Plástico encontrado nas artérias aumenta risco de ataque cardíaco, AVC e morte


Mais uma descoberta preocupante: Cientistas da Universidade da Campânia Luigi Vanvitelli, em Nápoles, na Itália, descobriram microplásticos e nanoplásticos em placas de gordura (ateromas) nas artérias de pacientes com aterosclerose, uma doença que endurece e estreita as artérias.

Microplásticos

Microplásticos

Risco aumentado

A presença de plástico nas artérias foi associada a um aumento significativo no risco de sofrer infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e morte prematura. Os pacientes com placas de gordura contaminadas por plástico apresentaram um risco 4,53 vezes maior de ter esses eventos do que aqueles sem plástico nas artérias.

Detalhes do estudo

  • Participantes: Mais de 300 pacientes foram submetidos à endarterectomia carotídea, um procedimento para remover placa de gordura da artéria carótida.
  • Análise: As placas de gordura removidas dos pacientes foram analisadas para detectar a presença de plástico.
  • Resultados: Fragmentos de plástico com bordas irregulares de vários tamanhos (microplásticos e nanoplásticos) foram encontrados dentro das placas de gordura e em células do sistema imunológico.
  • Tipos de plástico encontrados: Polietileno (PE) foi detectado em 60% dos pacientes e cloreto de polivinila (PVC) em 10%.
  • Acompanhamento: Os pacientes foram acompanhados por uma média de 33,7 meses para monitorar a ocorrência de eventos cardiovasculares e mortes.

Preocupação

A descoberta é um sinal de alerta sobre o impacto da poluição por plástico na saúde humana.
Estudos pré-clínicos já haviam encontrado associações entre microplásticos/nanoplásticos e doenças cardiovasculares. Mais pesquisas são necessárias para entender como o plástico se acumula nas artérias e como contribui para doenças cardiovasculares.

Impacto

A poluição por plástico é considerada uma emergência global. Este estudo reforça a necessidade de reduzir a produção e o uso de plástico.

O que você pode fazer

  • Reduza o uso de plástico: Evite produtos descartáveis ​​de plástico, como sacolas, canudos, talheres, pratos e garrafas.
  • Escolha alternativas: Opte por produtos feitos de materiais reutilizáveis.
  • Recicle e Reutilize: Recicle e reutilize o plástico sempre que possível.
  • Compartilhe a informação: Informe seus amigos e familiares sobre os riscos da poluição por plástico.

Para mais informações

O estudo: Microplastics and Nanoplastics in Atheromas and Cardiovascular Events foi publicado na revista científica The New England Journal of Medicine.

Lembre-se: A poluição por plástico é um problema sério que afeta a todos nós. Ao tomar medidas para reduzir o uso de plástico, podemos proteger nossa saúde e o meio ambiente.

O plástico já foi encontrado em várias partes do corpo, pois estamos comendo, bebendo e respirando plástico. Saiba mais nos links abaixo.

Para se aprofundar:

Estudo Revela Presença de Microplástico em Placentas e Artérias Humanas: Alerta de Saúde Global

Microplástico encontrado também no tecido do coração humano

Microplásticos podem grudar nas vias aéreas superiores, diz estudo

Microplástico até nas nuvens! A descoberta vem do Japão

Microplásticos podem invadir o cérebro em apenas 2 horas

Microplástico: comemos 1 cartão de crédito por semana. Conheça os riscos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...