Comer cogumelo diminui o risco de depressão, sugere estudo


Cogumelo é tudo de bom. São muitos os benefícios comprovados e agora mais um, pois este alimento, segundo uma nova pesquisa, pode diminuir o risco de depressão.

O novo estudo, realizado pela Penn State College of Medicine descobriu uma ligação entre comer cogumelos todos os dias com uma menor incidência de depressão.

Estudos sugerem que o consumo de cogumelos tem a ver com um menor risco de câncer, menor probabilidade de sofrer de morte prematura, menor risco de haver comprometimento cognitivo, entre outros benefícios deste alimento.

Leia mais:

Segundo essa nova pesquisa, os cogumelos contêm várias substâncias consideradas antidepressivas. Este seria o seu principal segredo.

O estudo

O estudo, publicado no Journal of Affective Disorders, contou com a participação de 24.699 pessoas que responderam a questionários onde se lembravam de todos os alimentos que tinham comido nas últimas 24 horas.

Os resultados mostravam os seguintes dados:

  • A incidência geral de depressão no estudo foi de 5,9%. Consumidores de cogumelos constituíram 5,2% dos participantes.
  • Os pesquisadores dividiram esses comedores de cogumelos em 3 grupos de acordo com a quantidade de consumo de cogumelos.
  • Aqueles que comeram uma quantidade média de cogumelos (4,9 gr por dia) foram o único grupo a experimentar uma redução na probabilidade de depressão. Não houve redução semelhante na depressão para aqueles que mais consumiam cogumelos (19,6 gr por dia).

O estudo sugere que uma ingestão média seria o ideal para o alívio da depressão.

Por que cogumelos combatem a depressão?

Os pesquisadores levantam a hipótese de que as propriedades antidepressivas dos cogumelos podem estar relacionadas a compostos específicos presentes nos fungos.

Como o principal autor do estudo, Dr. Djibril Ba, Ph.D., M.P.H., sugere:

“Os cogumelos são a maior fonte dietética do aminoácido ergotioneína – um antiinflamatório, que não pode ser sintetizado por humanos. Ter altos níveis disso pode diminuir o risco de estresse oxidativo, o que também pode reduzir os sintomas de depressão. ”

Os cogumelos também contêm antioxidantes que podem agir como antidepressivos.

Outra hipótese possível é a presença de potássio neste alimento. Algumas pesquisas associam o potássio à redução da ansiedade.

Embora a pesquisa não tenha conseguido relacionar de maneira totalmente satisfatória a ingestão de cogumelo com o menor risco de depressão – pois a redução de risco se deu no grupo que consumia quantidades moderadas do alimento, e não o grupo que mais consumia – fica de qualquer forma bastante evidente que este alimento, seja pelos seus nutrientes, seja pelas suas propriedades medicinais, traz vários benefícios à saude.

Uma alimentação saudável e variada é o segredo da boa saúde, inclusive mental, juntamente com sono de qualidade e atividade física.

Para quem gosta de cogumelo, boa notícia. Vamos nos lembrar de colocar mais desse alimento em nosso prato.

Talvez te interesse ler também:

Psiquiatria nutricional: alimentar-se mal pode causar ansiedade, depressão e outras doenças mentais

Estudo confirma: atividade física faz bem ao cérebro e reduz a depressão

Nossas vidas não são empresas: depressão é o transtorno que mais adoece pessoas no mundo

Como cultivar cogumelo shitake em casa e no jardim

Cogumelo do sol – Benefícios, Como Usar e Contraindicações




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...