Como fazer Bomba de Sementes para dar de presente no Natal


Bomba de sementes é um presente muito interessante, criativo e ecológico para dar no Natal. Descubra neste conteúdo o que são as bombas de sementes e como fazê-las para dar de presente.

Bomba de Semente © Inherba

Bomba de Semente © Inherba

O que é Bomba de Sementes?

As bombas de sementes são uma técnica de plantio que consiste em bolas compostas por argila, terra e sementes, que podem ser lançadas nas áreas desejadas para promover o crescimento de plantas.

A técnica remonta a diversas culturas e movimentos ao longo da história. No entanto, o conceito moderno de bombas de sementes como um método de guerrilha verde. ou prática de reflorestamento, está associado ao movimento ambientalista contemporâneo.

A ideia básica por trás das bombas de sementes é encapsular sementes em uma mistura de argila e terra, formando uma bola que pode ser lançada em áreas degradadas ou desabitadas. Quando as condições são adequadas, a argila se dissolve, a semente entra em contato com o solo e começa a germinar.

Um dos primeiros relatos conhecidos dessa técnica remonta ao artista e ativista japonês Masanobu Fukuoka, que, na década de 1930, desenvolveu uma técnica de plantio direto que envolvia lançar sementes sobre campos arados.

O uso mais difundido das bombas de sementes modernas ocorreu nas décadas de 1970 e 1980, através da ativista ambiental Liz Christy, em Nova York, que popularizou essa técnica nos Estados Unidos.

Liz Christy liderou o movimento Green Guerrillas, no qual as bombas de sementes foram usadas para transformar espaços urbanos abandonados em jardins comunitários. Desde então, a prática foi considerada globalmente como uma forma criativa e acessível de restauração ecológica, conscientização ambiental e engajamento comunitário.

Embora as bombas de sementes tenham uma origem multifacetada e tenham evoluído ao longo do tempo, o conceito geral permanece o mesmo: fornecer uma maneira fácil, artesanal e divertida de promover o crescimento de plantas em áreas que necessitam de restauração ecológica.

Como fazer uma bomba de semente

Agora que já sabe o que é uma bomba de sementes e sua utilidade, aprenda a prepará-la:

Materiais necessários:

  • Argila (pode ser encontrada em lojas de artesanato)
  • Terra (pode ser comprada em lojas de jardinagem)
  • Sementes de frutas, flores ou ervas (escolha sementes que sejam nativas e adequadas para o clima da região)
  • Um recipiente para mistura dos ingredientes
  • Uma bandeja para colocar as bombas de sementes para secar
  • Água (se precisar umedecer mais a argila)
  • Luvas (opcional)

Passos:

  1. Misture os ingredientes: Em um recipiente, misture a argila com a terra. A proporção é de 3 partes de argila para 1 parte de terra. Use as mãos ou uma colher para garantir que os dois ingredientes sejam bem combinados.
  2. Adicione as sementes: Escolha sementes adequadas ao clima e ao tipo de solo da região onde vive a pessoa que receberá o presente, e adicione-as à mistura de argila e terra.
  3. Se necessário, adicione água: Se precisar umedecer a mistura para dar liga, adicione um pouco de água na massa e continue a mexer até obter uma consistência que permita formar bolas firmes. Certifique-se de não adicionar água em excesso, pois isso pode dificultar a formação das bombas.
  4. Forme as bombas: Com a mistura pronta, pegue pequenas porções e forme bolas compactas. Elas devem ter um tamanho que seja fácil de manusear.
  5. Deixe secar: Coloque as bombas de sementes em uma bandeja e deixe em local fresco e seco para secar. Isso pode levar algumas horas ou até um dia, dependendo das condições ambientais.

Embalar para Presente

Após fazer as bombas de sementes para presentear, embale-as, quando já estiverem secas. Você pode embrulhar as bombas de sementes com papel reciclado, rolo de papel higiênico ou colocá-las em saquinhos de tecido vegetal.

Cartão com Instruções

Depois que embalar as bombas de sementes para presente, anexe um cartão com as instruções de como utilizá-las, escrevendo as seguintes orientações:

Instruções para quem receber as bombas de sementes:

  1. Escolha o local: Escolha uma área ao ar livre para as plantas crescerem. Pode ser um jardim, terreno baldio ou qualquer espaço verde disponível.
  2. Plante as bombas: Simplesmente coloque as bombas de sementes no solo. A chuva e a umidade da terra ajudam a dissolver a argila, permitindo que as sementes germinem.
  3. Cuide do crescimento: Acompanhe o crescimento das plantas e forneça água, se necessário.

 Tutoriais em Vídeos

A psicóloga e contadora de histórias, Ana Flávia Basso, ensina neste vídeo do seu canal Educar com Histórias, como fazer bombas de sementes utilizando somente argila e sementes:

Neste outro vídeo do canal Jardins, a paisagista Teresa Chambel ensina como fazer bombas de sementes, misturando argila, substrato, sementes e um pouco de água:

Natal Verde e Ecológico

Presentear com bombas de sementes é uma iniciativa que irá deixar o Natal mais verde e ecológico, pois o lançamento delas no solo contribui para o surgimento de novas árvores e flores.

Que este Natal seja como as bombas de sementes que compartilhamos, repleto de amor, esperança e a promessa de um futuro mais verde e próspero.

Que as sementes que plantamos hoje floresçam em alegrias e realizações!

Feliz Natal!

Fontes: 

  1. Protect Wildlife Today
  2. Ana Flávia Basso
  3. Jardins

Veja mais iniciativas verdes, em:

10 Maneiras de criar áreas verdes em espaços urbanos

Disk Árvore: Mudas entregues aos moradores deixam cidades de SP mais verdes e frescas

Telhado verde nas coberturas dos prédios para reduzir o calor nas cidades

Como criar uma área verde na tua cidade

Urban Jungle: Faça você mesmo a sua floresta em casa




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...