Cogumelos: simbolismos e significados


É comum ver cogumelos no imaginário das fábulas, como por exemplo em Alice no País da Maravilhas, onde a personagem principal consegue crescer e diminuir de tamanho ao provar um cogumelo. A metáfora faz referência às propriedades alucinógenas de algumas espécies de fungo. Mas muito além desta representação, os cogumelos possuem diversos significados e simbologias. Veja quais são elas, além de outras informações pertinentes.

O que os cogumelos são

Os cogumelos são espécies de fungos – não são plantas nem animais, são seres pertencentes ao reino Fungi – que se desenvolvem em ambientes úmidos, escuros, a partir de matérias vegetais em decomposição.

São seres heterótrofos, que não produzem próprio alimento, e se nutrem da degradação da matéria orgânica através das enzimas que eles produzem.

Eles surgem e se desenvolvem em locais sombrios e ocultos, a partir de matérias mortas em um verdadeiro processo de aproveitamento e transformação da Natureza.

Tipos de Cogumelos

Os cogumelos podem ser classificados de acordo com suas propriedades. Sendo assim, existem 4 tipos de cogumelos:

  • os que não são comestíveis
  • os comestíveis
  • os venenosos
  • os alucinógenos

Vale salientar que, seguindo essa classificação, os cogumelos podem não ser apropriados como alimento, mas tampouco serem venenosos ou alucinógenos.

Significado espiritual nas culturas

Os povos ancestrais acreditavam que os cogumelos eram a representação de mundos situados em outras dimensões, onde vivem os elementais da Natureza.

Sendo assim, os cogumelos eram considerados por estes povos, a morada desses seres encantados e mágicos, responsáveis por cuidar e proteger as matas, os bosques e as florestas.

Além dessa mística que envolve os cogumelos, os povos antigos faziam uso das propriedades mágicas, medicinais e até alucinógenas dos cogumelos.

Povos como os Druídas, Astecas, Maias e diversos outros, utilizavam os cogumelos para curas e rituais transcendentais.

Os cogumelos com propriedades alucinógenas, eram vistos por estes povos como mágicos e com poderes de levar as almas ao mundo espiritual.

Devido à essas propriedades, xamãs, magos, curandeiros e bruxas utilizavam esse tipo de cogumelo para práticas divinatórias, rituais de cura e cerimônias espirituais.

Sonhar com cogumelo, o que significa

Os sonhos são a linguagem de nosso inconsciente e também uma forma da mente dar um escape às impressões acumuladas nele.

Por isso, podem revelar informações ocultas destas impressões, a partir do significado que os elementos do sonho têm para cada um de nós.

No caso dos sonhos com cogumelos, podemos decifrar o seu significado entendendo a simbologia deles, e estabelecendo a nossa relação com a impressão que temos dos cogumelos, ou seja, do que eles representam para nós.

A partir desses aspectos, é possível interpretar o sonho de uma forma personalizada e particular.

Para ajudar nesse sentido, seguem alguns significados que os cogumelos podem ter, dependendo do contexto do sonho e da realidade do sonhador:

  • necessidades, traumas, emoções e anseios enterrados na mente, que precisam ser aceitos e reconhecidos, pois estão na sombra como vivem os cogumelos
  • momento de transformação, como uma fase de morte e renascimento simbólicos
  • surgimentos de novas ideias, a partir da ressignificação do passado
  • percepção de que algo que estava oculto no inconsciente, agora está submergindo e se revelando à mente consciente

Alguns contextos de sonhos com cogumelos podem atuar como arquétipos, e carregar certos significados.

Por exemplo, sonhar de estar em um bosque onde tenha muitos cogumelos, dependendo da sensação no sonho,  pode revelar uma boa fase na vida do sonhador, na qual ele se encontra em renovação, com sorte ou com bênçãos, como nos contos de fada. Atente para a sensação no sonho. Se a sensação era de medo, o sonho pode revelar medo do desconhecido, do novo, da renovação.

Já sonhar com cogumelos venenosos pode estar sinalizando que o sonhador está vivendo um momento tenso, de dúvidas e medos. Mas também pode sinalizar vontade de sair do normal e de dar uma “alucinada” para escapar da realidade das coisas. Tudo depende da sensação do sonhador, e da sua ligação pessoal com os cogumelos.

Sonhar de possuir cogumelos na pele pode indicar alguma inquietação, incômodo ou desconforto psíquico ou físico, sobre questões que precisam ser compreendidas melhor pelo sonhador.

Tatuagens de Cogumelos

As tatuagens de cogumelos costumam ser muito apreciadas e feitas por aquelas pessoas que se identificam com o seu teor místico, mágico e imaginário.

Como tatuagens, os cogumelos podem ser representados em suas diversas formas, tamanhos e cores, atendendo a todos os gostos e estilos.

Se for se tatuar, recomendamos que leia duas matérias elucidativas, para fazer sua tatuagem de forma consciente:

Cogumelos no jardim, o que significam?

Os cogumelos costumam surgir no jardim, principalmente ondefolhas e galhos em decomposição, sinalizando que nessa área existe bastante umidade, matéria orgânica e nutrientes.

Existem cogumelos que podem ser cultivados para consumo, como o shitake, shimeji e o champignon. Entretanto, os que nascem no jardim em geral não são comestíveis e podem ser tóxicos. Por isso, havendo crianças e animais em casa, há a necessidade de ficar alerta e tomar as devidas precauções para que estas não brinquem e não coloquem cogumelos na boca.

Em contrapartida, o cogumelo é muito útil para o jardim e para a Natureza, pois ele aproveita a matéria orgânica em decomposição realizando uma reciclagem natural, transformando a matéria morta em nutrientes.

Além disso, os cogumelos têm vida curta, de questão de dias. Em períodos quentes ou estações como o Verão, o surgimento deles diminui ou até desaparecem.

Os locais favoráveis para o surgimento de cogumelos são as áreas úmidas e sombreadas. Por isso, eles não prosperam ao Sol intenso e direto.

Se não quiser cogumelos em seu jardim, evite deixar pedaços de madeiras, galhos e folhas acumulados, pois são estas condições favoráveis para que cogumelos cresçam e se desenvolvam.

Importância alimentícia, medicinal e ecológica

Além de serem úteis para as plantas e para o jardim, os cogumelos são importantes e também benéficos para nós, tanto na alimentação, como para a saúde e para o meio ambiente.

Alimentação

Como já dito, existem cogumelos comestíveis e que, além disso, são verdadeiras iguarias culinárias, como:

  • Cantarela
  • Cremini (Baby Bella)
  • Enoki
  • Maitake
  • Shitake
  • Morel
  • Oyster
  • Porcini
  • Portobello
  • Agaricus bisporus (Champignon)
  • Trufas

Cogumelos Medicinais

Há também cogumelos que possuem propriedades medicinais, como por exemplo:

  • Porcini
  • Shitake
  • Shimeji
  • Champignon (Agaricus bisporus)
  • Maitake
  • Agaricus – Cogumelo do Sol
  • Reishi
  • Ayahuasca

Leia mais em:

Papel ecológico

A função ecológica dos fungos como os cogumelos, é trabalhar na decomposição e no reaproveitamento das matérias em degradação.

E graças à essa capacidade e função ecológica dos cogumelos, ocorre a renovação do ecossistema para as plantas e os animais poderem ter o ambiente propício para se devolverem.

Morte e Renascimento

Os cogumelos nascem em lugares onde ocorreu a morte, paradoxal, não é mesmo?

Entretanto, esse paradoxo reflete o processo contínuo da Natureza de se renovar.

Não é à toa que os cogumelos carregam simbologias transcendentais, e estão associados ao mundo etéreo onde vivem duendes, fadas e gnomos.

Se antes os cogumelos pareciam insignificantes, sua visão pode ter mudado através de todo esse conhecimento, fazendo com que, ao se deparar com um deles, você se lembre dos profundos significados, e da abrangente importância destes seres de um outro reino para a vida da Terra.

Talvez te interesse ler também:

Cogumelo Véu de Noiva: características, usos e propriedades surpreendentes

Cogumelos que purificam água contaminada com medicamentos

Fungo da Amazônia digere plástico




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 9 comentários

  1. portabebe bicicleta yapo
    Publicado em 21/02/2021 às 6:45 am [+]

    Deberias publicar muchos mas aportes como este. Gracias, Un saludo


  2. Gabriela
    Publicado em 12/11/2021 às 11:35 am [+]

    Sonhei com coisas parecidas com cogumelos escuros na minha axila esquerda… Tenho dificuldade para interpretar isto.


  3. Daia Florios
    Publicado em 12/11/2021 às 11:39 am [+]

    Gabriela, a interpretação dos sonhos é muito pessoal, considere as seguintes questões: dado que cogumelos não produzem o próprio alimento, se nutrem de matéria em decomposição, e que tal nutrimento se dá em locais úmidos e sombrios, o sonho pode significar que em alguma parte do corpo (no caso a axila) exista algum desconforto físico, mental ou espiritual que precise ser decomposto ou desfeito. Pode representar preocupações que você tem tido mas que vêm da sua cabeça (dos locais sombrios). Como o lugar onde os cogumelos aparecem são as axilas, isso pode ter a ver com suor (trabalho) ou com coisas que a sociedade acha suja e quer esconder porque as axilas é uma parte do corpo meio tabu (fede, tem pelo, tem mancha, digamos que é um lugar feio que precisa parecer bonito, isso, falando da visão social da coisa, não que as axilas sejam feias ou sujas). O sonho pode estar indicando preocupações tuas que venham de um seu lado sombrio (crença limitante, etc), preocupações que tenham a ver com assuntos que a sociedade considere sombrias e também pode revelar algum temor de câncer de mama por exemplo, se você tiver falado sobre esse assunto com alguém, pois axila é um lugar para apalpar no autoexame. Essas são apenas algumas questões para você pensar. A interpretação sempre é muito pessoal. Mergulhe no teu inconsciente para tentar revelar esse mistério. Um abraço


  4. Helen Cristina
    Publicado em 30/03/2022 às 3:05 pm [+]

    Nas última semana nasceu um cogumelo na pia do meu banheiro, entre a bancada de mármore e a madeira do armário, próximo ao cogumelo tinha um pó preto estranho, este pó é proveniente do cogumelo e é venenoso? E no mundo espiritual, o nascimento de cogumelo dentro de casa tem algum siginificado?


  5. Daia Florios
    Publicado em 31/03/2022 às 12:21 pm [+]

    Oi Helen, o pó pode ser da madeira. Não deve ser venenoso, mas não dá para saber. Espiritualmente o significado pode ser de renovação, de ressurreição dado que o cogumelo nasce a partir da morte (de material orgânico). Talvez a mensagem seja: se alguma coisa morreu na sua vida (alguém ou um trabalho, uma amizade etc) é hora de transformar essa morte em algo positivo. O banheiro é um lugar de intimidade e solidão. Talvez a mensagem seja essa, renascer intimamente, nas coisas que não costumamos dividir com os outros. Esperamos ter ajudado. Um abraço

    Como diz o texto: os cogumelos “surgem e se desenvolvem em locais sombrios e ocultos, a partir de matérias mortas em um verdadeiro processo de aproveitamento e transformação da natureza.”


  6. Daniela
    Publicado em 16/05/2022 às 3:48 pm [+]

    O que significa o desenho de cogumelos nos cadernos ou nas paredes?


  7. Daia Florios
    Publicado em 17/05/2022 às 7:47 am [+]

    Geralmente significam misticismo, psicodelia, magia, criatividade, imaginação, sonhos, contato com a natureza, contato com outras formas de vida, etc.


  8. Aline dos reis
    Publicado em 04/12/2023 às 12:12 pm [+]

    Olá,apareceu dentro da minha casa um cogumelo amarelo e no chao ficou um pozinho branco.
    Apareceu no chão proximo da porta do banheiro.
    Retirei com ajuda de uma pá e mascara sem ter contato,fiquei receosa.
    Ocorrido parecido com da Helen que relatou acima.
    Estou em processo de despertar da consciência…
    Como temos medos e traumas no inconsciente,nesta descoberta esta muito libertador mas e um trabalho de constância.


  9. Daia Florios
    Publicado em 07/12/2023 às 12:56 pm [+]

    Que lindo <3 Que bom esse processo <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...