Empresa transforma cabelo em composto para enriquecer o solo


O cabelo humano pode ser reciclado e virar composto orgânico para nutrir o solo ou para reter derramamento de óleo. A ideia vem de Jackie Yong, uma cabeleireira que, não sabendo o que fazer com a quantidade de cabelo que sobrava de seu salão, pensou em um alternativa interessante para resolver esse problema ambiental.

Sim, cabelo é um problema ambiental sério. Nós falamos aqui sobre isso -> Não jogue cabelo na privada nunca. Veja por quê

A ideia que nasceu 15 anos atrás, teve apoio de um biólogo de solos e assim nasceu a empresa Soilz Alive, que transforma cabelo humano em produtos que melhoram a qualidade do solo.

Programa de reciclagem de cabelo

A Soilz Alive atua em parceria com a Sustainable Salons, que coleta resíduos de cabelo de salões de beleza em toda a Austrália e Nova Zelândia e os entrega à empresa, evitando que vão parar nos aterros.

Estima-se que esse empreendimento arrecade 20% de todos os cortes de cabelo nos salões australianos e que cerca de 400.000 quilos de cabelo sejam enviados para aterros sanitários na Austrália a cada ano.

O co-fundador da empresa Sustainable Salons, Paul Frasca, diz que mais de 12.000 salões estão no programa de coleta.

Processamento de cabelo

Após a coleta, os cabelos passam por um processamento para permitir que se decomponham no solo e libere seus nutrientes. Sem processamento, o cabelo levaria milhares de anos para se decompor no solo.

O cabelo coletado passa por uma máquina especial para ser triturado, o que ajuda a liberar seus nutrientes. De acordo esse estudo, o cabelo humano possui diversos nutrientes úteis para o solo.

Finalidade ecológica do cabelo

Além de composto orgânico, o cabelo pode servir como barreira para derramamentos de óleo, porque tem a propriedade de retê-lo.

O cabelo é composto, em grande parte, de queratina, uma proteína resistente e um componente chave em unhas e pele. A queratina é uma substância difícil de decompor, o que permite ao cabelo desempenhar um papel na retenção da umidade e nutrientes no solo.

O cabelo humano é uma fonte abundante e renovável que pode ser bem aproveitada. Por isso, é  uma alternativa sustentável, ecológica e de baixo custo para a melhoria da saúde do solo.

Saiba mais: 

De fato, uma ideia genial!

Fontes:

Para mais conteúdos sobre reciclagem, veja:

Faça você mesmo sapateira: 10 soluções com reciclagem criativa

Brasil, campeão de reciclagem de latinha (a boa e a má notícia)

Governo lança o CCR: Certificado de crédito para estimular a reciclagem

Reciclagem rentável: Troque lixo reciclável por dinheiro via PIX

Reciclagem de tecido existe: Conheça iniciativas e veja como participar




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...