Presentes de Natal gratuitos e especiais para pessoas queridas

Presentes de Natal gratuitos e especiais para pessoas queridas

A gente já chamou o Natal 2020 de Natal da Pandemia e de Natal da Economia isso porque, com o coronavírus, muita gente perdeu entes queridos enquanto outras perderam o emprego, a renda ou tudo junto. Muito triste e muito difícil manter espírito de festa nessas horas. Mas vamos lá!
Frase pronta é muito tapa-buraco que mais atrapalha que ajuda nas horas de dificuldade. Mas vamos falar uma frase pronta, que vai cair sim como uma luta nesse Natal, onde estamos todos sem dinheiro para dar presente quando: os melhores presentes não têm preço!
Claro que você mesmo pode fazer o presente reutilizando o que tiver em casa, e de fato existem ideias muito bacanas. Deixamos alguns links aqui para você dar uma olhada e se inspirar a por a mão na massa.

Mas vamos falar de presentes gratuitos e especiais que podem fazer diferença na vida de muita gente, inclusive a tua.

O presente do perdão

Este foi mais um ano de conflito. A pandemia também dividiu águas entre os a favor e os contra o lockdown, os contra e os a favor do Donald Trump, e por aí vai.
Perdoar é um presente para si e para o outro porque o perdão é libertador.
Perdoar não é esquecer, perdoar é entender a diversidade de pensamento e deixar para lá as desavenças porque estas, dia após dia nos envenenam. Vamos perdoar principalmente como presente de Natal para nós mesmos.

O presente do presente

Já pensou que muita gente adoraria receber a tua presença como presente? Pessoas solitárias nas ruas, nas casas de repouso senil, nas prisões, nas clinicas de tratamento de toxicodependência e outras doenças… Alguns destes lugares podem aceitar visitas, voluntariado… Informe-se na tua cidade.
Você também pode se presentear com a tua presença vivendo o poder do agora, que é  uma tentativa – parece fácil mas é difícil – de entender que na vida, de fato, não existe nem passado, nem futuro. Existe só o agora! Entender isso é um presente!

O presente da gratidão

A gratidão é um ótimo presente a fazer a si mesmo porque a gratidão é poderosa para atrair abundância e riqueza em nossas vidas. É deveras um poder transformador.
Em vez de reclamar, agradeça porque há sempre coisas a ser grato, mesmo quando estamos no fim do poço. Isso não é positividade tóxica, aquela te faz paralisar diante das utopias, porque a vida é dura mesmo e é preciso reconhecer isso.
Gratidão é ter pé no chão. As coisas não são como gostaríamos que fossem – muito ruim isso – mas em vez de reclamar, vamos agradecer o que tiver de agradecer porque isso nos dá força para lutar.
Você pode inclusive treinar a gratidão escrevendo um diário da gratidão, ou seja, um lugar onde você poderá consultar de vez de quando para se lembrar que, há sim, motivos para agradecer.

O presente da amizade

Amizade é confiança, empatia. Dizer a um amigo que ele pode confiar em você é um presente realmente sem preço. Se você tiver um amigo a quem confiar e a quem você pode oferecer confiança, troque com ele esse presente maravilhoso!

O presente do exemplo

Dê aos teus filhos, aos teus alunos, aos teus colegas de trabalho, o presente do teu exemplo através de atitudes éticas e de responsabilidade afetiva para com o mundo. Nada mais legal que receber esse presente inspirador principalmente em época de Natal, cujo significado de solidariedade acabou sendo ofuscado pelo consumismo.

O presente do respeito

Coisa difícil respeitar. Parece fácil mas hoje temos lutas em pauta que parecem ridículas de existirem, em pleno ano 2000 e quase 21.
Gordofobia, racismo, preconceito de gênero, machismo, preconceito contra pobre, gay, transexual. Até contra TPM e menstruação é preciso lutar para “normalizar”, porque tem quem ache frescura tudo isso, como ainda tem gente que não respeita o fato de depressão ser uma doença.
Vamos dar o presente do respeito às escolhas das pessoas serem quem elas quiserem, ou puderem ser, dado que muitas vezes as pessoas não escolhem ser quem elas são.
Respeito também a si mesmo de poder dizer não, de não satisfazer as expectativas alheias.
Natal é época de fazer aquele balanço e em 2020 o balanço tá feito: a palavra do ano foi pandemia!
Se existe algum presente que essa situação poderia nos dar, é próprio o autoconhecimento e a consciência de que tem muita coisa que importa de verdade na vida das pessoas: amizade, respeito, solidariedade e gratidão.
Pensem nisso e acrescentem quantos presentes quiserem na nossa lista <3
Talvez te interesse ler também:
Bico-de-Papagaio ou Flor do Natal: a lenda conta que conquista corações
Covid-19: dicas para um Natal seguro na pandemia
Natal: 31 Curiosidades e Símbolos

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *