Os 10 Melhores Filmes Cults para Assistir no Natal


O Natal é uma época mágica que inspira o prazer de assistir a filmes acolhedores e marcantes. Além dos clássicos comerciais, existem verdadeiras joias cinematográficas que capturam o espírito festivo de maneiras únicas e inesquecíveis. Confira alguns filmes cults e clássicos para celebrar o Natal de forma diferente.

A Felicidade não se compra (1946) – Dir. Frank Capra

Sinopse: A Felicidade Não Se Compra é sobre George Bailey, um homem que, em um momento de desespero, está prestes a se suicidar na véspera de Natal. Um anjo chamado Clarence aparece para mostrar a George como seria a vida das pessoas ao seu redor se ele nunca tivesse existido. Ao ver o impacto positivo que teve na vida delas, George percebe o valor da sua própria existência e o significado das relações humanas. O filme é uma reflexão inspiradora sobre a importância de cada pessoa e o verdadeiro espírito do Natal.

Assista ao trailer oficial, legendado: 

Na Mira do Chefe – In Bruges (2008) – Dir. Martin McDonagh

Sinopse: O filme conta a história de dois assassinos profissionais, Ray (interpretado por Colin Farrell) e Ken (interpretado por Brendan Gleeson), que são enviados para se esconderem na cidade de Bruges, na Bélgica, após um trabalho mal sucedido. Enquanto esperam instruções do chefe, eles exploram a cidade durante a temporada de Natal, lidando com suas próprias questões pessoais e éticas. A atmosfera festiva contrasta com a tensão do enredo, proporcionando um pano de fundo interessante para os eventos do filme.

Assista ao trailer oficial. O filme é para maiores.

Gremlins (1984) – Dir. Joe Dante

É um filme que, apesar de ser conhecido por sua natureza um tanto sombria, captura a essência do Natal com uma trama ambientada durante as festividades e um protagonista adorável, chamado Gizmo.

Sinopse: “No Natal, um inventor presenteia seu filho com um bichinho de estimação nada comum: um monstrinho chamado Gizmo, com a condição de que ele não fosse exposto ao sol nem à água e nem alimentado após a meia-noite.”

Assista ao trailer do Gremlins legendado em português:

Papai Noel às Avessas (2003) – Dir. Terry Zwigoff

Sinopse: Papai Noel às Avessas é sobre um Papai Noel embriagado, Willie, que junto com seu parceiro Marcus, se disfarça para roubar lojas durante o Natal. Durante seus planos, Willie faz amizade com um garoto solitário, Thurman, o que acaba mudando sua perspectiva sobre o feriado e sua própria vida. O filme é uma comédia natalina irreverente que explora temas de redenção e amizade de maneira sarcástica e pouco convencional.

Assista ao trailer oficial legendado em português: 

O Estranho Mundo de Jack (1993) – Dir. Henry Selick

Uma animação produzida por Tim Burton que oferece uma perspectiva única sobre o Natal, combinando o mundo macabro de Burton com a magia e a alegria da temporada.

Sinopse: “Jack Skellington (Chris Sarandon) é um ser fantástico que vive na Cidade de Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos.”

Assista ao trailer abaixo:

Black Christmas (1974) – Dir. Bob Clark

Sinopse: Black Christmas é um filme de terror que se passa durante as festividades natalinas. A trama acompanha um grupo de jovens mulheres da irmandade universitária que começam a receber mensagens perturbadoras e ameaçadoras durante as férias de inverno. Quando uma delas desaparece, as outras começam a perceber que estão sendo alvo de um misterioso e aterrorizante assassino em série. O filme explora temas de suspense, mistério e terror, criando uma atmosfera sombria e tensa enquanto as personagens tentam desvendar a identidade do assassino e sobreviver às suas investidas durante a noite de Natal.

Assista ao trailer: 

Meet John Doe – Adorável Vagabundo (1941) Dir. Frank Capra

Um filme clássico dirigido por Frank Capra que não é especificamente sobre o Natal, mas culmina com uma cena importante durante a época festiva. A trama segue Ann Mitchell, uma jornalista desempregada, que cria um personagem fictício chamado John Doe, um homem desiludido com a sociedade e planejando suicídio como forma de protesto. A história ganha destaque quando John Doe, na verdade um vagabundo chamado Long John Willoughby, atrai a atenção do público e se torna um ícone de esperança e mudança. O filme aborda temas de manipulação midiática, esperança e valores humanos. O clímax ocorre durante a véspera de Natal, onde a história de John Doe se desenrola em um ambiente festivo, enfatizando a importância do amor ao próximo, solidariedade e a busca por um mundo mais justo e compassivo.

Assista ao filme completo no vídeo abaixo:

Die Hard (1988) – Dir. John McTiernan

Um clássico de ação que se passa durante uma festa de Natal, trazendo um contexto festivo para a adrenalina.

Sinopse: “Durante as festividades de Natal, um policial nova-iorquino vai visitar sua esposa em Los Angeles. Lá chegando, dirige-se à festa de Natal da empresa onde ela trabalha. Durante as festividades, um grupo de terroristas alemães invadem o prédio e seqüestram todos os convidados, com a intenção de roubar US$ 640 milhões em ações.”

Assista ao trailer oficial: 

O Grinch (2000) – Dir. Ron Howard

Uma reinterpretação visualmente marcante do clássico conto do Dr. Seuss, tem singularidade visual e mensagem de espírito natalino.

Sinopse: “Um Grinch (Jim Carrey) que odeia o Natal resolve criar um plano para impedir que os habitantes da pequena cidade de Quemlândia possam comemorar a data festiva. Para tanto, na véspera do grande dia, o Grinch resolve invadir as casas das pessoas e furtivamente roubar delas tudo o que esteja relacionado ao Natal.”

Assista ao trailer oficial: 

Parente é Serpente (1992) – Dir. Mario Monicelli

Uma comédia italiana maravilhosa, que oferece um olhar tragicômico sobre as dinâmicas familiares durante as festividades. Você vai reconhecer sua família nesse clásscio natalino.

Sinopse: “Um casal de idosos convida todos os seus filhos e netos para a sua casa, em Sulmona, em Abruzzo, para comemorar o Natal. Depois de um dia passado na igreja e jogando bingo, a avó pede às duas filhas e dois filhos para decidir entre si qual deles levará a ela e seu marido para viver com eles, agora que eles estão ficando velhos. Seus filhos inicialmente ficam felizes em saber que seus pais querem estar mais presentes, mas ninguém quer assumir a responsabilidade de levá-los para morar em sua casa.”

Assista ao trailer oficial: 

Filmes clássicos e antigos, que fogem do convencional podem oferecer uma perspectiva única sobre o Natal, mostrando que a magia dessa temporada pode ser encontrada nos lugares mais inesperados da tela grande.

E você? Tem algum filme para acrescentar em nossa lista?

Talvez te interesse ler também:

Brincadeiras e jogos para animar a Celebração do Natal

As Tradições mais Excêntricas do Natal no Mundo

Como dar presentes ecologicamente corretos no Natal




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...