Cogumelos: simbolismos e significados

Cogumelos: simbolismos e significados

É comum ver cogumelos no imaginário das fábulas, como por exemplo na Alice no País da Maravilhas, em que a personagem principal consegue crescer e diminuir de tamanho, ao provar um cogumelo. A metáfora faz referência às propriedades alucinógenas de algumas espécies de fungo.

Mas muito além desta representação, os cogumelos possuem diversos significados e simbologias.

Veja quais são elas, além de outras informações pertinentes.

O que os cogumelos são

Os cogumelos são espécies de fungos – não são nem plantas nem animais, são seres pertencentes ao reino Fungi – que se desenvolvem em ambientes úmidos, escuros, a partir de matérias vegetais em decomposição.

São seres heterótrofos, que não produzem próprio alimento, e se nutrem da degradação da matéria orgânica através das enzimas que eles produzem.

Eles surgem e se desenvolvem em locais sombrios e ocultos, a partir de matérias mortas em um verdadeiro processo de aproveitamento e transformação da Natureza.

Tipos de Cogumelos

Os cogumelos podem ser classificados de acordo com suas propriedades. Sendo assim, existem 4 tipos de cogumelos:

  • os que não são comestíveis
  • os comestíveis
  • os venenosos
  • os alucinógenos

Vale salientar que, seguindo essa classificação, os cogumelos podem não ser apropriados como alimento, mas tampouco serem venenosos ou alucinógenos.

Significado espiritual nas culturas

Os povos ancestrais acreditavam que os cogumelos eram a representação de mundos situados em outras dimensões, onde vivem os elementais da Natureza.

Sendo assim, os cogumelos eram considerados por estes povos, a morada desses seres encantados e mágicos, responsáveis por cuidar e proteger as matas, os bosques e as florestas.

Além dessa mística que envolve os cogumelos, os povos antigos faziam uso das propriedades mágicas, medicinais e até alucinógenas dos cogumelos.

Povos como os Druídas, Astecas, Maias e diversos outros, utilizavam os cogumelos para curas e rituais transcendentais.

Os cogumelos com propriedades alucinógenas, eram vistos por estes povos como mágicos e com poderes de levar as almas ao mundo espiritual.

Devido à essas propriedades, xamãs, magos, curandeiros e bruxas utilizavam esse tipo de cogumelo para práticas divinatórias, rituais de cura e cerimônias espirituais.

Sonhar com cogumelo, o que significa

Os sonhos são a linguagem de nosso inconsciente e também uma forma da mente dar um escape às impressões acumuladas nele.

Por isso, podem revelar informações ocultas destas impressões, a partir do significado que os elementos do sonho têm para cada um de nós.

No caso dos sonhos com cogumelos, podemos decifrar o seu significado entendendo a simbologia deles, e estabelecendo a nossa relação com a impressão que temos dos cogumelos, ou seja, do que eles representam para nós.

A partir desses aspectos, é possível interpretar o sonho de uma forma personalizada e particular.

Para ajudar nesse sentido, seguem alguns significados que os cogumelos podem ter, dependendo do contexto do sonho e da realidade do sonhador:

  • necessidades, traumas, emoções e anseios enterrados na mente, que precisam ser aceitos e reconhecidos, pois estão na sombra como vivem os cogumelos
  • momento de transformação, como uma fase de morte e renascimento simbólicos
  • surgimentos de novas ideias, a partir da ressignificação do passado
  • percepção de que algo que estava oculto no inconsciente, agora está submergindo e se revelando à mente consciente

Alguns contextos de sonhos com cogumelos podem atuar como arquétipos, e carregar certos significados.

Por exemplo, sonhar de estar em um bosque onde tenha muitos cogumelos, dependendo da sensação no sonho,  pode revelar uma boa fase na vida do sonhador, na qual ele se encontra em renovação, com sorte ou com bênçãos, como nos contos de fada. Atente para a sensação no sonho. Se a sensação era de medo, o sonho pode revelar medo do desconhecido, do novo, da renovação.

Já sonhar com cogumelos venenosos pode estar sinalizando que o sonhador está vivendo um momento tenso, de dúvidas e medos. Mas também pode sinalizar vontade de sair do normal e de dar uma “alucinada” para escapar da realidade das coisas. Tudo depende da sensação do sonhador, e da sua ligação pessoal com os cogumelos.

Sonhar de possuir cogumelos na pele pode indicar alguma inquietação, incômodo ou desconforto psíquico ou físico, sobre questões que precisam ser compreendidas melhor pelo sonhador.

Tatuagens de Cogumelos

As tatuagens de cogumelos costumam ser muito apreciadas e feitas por aquelas pessoas que se identificam com o seu teor místico, mágico e imaginário.

Como tatuagens, os cogumelos podem ser representados em suas diversas formas, tamanhos e cores, atendendo a todos os gostos e estilos.

Se for se tatuar, recomendamos que leia duas matérias elucidativas, para fazer sua tatuagem de forma consciente:

Cogumelos no jardim, o que significam?

Os cogumelos costumam surgir no jardim, principalmente ondefolhas e galhos em decomposição, sinalizando que nessa área existe bastante umidade, matéria orgânica e nutrientes.

Existem cogumelos que podem ser cultivados para consumo, como o shitake, shimeji e o champignon. Entretanto, os que nascem no jardim em geral não são comestíveis e podem ser tóxicos. Por isso, havendo crianças e animais em casa, há a necessidade de ficar alerta e tomar as devidas precauções para que estas não brinquem e não coloquem cogumelos na boca.

Em contrapartida, o cogumelo é muito útil para o jardim e para a Natureza, pois ele aproveita a matéria orgânica em decomposição realizando uma reciclagem natural, transformando a matéria morta em nutrientes.

Além disso, os cogumelos têm vida curta, de questão de dias. Em períodos quentes ou estações como o Verão, o surgimento deles diminui ou até desaparecem.

Os locais favoráveis para o surgimento de cogumelos são as áreas úmidas e sombreadas. Por isso, eles não prosperam ao Sol intenso e direto.

Se não quiser cogumelos em seu jardim, evite deixar pedaços de madeiras, galhos e folhas acumulados, pois são estas condições favoráveis para que cogumelos cresçam e se desenvolvam.

Importância alimentícia, medicinal e ecológica

Além de serem úteis para as plantas e para o jardim, os cogumelos são importantes e também benéficos para nós, tanto na alimentação, como para a saúde e para o meio ambiente.

Alimentação

Como já dito, existem cogumelos comestíveis e que, além disso, são verdadeiras iguarias culinárias, como:

  • Cantarela
  • Cremini (Baby Bella)
  • Enoki
  • Maitake
  • Shitake
  • Morel
  • Oyster
  • Porcini
  • Portobello
  • Agaricus bisporus (Champignon)
  • Trufas

Cogumelos Medicinais

Há também cogumelos que possuem propriedades medicinais, como por exemplo:

  • Porcini
  • Shitake
  • Shimeji
  • Champignon (Agaricus bisporus)
  • Maitake
  • Agaricus – Cogumelo do Sol
  • Reishi
  • Ayahuasca

Leia mais em:

Papel ecológico

A função ecológica dos fungos como os cogumelos, é trabalhar na decomposição e no reaproveitamento das matérias em degradação.

E graças à essa capacidade e função ecológica dos cogumelos, ocorre a renovação do ecossistema para as plantas e os animais poderem ter o ambiente propício para se devolverem.

Morte e Renascimento

Os cogumelos nascem em lugares onde ocorreu a morte, paradoxal, não é mesmo?

Entretanto, esse paradoxo reflete o processo contínuo da Natureza de se renovar.

Não é à toa que os cogumelos carregam simbologias transcendentais, e estão associados ao mundo etéreo onde vivem duendes, fadas e gnomos.

Se antes os cogumelos pareciam insignificantes, sua visão pode ter mudado através de todo esse conhecimento, fazendo com que, ao se deparar com um deles, você se lembre dos profundos significados, e da abrangente importância destes seres de um outro reino para a vida da Terra.

Talvez te interesse ler também:

Cogumelo Véu de Noiva: características, usos e propriedades surpreendentes

Cogumelos que purificam água contaminada com medicamentos

Fungo da Amazônia digere plástico

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

1 comentário em “Cogumelos: simbolismos e significados”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *