Psilocibina, substância presente nos cogumelos, pode ajudar a tratar obesidade


Índice

O princípio ativo dos cogumelos é a psilocibina. E várias pesquisas sobre esta substância e outros psicodélicos mostraram que algumas drogas, ou melhor, medicinas, podem ser um tratamento eficaz para condições de saúde mental, incluindo:

  • depressão;
  • ansiedade;
  • TEPT;
  • e vício.

Com base na crescente evidência de que a psilocibina tem o potencial de tratar uma série de condições graves de saúde mental, os pesquisadores agora estão estudando os efeitos que o componente ativo dos cogumelos mágicos pode ter na obesidade.

O estudo

Em um estudo recente, cientistas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, realizaram um experimento com camundongos para investigar o potencial da psilocibina para reduzir os desejos por comida.

Os pesquisadores usaram modelos de camundongos com obesidade genética, obesidade induzida por dieta e transtorno de compulsão alimentar para investigar o efeito da psilocibina no peso corporal e na ingestão de alimentos.

Resultados

O autor do estudo, Christoffer Clemmensen, explica:

“Ficamos surpresos ao ver que a psilocibina não teve pelo menos um efeito direto sutil na ingestão de alimentos e/ou peso corporal em modelos genéticos e induzidos por dieta de excessos e obesidade.

Embora não tenhamos descoberto os principais efeitos da psilocibina no metabolismo energético do camundongo e nos comportamentos associados à alimentação, acreditamos que existem nuances do modo de ação dos psicodélicos que não podem ser capturados adequadamente em modelos de roedores. É importante ressaltar que a psilocibina foi segura e não teve efeitos adversos nos parâmetros fisiológicos que testamos em camundongos”.

A pesquisa, “Efeitos agudos e de longo prazo da psilocibina no balanço energético e comportamento alimentar em camundongos“, foi publicada em agosto pela revista Translational Psychiatry.

Outro estudo publicado no ano passado determinou que pacientes que relataram ter experimentado uma droga psicodélica pelo menos uma vez na vida, tiveram uma chance significativamente menor de estar com sobrepeso ou obesidade.

As substâncias psicodélicas cada vez mais deixam de ser um Tabu, atraindo o interesse da mídia médica nacional e internacional.

O reino Fungi é um grande universo a ser descoberto!

Assista ao vídeo para se aprofundar no assunto:

Fonte:

  1. daboabrasil.com
  2. Nature

Talvez te interesse ler também:

Cogumelos “falam” uns com os outros. Estudo revela vocabulário de 50 palavras

Cogumelos que curam câncer. Verdade ou mentira?

Comer cogumelo diminui o risco de depressão, sugere estudo

A gula não é não é a principal causa da obesidade, revela estudo

Magic mushrooms: cogumelos alucinógenos para expandir a mente e curar a depressão

Cogumelos que purificam água contaminada com medicamentos




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...