O Que é e Como Fazer um Carnaval Sustentável?


Esquenta os tambores! Vem aí o Carnaval Sustentável, ecológico e saudável, para curtir a festa da melhor maneira possível.

O significado do Carnaval

Carnaval, uma festa cheia de significados interessantes! Há quem diga que a palavra se refira ao período pré quaresma e outros que venha de carrus navalis, ou seja, a carruagem da deusa Ísis, padroeira dos navegantes, que abria a procissão inaugurando uma nova temporada de navegação depois do inverno. Mas o significado do Carnaval que todo mundo tem em mente é o da festa da carne, dado o liberou geral, principalmente no Brasil…

Só que o liberou geral não é bom nem para as pessoas nem para o meio ambiente. O povo se joga na folia e deixa rastros de lixo por onde o bloco passa. Vamos fazer um Carnaval mais consciente por nós e por todos?

O que significa Carnaval Sustentável?

Significa fazer da festa mais popular do Brasil um evento que respeite a Mãe Natureza. Se tiver consciência ecológica nas letras dos sambas, nas fantasias e em tudo o mais que compõe essa festa, melhor ainda. Mas o objetivo primário é causar menos impacto ambiental possível durante as festividades.

E como se faz um carnaval sustentável? Veja algumas dicas abaixo e siga o que puder. Toda e qualquer atitude ecológica é bem-vinda!

Como fazer um Carnaval Sustentável?

Fantasia reciclada

Começando pela fantasia, afinal, sem ela, não existe Carnaval.

Improvise o look com o que tiver em casa, reutilize fantasias dos Carnavais passados, ou faça você mesmo a fantasia com materiais usados. Também vale alugar, pedir emprestado. Evite comprar, especialmente se for usar uma só vez.

Zero crueldade (penas e plumas)

Ainda com relação à fantasia, por último e não menos importante, lembremos da crueldade relacionada ao comércio das penas e plumas que tanto caracterizam o Carnaval. Hoje, cada vez mais escolas estão optando por plumas sintéticas, graças à consciência ambiental que estamos promovendo.

Zero glitter e purpurina

Este brilho é um perigo para o meio ambiente simplesmente porque é microplástico. Ao tomar um banho depois da glitterada, todo o brilho vai por água abaixo contaminar as águas de rios, mares e oceanos.

Copos e utensílios reutilizáveis

Opte por copos reutilizáveis em vez de descartáveis, reduzindo a quantidade de resíduos plásticos.

Decorações Sustentáveis

Utilize decorações feitas com materiais reciclados ou reaproveitados, diminuindo o impacto ambiental.

Menos lixo é mais

Recolha seu lixo, não deixe rastros no bloco, na praia, na cachoeira ou em qualquer outro lugar aonde for pular, ou descansar, no Carnaval.

Faça você mesmo o confete

©SaatgutKonfetti/Facebook

Leve seu confete biodegradável faça você mesmo ou o confete feito de folhas secas que é muito fácil de fazer.

Pontos de Coleta Seletiva

Disponibilize pontos de coleta seletiva durante os eventos para facilitar o descarte correto de resíduos.

Zero espumas e outros produtos químicos

A criançada adora, mas dá para se divertir sem aquelas espumas de Carnaval cheias de químicas que duram dois minutos e deixam apenas o spray de lixo e poluição no ar.

Vá a pé ou de carona

Dá pra ir a pé no bloco? Arrasou! Se não der, opte por transporte público, caronas ou compartilhamento de veículos para reduzir a pegada de carbono. Se beber não dirija!

Valorize o Carnaval de rua

Os bloquinhos acústicos, bandinhas sem carros de som, causam menos poluição sonora, gastam zero energia para amplificação e são muito característicos.

Promova atividades educativas

Inclua atividades educativas sobre sustentabilidade durante os eventos carnavalescos, conscientizando os participantes sobre práticas mais ecológicas.

Proteja-se!

Proteja a si mesmo, alimente-se bem. Vai beber cerveja? Claro! Mas beba água também! Cuide-se pois são 4 dias de folia! Aproveite com saúde e respeito a si, aos outros e à natureza.

Incorporar essas práticas ao carnaval não apenas contribuirá para a preservação do meio ambiente, mas também promoverá uma consciência coletiva sobre a importância da sustentabilidade em eventos festivos.

Bora esquentar os tambores?

Talvez te interesse ler também:

O lado triste do Carnaval que ninguém vê: desperdício, crueldade animal e degradação ambiental

Carnaval Sustentável: 10 destinos para curtir com a Mãe Natureza

POV: crianças passistas de Escolas de Samba no Carnaval




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...