Carnaval Sustentável: 10 destinos para curtir com a Mãe Natureza


O Carnaval está batendo na porta e a escolha de quais bloquinhos ir é muito importante.

Ahh, quem dera se tivesse um carnaval sustentável…

Fique de olho para não entrar no bloco errado.

O que é Carnaval sustentável?

Sustentável pode ser tudo como pode ser nada.

Pode ser samba acústico ou bloco de rua sem gastar energia com amplificadores; pode ser fantasia lixo zero, sem plástico (paetê e purpurina), fantasia cruelty free, sem plumas e pena de aves, reutilizada ou reciclada.

Para alguns, a cultura carnavalesca é festa e oba oba o tempo todo. Muitos foliões esquecem o senso e viram grandes consumidores irresponsáveis. Produzem lixo, exageram no consumo de álcool e deixam a cidades sujas: além da poluição sonora e das ruas parecendo um lixo a céu aberto, ninguém suporta o cheiro das calçadas.

Deu vontade de fugir do Carnaval tradicional?

Veja alguns destinos que são sustentáveis e onde passar o carnaval longe do lixo, da poluição sonora, visual e atmosférica.

Pra aonde ir?

Trancoso (BA)

Conhecido pela rusticidade, praias de areia branca e mar de águas quentes, Trancoso, no sul da Bahia, é um dos destinos mais procurados para passar o Carnaval.

Geralmente, os dias de Carnaval neste paraíso baiano têm uma programação mais intimista e sem muito agito.

Chapada dos Veadeiros (GO)

A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, impressiona os turistas com seus chapadões, cachoeiras, desfiladeiros e formações de cristais de quartzo.

O local faz parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, e fica a 400 km de Goiânia e a 230 km de Brasília.

A chapada oferece um Carnaval sustentável, no meio do mato e das rochas. Do silêncio ao sonoro, do místico ao tradicional, com muitos visitantes de todo o mundo.

Há inclusive lugares que oferecem experiências holísticas, para o turista se reenergizar e aprender sobre sustentabilidade, com atividades como meditação, terapia do sonho, yoga, palestras, entre outras práticas.

Não é à toa que os turistas que visitam a Chapada dos Veadeiros acreditam que estão em outro planeta. O Vale da Lua encanta com suas formações rochosas peculiares ao longo do leito do rio, com fendas e corredeiras que somem em meio às pedras, e o Jardim de Maytrea lembra um cenário pré-histórico, com sua flora característica.

Alter do Chão (PA)

Para pôr em prática a sustentabilidade no Carnaval, existem muitas opções de ecoturismo em Alter do Chão.

Também é possível pegar um barco para curtir o pôr do sol e apresentações de carimbó (dança típica do Pará) e muito do que os nativos chamam de ‘encantaria’.

Além das praias de águas doces dos rios Tapajós e Arapiuns, o lugar é um portal para se conhecer a Floresta Amazônica em todo seu esplendor.

Guaramiranga (CE)

Em pleno período do carnaval, um local chama a atenção.

A cidade serrana de Guaramiranga, no Ceará, respira Jazz e Blues nesse período. Turistas se encantam com as belezas e cachoeiras do lugar, além disso, é possível desfrutar de um friozinho: a serra pode chegar aos 16 graus nessa época do ano. Já dá pra usar um casaquinho, né?

Em 2023, após 2 anos de pausa por conta da pandemia da covid-19, o festival está de volta e acontece de 18 a 21 de fevereiro. O homenageado do ano é o músico e compositor cearense Ednardo.

Lumiar e São Pedro da Serra (RJ)

A Região Serrana do Rio de Janeiro é uma boa pedida pra quem quer um carnaval tranquilo no meio da natureza.

A cinco quilômetros de Lumiar fica a vila de São Pedro da Serra, que segue as mesmas características da vizinha: rusticidade cercada de verde e muitas opções de atividades em meio à mata Atlântica.

Essas duas cidades incríveis pertencem ao município de Nova Friburgo. Em Lumiar, é possível mergulhar no Encontro dos Rios, lugar bucólico e único.

Leia também:

Vale do Gamarra (MG)

O Vale do Gamarra, santuário natural está situado na Serra da Mantiqueira, na zona rural da cidade de Baependi, ao sul de Minas Gerais.

O Espaço Lua Branca e Ecovila Gamarra estão no entrono do Parque Estadual da Serra do Pagagaio, em uma região que abriga um importante remanescente da Mata Alântica.

O vilarejo mais próximo da ecovila Gamarra é Piracicaba, uma comunidade de cerca de 500 pessoas.

Este ano, você pode participar do Retiro de Carnaval: o Espaço Lua Branca e a Ecovila Gamarra trazem o 5ª Baile na Montanha, um retiro de autoconhecimento, encontros, partilha sensível e celebração, para aqueles que desejam se conectar com estados profundos da alma através das terapias corporais, da música, da conexão com a natureza e da espiritualidade intrínseca à cada ser.

Vale do Matutu (MG)

Matutu, na língua indígena dos antigos habitantes, significa Cabeceira Sagrada. Considerado um dos locais mais belos de Minas Gerais, o Matutu conserva muito da sua biodiversidade e recursos naturais intactos, graças também ao cuidado da comunidade local.

Repleto de mirantes e cachoeiras, é um vale esplêndido, esculpido nas encostas da Serra do Papagaio, que por sua vez faz parte da cadeia de montanhas da Serra da Mantiqueira.

Está localizado no município de Aiuruoca e é considerado pela UNESCO como Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Este ano você pode participar da quarta edição do Carnaval de Paz & Yoga. Um lugar cheio de paz e magia que é o Vale do Matutu, para dias de paz, silêncio, conexão consigo próprio e com a Natureza no Espaço Patrimônio do Matutu.

Yoga e meditação com vista para as montanhas, caminhadas e trilhas pelas florestas, banhos de cachoeira, jantares à luz de velas e um período para reflexão e descanso de corpo, mente e espírito.

Barra de Mamanguape (PB)

Barra de Mamanguape é um desses lugares onde o tempo não tem pressa. Uma vila de pescadores localizada no litoral da Paraíba, onde as ruas não são calçadas, todos se conhecem e o mar e o rio estão a 5 minutos de distância.

Por conta de sua rica biodiversidade o local é uma Área de Proteção Ambiental – APA da Barra do rio Mamanguape, que detém uma incidência altíssima de peixes boi marinho e por isso possui o Projeto “Peixe Boi Marinho” de proteção do mamífero aquático.

Um lugar perfeito para quem gosta de acampar embaixo de um cajueiro e tomar um banho de lua.

Imagina um Carnaval sossegado assim?

Serra gaúcha

Para quem quer fugir total do convencional, que tal conhecer a Serra Gaúcha, degustar vinhos, passear de Maria Fumaça e caminhar nas alturas, fazer trilhas?

Confira as 4 atividades obrigatórias na Serra Gaúcha e decida-se. Um mix de aventura com descanso espera pode ser a boa desse Carnaval.

São Miguel do Gostoso (RN)

Agora pense em um lugar com praias paradisíacas… O Rio Grande do Norte está cheio delas.

São Miguel do Gosto é um tranquilo vilarejo de pescadores e que aos poucos foi sendo descoberto pelos praticantes de esportes náuticos, devido aos fortes ventos da região. No mapa, Gostoso fica bem aonde o vento faz a curva, na esquina do Rio Grande do Norte e do Brasil.

A Praia de Tourinhos é uma daquelas praias de filme para você ir cedinho e curtir até o pôr do sol. Praia calma e perfeita para quem quer um passeio suave em época de Carnaval.

Talvez te interesse ler também:

Mas, afinal, o que é o Carnaval? Origem e Significado

O tema é… Apropriação cultural: o que você acha de vestir-se de índio no carnaval?

Carnaval da sororidade: uma mina ajuda a outra, mexeu com uma mexeu com todas

Carnaval: menos luxo e ostentação. Zero sofrimento animal no maior espetáculo da Terra

Birdwatching: em vez de samba, que tal ouvir os pássaros cantarem neste carnaval?

Descanso no Carnaval: conheça 5 cachoeiras para fugir da folia




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...