Sem dinheiro? Veja 7 presentes de Natal grátis e surpreendentes


Os melhores presentes não têm preço! Às frases prontas falta criatividade, mas sobra bom senso. Claro que você mesmo pode fazer o presente, reutilizando o que tiver em casa e, de fato existem ideias muito bacanas de artesanato (veja nos links ao final desse artigo). E claro também que você pode dar algo teu, de usado e valioso, mas que não usa mais. Mas vamos falar de outros tipos de presentes, aqueles que realmente não têm preço pois de tão preciosos, são impagáveis!

Estes são os presentes que podem fazer diferença na vida de muita gente, inclusive na tua:

O presente do presente

 

Já pensou que muita gente adoraria receber a tua presença como presente? Pessoas solitárias nas ruas, nas casas de repouso senil, nas prisões, nas clínicas de tratamento de toxicodependência, nos orfanatos e em tantas outras situações… Alguns destes lugares podem aceitar visitas, voluntariado… Informe-se na tua cidade.

Você também pode dar ao outro o presente da sua presença ajudando a família ou os amigos na preparação das festas, na limpeza das casas, ajudando as crianças com as lições de casa, enfim… ajudar por amor, e não por dinheiro, não tem preço!

O presente da gratidão

A gratidão é um ótimo presente. Hoje em dia ninguém agradece como se deve: de forma escrita, com um cartão ou email para ficar registrado. Reconhecer o apoio do outro, reconhecer um favor recebido, agradecer pela ajuda de alguém é tão fácil e difícil nos dias de hoje, porque ninguém está a fim de demonstrar ou reconhecer vulnerabilidades. Todos se acham super-homens e super-mulheres que não precisam de ajuda. Agradeça se alguém te ajudou. Ninguém sabe o dia de amanhã.

O presente da desculpa

Reconhecer uma mancada é outra coisa dificilísima nos dias de narcisismo em que vivemos. Ninguém erra e a culpa é sempre do outro. Ah! Quantos pedidos de desculpas seriam desejados neste Natal. Muitas guerras teriam tréguas, muitos mal-entendidos teriam se dissipado.

O presente da amizade

Amizade é confiança. Dizer a um amigo que ele pode confiar em você é um presente realmente sem preço. Se você tiver um amigo a quem confiar, e a quem você puder oferecer confiança, troque com ele esse presente maravilhoso!

O presente do exemplo

Dê aos teus filhos, aos teus alunos, aos teus colegas de trabalho, o presente do teu exemplo através de atitudes éticas e de responsabilidade afetiva para com os outros. Nada mais legal que receber esse presente inspirador principalmente em época de Natal, cujo verdadeiro significado de solidariedade acabou sendo ofuscado pelo consumismo.

O presente do respeito

Coisa difícil respeitar. Parece fácil, mas hoje temos lutas em pauta que parecem ridículas de existirem em pleno 2023/24.

Gordofobia, racismo, preconceito de gênero, machismo, etarismo, preconceito contra pobre, gay, transexual. Até contra TPM e menstruação é preciso lutar para “normalizar”, porque tem quem ache frescura tudo isso, como ainda tem gente que não respeita o fato de depressão ser uma doença.

Vamos dar o presente do respeito às escolhas das pessoas serem quem elas quiserem, ou puderem ser, dado que muitas vezes as pessoas não escolhem ser quem elas são.

O presente da escuta

As pessoas não se escutam na ânsia de falarem. Dar o presente da escuta a alguém é um presente raro e maravilhoso, mas não qualquer escuta, e sim a escuta atenta e amorosa, despida de preconceito. Valorize quem te escuta e presenteie quem te fala simplesmente não terminando frases, nem deduzindo teses. Se deixarmos as pessoas terminarem suas falas, seremos terapêuticos com elas.

Natal é época de fazer aquele balanço e se perguntar sobre o que, de fato, importa nessa vida? Pessoas, amizade, respeito, solidariedade, gratidão, escuta, não ser julgado… Pensem nisso e acrescentem quantos presentes quiserem em nossa lista <3

Talvez te interesse ler também:

10 ideias de presentes de Natal faça você mesmo

Presentes de Natal Faça Você Mesmo: 5 ideias para descanso de panelas 

Presentes de Natal: ideias econômicas para eles, elas, todEs

Natal: presentes incríveis com 5 ideias para reciclar jornais e revistas

10 lindos presentes de Natal para cães e gatos

Bico-de-Papagaio ou Flor do Natal: a lenda conta que conquista corações

Natal: 31 Curiosidades e Símbolos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...