Julho sem Plástico: por que fazer parte do movimento?


Todos os anos, mais de 12 milhões de toneladas de lixos plásticos são despejados nos oceanos, de forma que a importância do movimento Julho sem Plástico já fica evidente.

O movimento começou em 2011 quando a equipe do Earth Carers Waste Education, junto com a ativista ambiental Rebecca Prince-Rui, na Austrália, criou a campanha Plastic Free July.

Segundo dados de 2018 da fundação, mais de 120 milhões de pessoas em 177 países estavam engajadas com a campanha, o que ajudou a diminuir a produção de lixo e evitou 490 milhões de quilos de resíduos plásticos.

A ideia principal era diminuir o uso de plástico nas rotinas diárias durante o mês de Julho.

Hoje, o movimento já disponibiliza diversas informações sobre o descarte de diferentes tipos de resíduos, sejam eles recicláveis ou orgânicos.

Para ter uma noção, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo do mundo (perdendo apenas para os Estados Unidos, China e Índia).

Além disso, nosso país recicla apenas 3 % de todo esse lixo produzido.

Movimento Julho sem Plástico

DADOS ALARMANTES

  • Dados da WWF Brasil apontam que, somente em 2019, foram geradas 11,3 milhões de toneladas de plástico. Dessas, apenas 145 mil, ou seja, 1,3 % são recicladas em território nacional;
  • Estudos feito pelo Atlas do Plástico sobre a quantidade de lixo em 170 praias brasileiras mostram que 54 % delas está poluída ou extremamente poluída. E ainda de acordo com a pesquisa, o Brasil ocupa a 16ª posição no ranking dos maiores poluidores do oceano por plástico;
  • Cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico por semana;
  • O Brasil produz 11.355.220 milhões de toneladas de lixo plástico por ano;
  • 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular;
  • 7,7 milhões de toneladas ficam em aterros sanitários;
  • Dentre os maiores produtores de lixo plástico, nosso país é o que menos recicla;
  • Quase metade de todo o plástico produzido até hoje no mundo foi fabricado a partir do ano 2000;
  • Mais de 18 bilhões de quilos de plástico descartado em regiões costeiras vai parar nos oceanos todos os anos.

Temos urgentemente que mudar esse cenário!

Por que fazer parte do movimento?

Um dos principais motivos para aderir ao Movimento Julho sem Plástico é os danos causados por esse material ao ecossistema marinho, uma vez que os oceanos estão entre os principais destinos desse tipo de lixo, comprometendo a vida marinha e causando sofrimento aos animais.

Além disso, todo o meio ambiente é prejudicado pela produção desproporcional e descarte indevido do plástico que é usado, principalmente, em embalagens.

Mas, o meio ambiente e a fauna marinha não são os únicos prejudicados pelo uso demasiado de plástico.

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) detectou nove tipos de microplásticos em pulmões humanos, sendo que os fragmentos estavam presentes em 13 dos 20 voluntários participantes da pesquisa.

Estima-se que os humenos consomem entre 39 e 52 mil partículas de microplástico anualmente.

O que fazer para reduzir o consumo de plástico?

Confira 6 alternativas para reduzir o uso de plásticos no dia a dia:

  1. Prefira embalagens de papel, vidro e papelão. Além de mais resistentes, esses materiais são duráveis e recicláveis;
  2. Carregue uma garrafinha de água. Assim, você evita o descarte de garrafas pet ao longo do dia, e ainda economiza!
  3. Compre mais alimentos a granel e menos produtos embalados. Ao comprar a granel você pode levar de casa saquinhos de tecido e potes reutilizáveis, e evita as embalagens fracionadas dos produtos embalados do supermercado;
  4. Utilize uma ecobag quando for às compras. Alguns estabelecimentos já até cobram pelo uso de sacolas plásticas para evitar que o consumidor as use;
  5. Carregue um canudo de metal. Ainda hoje, é comum que os estabelecimentos ofereçam os canudos de plástico, ou ainda os de papeis, que apesar de menos prejudiciais ao meio ambiente, ainda são descartáveis. Com o simples ato de carregar um canudinho de metal, você ajuda a salvar milhares de tartarugas! (Se for possível, que tal carregar talheres reutilizáveis na sua bolsa também? Todos os bens duráveis são preferíveis aos descartáveis).
  6. Cuidado com os microplásticos: opte sempre por cosméticos livres de plástico em sua composição. Além dos sintéticos fazerem mal, eles vão parar diretamente nos oceanos e afetam a vida marinha. Por sinal, estima-se que até 2050 terá mais plásticos do que peixes nos oceanos. Então usar produtos livres de parabenos (plásticos) pode ser um bom primeiro passo para você ajudar a reverter esse quadro.

 

Compartilhe nas suas redes sociais #PlasticFreeJuly e #julhosemplástico.

Talvez te interesse ler também:

Tem mais plástico nos solos que nos oceanos: situação desastrosa!

Tartarugas-marinhas em risco: nascem mais fêmeas que machos por causa do plástico

Peixes estão comendo microplástico não é de hoje (é desde 1950 e cada vez mais)

Nanoplástico tóxico encontrado pela 1ª vez em ambos os pólos da Terra

 

 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...