O verdadeiro significado da Quaresma e o porquê do sacrifício


A Quaresma, que este ano vai de 22 de fevereiro a 6 de abril, é o nome do período que antecede a Páscoa e que representa, para os católicos, os quarenta dias que Jesus Cristo passou no deserto sofrendo e resistindo às tentações do diabo, guiado pelo Espírito Santo. Conheça o verdadeiro significado da Quaresma e os porquês dos sacrifícios que alguns cristãos fazem.

Conta a liturgia que Jesus Cristo foi tentado pelo diabo durante 40 dias e 40 noites no deserto. Durante esse período, além de não comer, Jesus passou por duras provas e se recusou a cair nas tentações do mau.

O propósito de Jesus nesta árdua tarefa foi entrar no Reino de Deus, esvaziar-se totalmente de sua pessoa e mostrar a solidariedade de seu projeto para com os que passam fome.

Para algumas religiões, a evolução espiritual humana passa pelas provas de experienciar privações e vencer os desejos carnais (leia, por exemplo, Sidarta de Hermann Hesse).

Para os católicos, quando Jesus morreu na cruz, todo pecado humano morreu com ele, para que com isso, pudéssemos nos tornar também filhos de Deus. Ou seja, Jesus morreu para que os humanos pudessem ser perdoados de seus pecados e receber a vida eterna no Reino dos Céus.

O verdadeiro significado da Quaresma

Embora a Quaresma, na religião católica, seja caracterizada por práticas de penitência como jejuar, orar e praticar caridade para se recordar do sacrifício de Jesus durante esses 40 dias, nem todas as religiões a vivem assim.

Por exemplo, para a religião espírita, a Quaresma é um período que lembra a morte de Jesus para a nossa evolução (e não para a nossa salvação) pois Jesus é um exemplo a seguir para evoluirmos em nossa trajetória pessoal e intransferível.

De qualquer forma, para algumas crenças e religiões, a Quaresma é um período fértil para a evolução espiritual se e somente se for vivida com amor ao próximo e práticas de caridade. Penitências e sacrifícios não teriam muito valor na ótica da evolução espiritual, quando por esta se entende o amor universal e fraternal pregado por Cristo (o sacrifício deve ser feito pelo outro, e não por si mesmo).

Mesmo assim, aqueles que se sacrificam na Quaresma o fazem em solidariedade e em respeito ao sacrifício vivido por Jesus. O fazem por compaixão, aproximação e, principalmente, pora reconhecimento e agradecimento àquele que seria o espírito mais evoluído que a Terra recebeu: Jesus.

Um pequeno sacrifício, um grande bem à você mesmo

Agora pensa: se Jesus é amor, ele não quer que você sofra, certo? Então, você pode se sacrificar por conta própria mas buscando a sua elevação espiritual naquilo que mais sentir a necessidade de evoluir, e ainda por cima, fazer bem ao teu corpo. Afinal, o corpo é a morada da alma.

O que deve ser feito na Quaresma?

Você pode passar 40 dias sem:

  • comer carne
  • beber bebidas alcoólicas
  • fumar
  • falar mal dos outros, fazer críticas e julgamentos
  • reclamar
  • comer doces e guloseimas
  • jejuar (que pode ser eliminar uma refeição do dia)
  • praticar caridade
  • fazer orações
  • aprofundar-se no conhecimento espiritual

Escolha o que for melhor para você e simplesmente tente. Na verdade, o verdadeiro significado da Quaresma é a evolução espiritual de cada um de nós. E você, no fundo, sabe onde precisa evoluir.

Saiba mais sobre a Quaresma no vídeo abaixo, inclusive sobre o incrível significado do número 40 que tem muita simbologia, inclusive a de ser o tempo necessário para a preparação à vida. Muito lindo!

Fontes: 

  1. abiblia.org
  2. cebi.org

Talvez te interesse ler também:

Terça-feira gorda: dia de se despedir da carne pelos próximos 40 dias

Quaresma: 40 dias sem lamentos nem julgamentos

Quaresma: o sacrifício vale a pena independentemente da religião




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...