Reciclagem rentável: troque lixo reciclável por dinheiro via PIX


Vamos reciclar e ganhar dinheiro? O projeto Estação Preço da Fábrica, criado no município de Carapicuíba/SP em novembro de 2021, já coletou e enviou para reciclagem mais de 320 toneladas de vidro e colaborou com a renda de mais de 900 famílias da região.

Uma nova unidade de recebimento de recicláveis foi inaugurada na cidade de Embu das Artes. Além do vidro, eles também passaram a comprar papelão e papel branco.

Conheça a iniciativa:

Reciclagem rentável

O projeto desenvolvido pela startup Green Mining, visa lidar com a reciclagem de uma forma revolucionária.

Como?

Foi inaugurado nesta quarta-feira, 19, na cidade de Embu das Artes, na sede da IBEMA, um container com a iniciativa inclusiva que paga o valor real do material direto da fábrica.

Os resíduos de vidro, papelão, papel branco e papel cartão entregues na Estação, serão comprados e destinados de maneira ambientalmente correta.

Levando os materiais até a Estação, há contribuições para o meio ambiente e para a sociedade com uma fonte de renda para quem recicla.

Todos os materiais de papelão ou papel branco serão reciclados para a produção de papel cartão Ritagli, produto da Ibema que entrega uma embalagem com conteúdo pós-consumo rastreado por meio da tecnologia blockchain.

Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining, conta:

“Para nós, ver em expansão o primeiro projeto de reciclagem inclusiva do país, que possibilita uma geração de renda para qualquer pessoa, é uma honra e motivo de grande orgulho. Estamos democratizando o acesso ao valor real do material, principalmente para aqueles que dependem da venda dos recicláveis para o seu sustento”.

O conteiner, feito de material reciclado, funciona de segunda a sexta-feira, das 8 h às 17 h e, aos sábados, das 8 h às 12 h.

O projeto, revoluciona a forma de lidar com a reciclagem ao propor valores 3 vezes maiores do que os praticados atualmente, 300% a mais de renda para quem vive da reciclagem.

Como participar

Para receber pelos resíduos coletados é necessário:

  1. baixar o aplicativo gratuito da Green Mining, disponível nas plataformas da App Store e Google Play;
  2. preencher um breve cadastro e indicar o material que está sendo entregue em um dos pontos de coleta, onde tudo será pesado e classificado;
  3. um recibo é gerado e os valores são contabilizados no aplicativo no celular da pessoa. Com o saldo acima de 10 reais, toda sexta-feira é possível sacar o valor diretamente para sua conta bancária (via PIX).

O projeto conta com a parceria e colaboração da Prefeitura de Embu das Artes, o CONISUD (Consórcio intermunicipal do sudeste de São Paulo) e a Associação comercial de Embu das Artes.

Fontes:

  1. green mining
  2. promoview.com.br
  3. jornalnanet.com.br

Talvez te interesse ler também:

Natal sustentável: como reduzir o impacto das festas

Usar latinha de alumínio como cinzeiro prejudica o trabalho dos catadores. Entenda

Governo lança o CCR: certificado de crédito para estimular a reciclagem




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...