Doces Tradicionais Natalinos: Qual Doce Preparar no Natal?


Com a aproximação do Natal, surge aquele momento de preparar uma mesa repleta de sabores e tradições. No entanto, muitas vezes, surge a dúvida: qual doce preparar para tornar a ceia ainda mais especial? Com tantas opções deliciosas e variadas, é comum sentir-se indeciso diante da vasta gama de sobremesas típicas desta época. Desde pudins cremosos até irresistíveis rocamboles, o Natal no Brasil é marcado por uma diversidade gastronômica que encanta os paladares e reúne famílias ao redor da mesa. Pensando nisso, preparamos uma lista especial de doces natalinos para inspirar e auxiliar na escolha da sobremesa perfeita para essa celebração tão especial.

Entre sabores clássicos e opções diferenciadas, cada doce apresenta suas particularidades, ingredientes especiais e, claro, aquele toque de magia que torna a época ainda mais encantadora.

Descubra os encantos dos doces que abrilhantam as festividades e transforme sua ceia de Natal em um verdadeiro banquete de sabores!

Panetone

©Fotorec/Pixabay

©Fotorec/Pixabay

Esse clássico pão doce com frutas cristalizadas e/ou chocolate é uma presença constante nas festas de Natal. Ele pode ser encontrado em muitas versões, desde os mais simples até os recheados com cremes e coberturas.

Panetone Vegano: 10 Receitas para um Natal Cruelty Free

Rabanada

Feita com pão amanhecido, leite, ovos e açúcar, é frita e polvilhada com canela e açúcar. Uma opção econômica e deliciosa, pode ser servida como sobremesa ou até mesmo no café da manhã.

Rabanada de forno: receita saudável de Natal com uva-passa e baunilha

Bolo de Natal

Similar ao panetone, o bolo de Natal é repleto de frutas cristalizadas e secas, como nozes, castanhas, uvas-passas e frutas cítricas, além de especiarias como canela e cravo.

Bolo de Natal – receitas simples e saudáveis

Pavê

Uma sobremesa clássica, é feita em camadas alternadas de biscoito champagne, creme de confeiteiro, frutas e/ou chocolate. Versátil e fácil de fazer, pode ser adaptada com ingredientes preferidos.

Frutas Cristalizadas

Não apenas usadas nos panetones e bolos, as frutas cristalizadas, como figos, cerejas, uvas-passas e laranjas, são consumidas puras ou como ingrediente em outras sobremesas.

Doces Tradicionais Natalinos: Qual Doce Preparar no Natal?

Brigadeiro de Nozes

Feito com nozes trituradas e cozidas com leite condensado e manteiga, esse doce é rico, saboroso, fa2cil de fazer e perfeito para a época festiva.

Biscoitos de Natal

São feitos em diversas formas e sabores, como canela, gengibre ou chocolate. São ótimas opções para servir aos convidados e também para presentear.

Pudins

Variações de pudins, como o de leite, leite condensado, pão, tapioca ou mesmo o pudim de claras, são muito apreciadas durante as festividades de fim de ano. São sobremesas relativamente simples de fazer e costumam agradar a todos os paladares.

Manjares

Essa sobremesa, também conhecida como manjar branco, é feita com leite de coco, leite condensado, maisena e coco ralado. É uma opção econômica, simples de fazer e bastante popular nas mesas de Natal.

Doces de Frutas Típicas

Compotas e doces feitos com frutas típicas da estação, como figo, abacaxi, pêssego em calda, goiabada e cocada, são apreciados por muitos durante as festividades.

Frutas ao forno: sobremesa light saudável e gostosa 

Rocambole

Com recheios variados, como doce de leite, chocolate, goiabada ou até frutas, o rocambole é uma opção diferente e saborosa para quem quer inovar nas sobremesas natalinas.

Tortas e Cheesecakes

Tortas de frutas, como a torta de maçãs, torta de nozes ou cheesecakes, também são opções apreciadas durante as celebrações, com sabores marcantes e texturas deliciosas.

Receitas de torta viva: bem-estar, bom humor, contra depressão

Ovos Nevados

Conhecidos também como “merengues com creme inglês”, são claras em neve cozidas e servidas sobre um creme de baunilha, proporcionando uma mistura leve e saborosa.

Gelatinas Decoradas

Gelatinas coloridas, decoradas com frutas, doces ou até mesmo camadas multicoloridas, são sobremesas lúdicas e atraentes para a mesa natalina.

Doces Veganos

Veganos também vão saborear um doce Natal. Veja aqui -> Doces Veganos para uma Ceia sem crueldade.

Estes doces, pudins e sobremesas são apenas alguns exemplos do vasto leque de opções presentes nas festividades de Natal no Brasil, oferecendo uma grande variedade de sabores, texturas e experiências culinárias para aproveitar a época festiva.

Talvez te interesse ler também:

Ceia de Natal Vegana: 15 Receitas para um Natal sem Crueldade!

15 Livros Clássicos para presentear no Natal

Receita de Peru Vegano para um Natal Sem Crueldade Animal

Os 10 Melhores Filmes Cults para Assistir no Natal

Como dar presentes ecologicamente corretos no Natal

Brincadeiras e jogos para animar a Celebração do Natal




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...