabelo Ralo e fino: como engrossar e fortalecer os fios

Pode colocar cabelo na compostagem? E pelos de animais?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...