Como dar presentes ecologicamente corretos no Natal


Nessa época do ano, qualquer parada em alguma loja dá pistas de que o Natal é uma época de muito consumo. Shoppings lotados, ritmo acelerado, compras, coisas, presentes. No entanto, esse talvez seja o melhor período para refletir sobre algumas questões: é necessário mesmo comprar tantas coisas? É preciso mesmo estar com a vida “zerada”, com tudo organizado e realizado para a entrada no novo ano? É tão importante assim dar tantos presentes, que vão virar itens descartáveis em breve e poluir o meio ambiente?

Se você é da turma daqueles que gostam de presentear, já pensou em dar presentes sustentáveis no Natal? A ideia é pensar também no Planeta e evitar enche-lo de mais coisas. Para isso, existem inúmeras opções, para todos os bolsos e gostos, de itens que certamente vão resultar em sorrisos e satisfação. Confira abaixo 10 opções de presentes ecologicamente corretos para presentear nesse Natal:

Roupas sustentáveis

A indústria têxtil é uma das que mais consome recursos naturais (segundo dados da Environmental Protection Agency). Por esse motivo, vale pensar em itens que sejam feitos com materiais mais sustentáveis, como fibras de bambu, algodão orgânico, cogumelos, entre outros. Existem inúmeras lojas que produzem esse tipo de peça. Vale lembrar que a preocupação com itens mais sustentáveis vai além do cuidado com o meio ambiente, toda cadeia de produção é levada em conta e exploração de mão de obra é algo que não pode fazer parte de um produto sustentável.

Cosméticos ecologicamente corretos

Existem inúmeras empresas que se preocupam em fazer cosméticos com produtos naturais e livres de uso animal. E essa é uma excelente escolha de presente. Que tal dar um kit ecológico, com cremes, sabonetes e produtos para cabelo? Esse é um presente que, geralmente, agrada muito.

Carregadores solares

Os eletrônicos, com uma durabilidade cada vez menor, estão entre os produtos que mais geram impactos ao meio ambiente. Por esse motivo, se puder optar por opções mais sustentáveis, melhor. Uma delas é o carregador portátil solar. Ele funciona como um carregador comum, mas a energia que ele usa é a do sol. O preço varia bastante, mas é possível encontrar opções bem em conta.

Plantas

Elas são baratas, deixam qualquer ambiente mais bonito e são uma opção para trazer a natureza para mais pertinho. Quer presente melhor que esse? Antes de presentear, verifique se a pessoa gosta de plantas e se tem espaço, mas existem plantas para todos os tipos de exigências. Das fáceis de cuidar e manter, às plantas que não precisam de terra, nem de luz solar. Tem planta pra todo freguês:

Produtos orgânicos

Que tal dar uma cesta de Natal só com produtos orgânicos? Dá para fazer uma deliciosa combinação, incluindo itens, como chocolate, geleia e até panetone vegano. Existem inúmeras opções no mercado e esse é um presente que certamente vai agradar.

Produtos artesanais

Nada mais carinhoso do que disponibilizar seu tempo para o outro: fazendo um presente artesanal é exatamente isso que você entrega. Existem inúmeros tutoriais online de produtos que podem ser feitos em casa:

Se você acredita não ter muita habilidade para o DYI, que tal comprar algo de comerciantes locais ou mesmo online, em sites especializados?

Bombas de semente

Bomba de Semente © Inherba

Bomba de Semente © Inherba

Um presente inusitado, perfeito para quem esta2 verdadeiramente engajado na causa ambiental. Bombas de sementes, como diz o nome são bombas (bolinhas) feitas de argila e contendo sementes. Com elas, o plantio e o reflorestamento ficam bem mais fácil. Saiba mais:

Canecas

Esse é um presente que, além de agradar, é sempre útil. As canecas podem ser temáticas, personalizadas ou só charmosas mesmo. Está aí um item que não vai ficar perdido no fundo do armário.

Ecobag

Existem muitas opções de sacolas sustentáveis, uma mais linda que outra. Elas podem ser uma ajudinha e tanto para ir ao mercado ou na feira. O mais legal é que isso evita ter que usar as sacolinhas de plástico das lojas, que são um dos itens que mais poluem o Planeta.

Bicicleta ou patinete

Esse é um presente um pouco mais ousado, ainda mais se o presenteado não souber andar de bicicleta. Brincadeiras à parte, a bicicleta é um item sustentável por natureza, pois o uso diminui o uso de carros, que são extremamente poluentes. O patinete também pode ser uma ótima opção, desde que não seja elétrico!

Presentes usados

Desde roupas, acessórios, móveis, joias e até telefones, o usado está na moda e veio para ficar. Saiba mais e veja as opções: Presente de Natal usado? Por que não?

Ao invés de presente, presença

É claro que as pessoas gostam de ganhar presentes, mas se tem uma coisa que agrada mais do que um produto, é poder estar perto de quem a gente ama. Então uma boa dica é simplesmente estar disponível, seja para ajudar na ceia, para cuidar do filho de algum parente ou amigo por algumas horas ou mesmo apenas ouvindo o que outro tem a dizer. No fim das contas, Natal é isso: estar presente. E isso dinheiro nenhum do mundo pode comprar.

Veja mais opções de presentes de Natal

15 Livros Clássicos para presentear no Natal

Neste Natal, seja Original: Dê Presentes que Dão Sorte

O que dar de presente de Natal? Dê um curso profissionalizante

20 Ideias de presentes criativos para dar no Natal

Sem dinheiro? Veja 7 presentes de Natal grátis e surpreendentes

20 Ideias de Presentes Baratos para um Natal Inclusivo

10 Maneiras de Embrulhar Presentes de Natal Sem Gerar Lixo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...