Carnaval sem plástico em Veneza: proibido confete e serpentina


Veneza quer se tornar uma cidade plastic free. E para fazer valer o seu propósito, o prefeito Luigi Brugnaro acaba de assinar uma Portaria prevendo a proibição de jogar confete e serpentina feitos de plástico durante esse Carnaval.

Além do Carnaval do Brasil, no mundo, o Carnaval de Veneza é um dos mais famosos. Milhares de turistas todos os anos vão à pequena capital de Veneto, uma cidade especialmente frágil dada a sua conformação geográfica lagunar única.

© Comune di Venezia

© Comune di Venezia

Sim aos festões, mas não aos plásticos:

“O meu convite é ler atentamente o rótulo para verificar a sua produção, mas também quem vende, deve respeitar as políticas da comunidade local. A Portaria diz respeito aos espaços públicos, mas o comportamento responsável também deve dizer respeito à esfera privada – declara o vereador do meio ambiente Massimiliano De Martin em um comunicado – Até mesmo nas pequenas escolhas cotidianas é possível ter uma cidade mais bonita, mas acima de tudo, mais ambientalmente protegida . Queremos um Carnaval verde”.

Confetes e serpentinas geralmente são feitos de papel, mas existem os feitos de plástico metalizado. Quem transgredir a regra será multado de 25 a 500 euros.

Conforme consta na Portaria, a dispersão de confetes de plástico em locais públicos é nociva para o ambiente, mas também para os bolsos do Município: “(…) beiras de calçadas, bueiros, logradouros públicos, bem como entupimento das tampas de bueiros em caso de chuva, com consequente poluição ambiental, em especial dos canais da cidade, com consequentes encargos para a administração municipal, além dos danos à imagem da cidade”.

Veneza é uma das cidades que se teme desaparecer à causa da mudança climática:

Muitas coisas podem ser feitas por um Carnaval sustentável, mais respeitoso com o meio ambiente. Por exemplo? Reciclando fantasias, não usando penas e plumas, boicotando também o glitter, a purpurina e os paetês. Todos feitos de plástico.

Veja mais informações relacionadas ao Carnaval em:

Birdwatching: em vez de samba, que tal ouvir os pássaros cantarem no Carnaval?

Carnaval: menos luxo e ostentação com zero sofrimento animal

Fantasia de Carnaval: Improvise o look com o que tiver em casa

Máscara de Carnaval: Faça você mesmo reciclando materiais

Cachoeiras de Macacu: O 1° Carnaval Sustentável do Rio de Janeiro

Carnaval Sustentável: 10 destinos para curtir com a Mãe Natureza




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...