Peixes estão comendo microplástico não é de hoje (é desde 1950 e cada vez mais)


Um estudo realizado com peixes do museu Field, em Chicago, mostrou que eles vêm comendo plástico desde a década de 1950, e a quantidade só aumentou desde então.

O estudo, idealizado pela Loyola University Chicago junto com o Field Museum, examinou o acúmulo de microplásticos em peixes de água doce.

O museu possui registros desde 1900 e eles pegaram quatro espécies para estudo, dos quais cinco espécimes foram selecionados, um de cada década.

Para examiná-los, foi necessário utilizar água oxigenada nas vísceras para quebrar a matéria orgânica e deixar apenas o plástico.

Com isso, os pesquisadores descobriram que a quantidade de microplásticos presentes nas vísceras dos peixes aumentou drasticamente com o passar dos anos. Quando a manufatura de plástico foi industrializada, na década de 1950, as concentrações de plástico dispararam, mas antes disso não haviam partículas de plástico nos peixes.

Segundo os pesquisadores, os microplásticos são derivados de plásticos maiores, principalmente de roupas e tecidos, que se fragmentam com o passar do tempo. Eles descrevem a situação como alarmante, mostrando que a educação e as políticas públicas são necessárias para mudarmos nossa relação com o plástico.

O papel dos museus é de suma importância para que esse tipo de estudo aconteça, pois graças a eles, podemos saber o que aconteceu há anos e é possível traçar uma perspectiva para o futuro.

Esse artigo científico mostra como foi importante manter os peixes por todos esses anos no museu, permitindo comparar com as décadas seguintes e concluir que os peixes estão comendo microplásticos e não é de hoje.

Cabe a nós mudar nossa relação com o plástico para que o futuro seja diferente.

Talvez te interesse ler também:

Depois dessa, salmão nunca mais. Por que você não deve comer esse peixe

Pequeninos indefesos: os peixes de água doce mais ameaçados do Brasil

Como saber se os produtos que você usa foram testados em animais




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 7 comentários

  1. waterco tech support
    Publicado em 19/07/2021 às 2:31 pm [+]

    I conceive this site has some very fantastic information for everyone. “The fewer the words, the better the prayer.” by Martin Luther.


  2. elementor tutorial
    Publicado em 23/07/2021 às 3:01 am [+]

    Very interesting topic, thank you for putting up.


  3. desenvolvimento rastreador
    Publicado em 24/07/2021 às 6:49 am [+]

    incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂


  4. PGSLOT AUTO
    Publicado em 26/07/2021 às 3:13 am [+]

    Hello there! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be ok. I’m absolutely enjoying your blog and look forward to new posts.


  5. Istanbul Beylikduzu Property
    Publicado em 02/08/2021 às 2:44 pm [+]

    You are my inhalation, I have few blogs and occasionally run out from to post .


  6. o que fazer em bangkok
    Publicado em 15/08/2021 às 2:11 pm [+]

    demais este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂


  7. Assistir online
    Publicado em 10/11/2021 às 8:35 am [+]

    incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...