Microplástico até nas nuvens! A descoberta vem do Japão


Do lugar mais profundo ao ponto mais alto da Terra, a praga do microplástico está por todo lugar. Agora eles foram identificados nas nuvens que pairam sobre o Monte Fuji e o Monte Oyama, no Japão, de acordo com uma nova pesquisa.

Essa descoberta levanta preocupações sobre como a poluição por plástico pode se disseminar por longas distâncias, afetando colheitas e recursos hídricos através do que está sendo chamado de “chuvas de plástico”.

A concentração de plástico nas amostras foi tão alta que acredita-se que esteja contribuindo para a formação de nuvens e emitindo gases de efeito estufa simultaneamente. Os pesquisadores alertam que, se não forem tomadas medidas proativas para abordar a “poluição atmosférica por plásticos”, isso poderia levar a sérios riscos ambientais e mudanças climáticas irreversíveis no futuro.

Este estudo é considerado o primeiro a confirmar a presença de microplásticos nas nuvens.

Os microplásticos, partículas de plástico menores que cinco milímetros, são liberados da degradação de plásticos maiores, mas também são adicionados intencionalmente a produtos e descartados em efluentes industriais. Eles têm sido encontrados em muitas partes do mundo e têm sérias implicações para a saúde humana e ambiental.

Além dos potenciais problemas à saúde do homem, a presença de microplásticos nas nuvens pode afetar o clima, pois esses materiais se degradam mais rapidamente na alta atmosfera, emitindo gases de efeito estufa.

A pesquisa destaca como os microplásticos são altamente móveis, viajando pelo ar e pelo ambiente, com fontes potenciais incluindo espuma marinha liberada pelas ondas do oceano e poeira levantada pelos carros nas estradas.

O estudo Airborne hydrophilic microplastics in cloud water at high altitudes and their role in cloud formation foi publicado na revista Environmental Chemistry Letters.

Talvez te interesse ler também:

Microplástico: comemos 1 cartão de crédito por semana. Conheça os riscos

Peixes estão comendo microplástico não é de hoje (é desde 1950 e cada vez mais)

A maioria dos plásticos simplesmente não pode ser reciclada

Tem mais plástico nos solos que nos oceanos: situação desastrosa!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...