Movimento Global pela Proibição da Soltura de Balões a Hélio


Usual em festas de casamentos, chás de revelação, etc, o lançamento de balões de hélio ao céu é uma tradição colorida e encantadora, muitas vezes associada a celebrações e momentos alegres. No entanto, por trás da aparência inofensiva desses balões, existe uma ameaça significativa ao meio ambiente. Este artigo explora por que algumas cidades proibiram a soltura de balões a hélio e por que essa medida deveria ser adotada globalmente.

Os Impactos Ambientais dos Balões de Hélio

Os balões são geralmente feitos de plástico, que, uma vez lançado, não pode ser descartado adequadamente. Isso leva a sérios problemas de poluição e pode causar danos graves à vida selvagem, principalmente aos animais marinhos. Muitas vezes, os balões soltos acabam nos oceanos, onde podem ser ingeridos por tartarugas, aves marinhas e focas, resultando em danos e mortes. Em um estudo da Universidade de Wales Swansea, os balões gastos representam 80% dos resíduos encontrados nos estômagos de tartarugas marinhas. Esses resíduos são mais perigosos do que até mesmo as garrafas PET.

Saiba mais: 

O Exemplo Italiano

Na Itália, lançar balões ao céu é, por si só, legal, uma vez que não existe uma lei nacional que proíba expressamente essa prática. No entanto, vários municípios e regiões emitiram regulamentos locais proibindo o lançamento de balões. Essas proibições são frequentemente resultado de campanhas de conscientização e esforços de organizações não governamentais, como a Marevivo e a Plastic Free.

Um exemplo notável é a cidade de Olbia, onde o prefeito Settimo Nizzi emitiu uma portaria proibindo o lançamento de balões em eventos públicos, festas e até mesmo eventos privados. Essa proibição é baseada na preocupação com a poluição e o impacto negativo dos balões no meio ambiente. Um outro exemplo é a cidade de Monza, que proibiu recentemente a prática para evitar a dispersão de plásticos no meio ambiente. As penalidades para violar essas proibições podem incluir multas administrativas significativas.

Diretiva da União Europeia e Normas Mais Rígidas

A União Europeia também está tomando medidas para reduzir o consumo de plástico descartável, incluindo balões. Embora a diretiva que entrou em vigor em julho de 2021 não proíba explicitamente os balões, exige rótulos informativos nos balões sobre métodos adequados de eliminação e possíveis impactos no ecossistema.

Um Movimento Global

A proibição da soltura de balões não está limitada à Itália. Vários países, incluindo Canadá, Austrália e Estados Unidos, também proíbem ou regulamentam estritamente a soltura de balões e confetes. E, cada vez mais, as cidades e regiões ao redor do mundo estão aderindo a essa proibição.

O Compromisso com a Proteção do Meio Ambiente

Essas proibições refletem um compromisso crescente com a proteção do meio ambiente e da vida selvagem, bem como com a saúde humana. Os fragmentos de balões abandonados frequentemente poluem o meio ambiente e representam uma ameaça às espécies animais, além de representarem riscos para as pessoas.

Conscientização e Apelo à Ação Global

O exemplo de alguns países de proibir a soltura de balões a hélio demonstra a importância de considerar o impacto ambiental de nossas ações. Lançar balões, apesar de seu aspecto festivo, causa danos reais ao meio ambiente e à vida selvagem. Como cidadãos do mundo, devemos seguir esse exemplo e apoiar a proibição global da soltura de balões a hélio, contribuindo assim para a proteção de nosso planeta e sua vida selvagem.

Conscientizar as pessoas sobre os impactos dessa prática é fundamental para que todos contribuam para um mundo mais sustentável. Juntos, podemos encontrar alternativas mais sustentáveis para celebrar momentos especiais e preservar nosso ambiente para as gerações futuras.

Fontes:

  1. IlGiorno
  2. Money.it

Talvez te interesse ler também:

Soltar balões para comemorar o Ano Novo é a pior coisa que você pode fazer

Faça você mesmo confete ecológico, sustentável a custo zero

Como fazer glitter e purpurina sustentáveis e ecológicos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...