Plantas Sagradas: o que são, quais são e os poderes que têm


Também conhecidas como plantas de poder ou plantas enteógenas (entheos = Deus dentro), as plantas sagradas vêm sendo utilizadas, há milhares de anos, por diversos povos antigos em seus rituais de purificação. Representam uma forma de estar em contato com o divino e fazer uma espécie de “limpeza” da alma e renovação da energia. Saiba mais sobre as plantas sagradas, seus atributos e poderes, com as informações a seguir.

O que são plantas sagradas?

Plantas sagradas são aquelas que possuem significados culturais, religiosos e/ou espirituais em diversas culturas ao redor do mundo. São consideradas sagradas porque são utilizadas em cerimônias religiosas, rituais e curas, sendo muitas vezes consideradas como canais de comunicação com o divino ou com o mundo espiritual.

Como podem ser usadas as plantas sagradas?

As plantas sagradas são exaltadas por suas propriedades medicinais, purificadoras, psicoativas e/ou energéticas, e podem ser utilizadas de diversas formas em:

  • chás
  • incensos
  • inalações
  • banhos
  • unguentos
  • óleos essenciais
  • sprays do extrato
  • e outros preparados

Quais plantas, ao redor do mundo, são consideradas sagradas?

Existem muitas plantas que são consideradas sagradas em diferentes culturas e tradições religiosas ao redor do mundo. Algumas das plantas sagradas mais conhecidas são:

Flor de Lótus

Para os hindus, a bela e cativante flor de lótus representa a vida, a fertilidade e a purificação. Pois essa planta se ergue acima da lama e da escuridão de onde emerge. Embora suas raízes estejam na lama, a flor fica sobre a água, bela, limpa e formosa.

O hinduísmo também ensina que dentro de cada pessoa está o espírito do lótus sagrado.

Visco

O simbolismo do visco remonta aos tempos dos antigos druidas. Estes acreditavam que o visco representava a essência do deus sol Taranis e que qualquer árvore com visco crescendo entre seus galhos era sagrada.

O solstício de inverno era a época em que o Druida Chefe, vestido com um manto branco, cortava o visco sagrado do carvalho com uma foice dourada.

A planta e suas bagas seriam então usadas para rituais ou remédios. Acreditava-se que possuía propriedades milagrosas e que uma poção de visco curava doenças, servia como antídoto contra qualquer veneno, garantia a fertilidade em humanos e animais e protegia contra feitiçaria. No entanto, vale alertar que o visco, em doses inadequadas, pode ser tóxico.

Manjericão-sagrado (Ocimum sanctum)

O manjericão-sagrado, também conhecido como tulsi, no hinduísmo é associado à Deusa Vrida.

Segundo a tradição hindu, a Deusa Vrinda serve ao Senhor Krishna e seus devotos, agindo como guardiã da terra sagrada de Vrindravan, uma cidade de peregrinação e adoração. Embora ela seja uma deusa com forma humana, textos antigos contam que o próprio Krishna a abençoou para assumir a forma da planta do manjericão-sagrado dentro do reino mundano, e que onde quer que cresça, automaticamente se torna semelhante ao solo sagrado de Vrindavan.

Milhões de hindus em todo o mundo cultuam a planta tulsi como uma prática diária, em templos e/ou em suas casas.

Peiote

O peiote é um cacto pequeno e sem espinhos que cresce naturalmente no deserto no sudoeste do Texas e no México. Tem sido usado há milênios por povos indígenas para fins espirituais.

Os indígenas Huichol do México, e outros de muitas tribos nativas norte-americanas, acreditam que o peiote é uma planta sagrada que os ajuda a conversar com Deus. Essa planta é usada por esses povos em cerimônias de oração. Ela pode desencadear transes que são consideradas visões de uma realidade paralela ou mundo espiritual.

Não são apenas os povos indígenas que cultuam os poderes espirituais do peiote, já que as propriedades psicodélicas desse cacto conquistaram artistas, músicos e escritores por volta da década de 1950.

Teixo

O teixo é uma conífera perene que há muito tempo está associado ao renascimento e à vida eterna. Isso porque, incrivelmente, seus galhos caídos podem criar raízes no solo e formar novos troncos.

Um teixo também pode criar um novo tronco de dentro da casca oca de uma velha árvore. Não é à toa que passou a simbolizar a ressurreição!

Os teixos eram considerados sagrados pelos druidas nos tempos pré-cristãos.

Os antigos cristãos também assimilaram o simbolismo sagrado do teixo. Como exemplo, havia a tradição de colocar brotos de teixo dentro dos caixões dos falecidos e algumas igrejas têm teixos plantados ao seu entorno.

Maconha

A maconha (Cannabis) tem grande significado religioso para a religião Rastafari, que acredita que a Árvore da Vida referida na Bíblia é uma planta de maconha, e que seu uso é sagrado com base em inúmeras passagens bíblicas, entre as quais: Apocalipse 22:2 que declara ‘a erva é a cura das nações’.

O uso de Cannabis é parte integrante do que os Rastafari chamam de ‘sessões de raciocínio’, que são reuniões comunitárias onde os membros discutem a vida de acordo com a perspectiva Rasta.

Os Rastas a descrevem como ‘erva sagrada’ ou ‘da sabedoria’, pois acreditam que fumá-la fornece grande sabedoria e percepção. Eles veem seu uso como algo que os aproxima de Deus, do universo e de seu eu espiritual interior.

Para eles, fumar a ‘erva da sabedoria’ é um ato altamente ritualizado: é enrolado em um cigarro ou colocado em um cachimbo chillum, passado, inalado e, antes de ser fumado, uma oração é proferida.

Manjericão (Ocimum basilicum)

O manjericão é a planta que a maioria de nós conhece como condimento do molho de tomate do espaguete. Mas, para quem não sabe, é sagrada também.

A Igreja Grega Ortodoxa, considera esta espécie de manjericão uma erva sagrada porque acredita que ela surgiu onde o sangue de Jesus caiu perto de seu túmulo e, desde então,  tem sido associada à adoração da cruz, principalmente durante a Grande Quaresma.

Cogumelos mágicos

Os cogumelos mágicos pertencem ao gênero Psilocybe e contém psilocibina, uma substância psicoativa.

Por conta de suas propriedades psicodélicas, estes cogumelos são usado em cerimônias xamânicas em algumas culturas indígenas.

Eles têm sido usados em rituais espirituais e de cura em tradições indígenas. São considerados poderosos para a expansão da consciência, proporcionando experiências espirituais profundas e ajudando na cura de problemas emocionais e psicológicos.

Tabaco

O tabaco é uma planta que é usada em rituais de fumo em muitas culturas nativas americanas.

Para essas culturas, o tabaco é valorizado por suas propriedades medicinais e espirituais, e é usado para se conectar com o mundo espiritual, pedir orientação ou proteção, ou para honrar ancestrais e divindades.

O uso do tabaco é geralmente acompanhado por orações, cantos e outros rituais sagrados.

Salvia divinorum

A Salvia divinorum é uma espécie utilizada em cerimônias xamânicas no México para indução de estados alterados de consciência. Acredita-se que a Salvia divinorum possa ajudar na cura de problemas emocionais e espirituais, além de proporcionar uma experiência de expansão da consciência.

Sananga

É uma planta usada em cerimônias de cura em algumas tradições indígenas da Amazônia. É conhecida por seus efeitos purificadores e curativos, ajudando a melhorar a visão, aumentar a energia e limpar o corpo de toxinas.

Artemísia

Esta é uma erva que é usada em rituais de purificação em algumas tradições religiosas, como a Wicca.

Na mitologia grega, a deusa Ártemis era a protetora das mulheres e das crianças. Acredita-se que ela tenha dado à planta o seu nome.

Na tradição chinesa, a artemísia é usada em celebrações do solstício de verão, onde é pendurada nas portas das casas para afastar os maus espíritos e promover a saúde e a prosperidade.

Além disso, acredita-se que a artemísia possua propriedades espirituais que ajudam a acalmar a mente e a promover a clareza mental.

Na cultura nativa americana, por exemplo, a artemísia é usada em cerimônias de limpeza espiritual e purificação.

Ademais, a artemísia é considerada uma planta sagrada e de poder devido à sua conexão com a saúde, a fertilidade, a proteção e a espiritualidade em diversas culturas ao redor do mundo.

Cacto Sagrado San Pedro (Echinopsis pachanoi)

Este cacto, também conhecido como wachuma, é típico da Cordilheira dos Andes e faz parte do universo das “plantas de poder” do xamanismo indígena da América do Sul e Central.

O wachuma é utilizado para cura e experiências visionárias e adivinhatórias, onde o xamã é levado a ter a visão da cura do enfermo.

Segundo a tradição, o espírito da planta entra em contato com o xamã ensinando-o a expulsar a enfermidade.

Jurema Preta – (Mimosa hostilis)

A Jurema Preta (Mimosa hostilis) é uma planta considerada sagrada por algumas tradições indígenas e religiões afro-brasileiras.

Ela é nativa do nordeste do Brasil e é usada em rituais de cura, comunicação com os ancestrais e para obter insights espirituais.

Psychotria alba

A Psychotria alba é uma das plantas utilizadas na preparação da ayahuasca, sendo combinada com outra planta, a Banisteriopsis caapi, para criar uma bebida psicoativa.

Algumas culturas indígenas da América do Sul, como os Kaxinawá, os Huni Kuin e os Yawanawa,  a utilizam em seus rituais religiosos.

Banisteriopsis inebrians

A planta Banisteriopsis inebrians é considerada sagrada por muitas culturas indígenas da Amazônia e por alguns grupos religiosos que utilizam a planta em seus rituais.

Isso se deve principalmente às propriedades psicoativas da planta, que contém compostos como a dimetiltriptamina (DMT) e a harmalina, que são capazes de alterar profundamente a percepção, a consciência e a experiência subjetiva das pessoas que a consomem.

Esses efeitos são frequentemente associados a experiências espirituais, de autoconhecimento e cura, o que faz com que a planta seja valorizada como uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal e a conexão com o divino.

Chaliponga – (Diplopterys cabrerana)

A planta Chaliponga (Diplopterys cabrerana) é considerada sagrada por algumas culturas indígenas da América do Sul, como os Shipibo-Conibo, os Ashaninka e os Quechua. Ela é usada em rituais de cura, cerimônias religiosas e para a obtenção de visões em estados de transe.

A energia das plantas sagradas

Cada planta possui sua própria energia, essência e potência  individual.

Para diversas tradições ancestrais, as plantas são uma unidade natural, seres vivos, com corpo e elemental (ser espiritual de cada planta).

Nesse contexto, é importante lembrar que o uso de plantas sagradas e/ou medicinais, requer muito respeito para se harmonizar com os poderes e com a energia delas.

Fontes:

Para mais conteúdo sobre usos e benefícios das plantas, veja

Cansado demais? Plantas e dicas para ter disposição e vigor

15 Plantas que atraem dinheiro e prosperidade para sua vida

25 Plantas e alimentos com propriedades antivirais

3 Plantas que reduzem em até 20% a poluição indoor

Purificar o ambiente: Que plantas usar para fazer limpeza energética




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...