10 Maneiras de Embrulhar Presentes de Natal Sem Gerar Lixo


Presentes de Natal e lixo, muito lixo…. embalagens, invólucros, fitas, caixas, sacolas, papeis, tem de tudo e às vezes é mais embrulho do que presente. Mas para ter um Natal ecológico, o que podemos fazer? Simplesmente deixar de embrulhar os presentes? Não! Pois existem alternativas melhores!

Dar presente de Natal é uma tradição cristã, que remonta à história do menino Jesus, que recebeu dos 3 reis magos (Baltazar, Belchior e Gaspar) 3 presentes (ouro, mirra e incenso). Continuar essa tradição é maravilhoso, desde que o presente venha do coração e não seja simplesmente consumo. Embrulhar os presentes também faz parte, porque a surpresa ao desembrulhar é algo mágico e que faz bem.

Então, a solução é embrulhar os presentes de maneira ecológica e existem infinitas possibilidades para isso. Aqui vamos dar apenas algumas ideias. Use a imaginação (e o que tiver em casa).

Embrulhar presente com jornais, revistas, papel de pão…

Reutilize papeis de jornais, revistas e pães para embrulhar. O grande truque green é na hora de fechar o embrulho. Use fitas naturais, barbantes e cordas para amarrar e fechar o presente. Também vale reutilizar fitas e laços antigos, de outros presentes, ou ainda usar fita adesiva ecológica (de papel biodegradável).

O resultado é lindo! E que tal usar os próprios jornais e papeis de revista para fazer você mesmo o presente?

Leia aqui -> Faça você mesmo o presente reutilizando jornais e revistas

Embrulhe presente com Furoshiki

Uma técnica japonesa que consiste em amarrar coisas usando um lenço. Interessante que o lenço acaba sendo um segundo presente. Com Furoshiki você pode embrulhar garrafas, compor cestas e bolsas.

Veja mais aqui -> Furoshiki: 10 coisas que você pode fazer com lenços

Reutilize embalagens metálicas para embrulhar presentes

Sabe aqueles saquinhos de batatinha chips? Pois esse tipo de comida, e de embalagem, é mesmo um lixo! Difícil ou impossível de reciclar. Por isso, se você tiver algum desse saquinho em casa, reutilize-o, virando do lado metálico, no avesso, para embrulhar o presente. E para fechar o saquinho, já sabe: use barbante, reutilize fitas, etc.

Use rolo de papel higiênico para fazer caixinha de presente

©Ideias Fantásticas/Youtube

©Ideias Fantásticas/Youtube

Com o rolo de papel higiênico você pode compor lindas caixinhas de presente. Leia mais aqui -> Como reutilizar rolo de papel higiênico e aqui ->como fazer caixas de presente.

Embrulhe presente reutilizando roupa e tecido velho

Roupas velhas, toalhas, lençóis e outros tecidos podem ser usados para embrulhar coisas. Use-o como se fosse um papel de presente. E você pode fazer tiras do tecido que sobrar, para amarrar os presentes.

Reutilize caixas de sapatos para embrulhar presente

Quem não tem caixa de sapatos em casa? Fácil reutilizá-las para empacotar presentes. E se a caixa for grande demais para o presente, use papel picado como enchimento. Você também pode forrar, desenhar e pintar o lado de fora da caixa. Que tal usar cadarços antigos, no lugar das fitas, para combinar com a reciclagem?

Use casca de noz para fazer caixinha de joia

Olha que ideia! Se o presente for pequeno e couber em uma casca de noz, use-a para fazer uma linda caixinha. Forre dentro com restos de feltro ou papel. Amarre com fitas naturais e pronto. Lindo!

Bolsas ecológicas

Dois presentes em um se você puder fazer uma bolsa ecológica, com sobras de tecidos ou sutiãs, como a da foto abaixo. Veja AQUI como fazer bolsa reutilizando sutiã velho.

A bolsa serve como embrulho e como presente:

© Cut Out and Keep

© Cut Out and Keep

Sacola reciclada de caixa de cereal

Fonte foto: cucicucicoo

Você também pode improvisar uma “bolsa”, amarrando um barbante em ambos os lados de uma caixa de cereais. Ótima ideia! Pode ser outras caixas de alimentos.

Decoração natural

©Kari Shea/Unsplash

©Kari Shea/Unsplash

Em vez de lacinhos, florzinhas e fitinhas de plástico, use ramos, galhos, flores e frutas secas para enfeitar os embrulhos. A aparência rústica do presente, por incrível que pareça, dá um toque elegante ao presente.

Outra ideia é usar botões para fechar os embrulhos. Olha que lindo!

Bom, como dissemos no início, as ideias são infinitas…

Quando for comprar o presente, dispense o embrulho e faça-o você mesmo. Mas melhor ainda é você fazer também o presente. Ideias e opções não faltam.

Talvez te interesse ler também:

Presente de Natal usado? Por que não? Veja as opções

Presentes Sustentáveis para o Natal: 10 Ideias Faça Você Mesmo

Natal: 10 presentes Feng Shui para a casa (e atrair sorte)

O que dar de presente de Natal? Dê um curso profissionalizante

Presente de Natal: faça você mesmo esse objeto útil para todos

Faça você mesmo este presente de Natal místico e original




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...