Bambu: porque é uma alternativa sustentável e matéria-prima do futuro


Em tempos em que se fazem urgentes alternativas sustentáveis para serem empregadas nas diversas áreas da nossa existência, evitando o desmatamento, o desperdício e o excesso de lixo, surge a ideia de se utilizar o bambu na construção civil.

Saiba por que o bambu é uma alternativa sustentável e viável para servir como matéria-prima na bioconstrução e para outras finalidades.

O impacto ambiental da Construção Civil

A construção civil é das grandes causadoras da devastação da natureza e dos danos ao meio ambiente. As matérias-primas utilizadas na construção não são nada ecológicas: o cimento é um dos maiores emissores de CO2, a madeira derruba florestas, o aço, o ferro e outros minerais produtos da mineração, estão estritamente ligados à uma atividade de alto impacto ambiental.

Para evitar que esses prejuízos aumentem, a escolha dos materiais utilizados na construção civil, bem como tecnologias alternativas de baixo impacto, serão de fundamental importância e farão toda a diferença para a preservação ambiental.

Veja o que Brianna Bussinger e Rafael Alves, criadores da Encaixe Soluções Alternativas, dizem sobre as vantagens e os motivos de se utilizar o bambu como matéria-prima.

As vantagens do uso do Bambu

O bambu é um material que oferece múltiplas vantagens, pois o seu emprego na construção civil e em outras áreas traz vários benefícios:

  • Melhor alternativa do que a madeira e de fácil cultivo, essa planta se dá bem bem diversos climas e solos
  • Absorve bastante o CO2 da atmosfera
  • É resistente, flexível e leve, sendo um material de fácil transporte.
  • Por ser um material com várias vantagens, a sua disponibilização no mercado vem sendo crescente e cada vez mais fornecedores, arquitetos, bioconstrutores, designers e mão-de-obra especializada vêm optando por essa matéria-prima.
  • O bambu tem um crescimento muito mais rápido do que as outras madeiras de corte, essa é a sua principal característica sustentável, porque facilmente renovável.

Motivos para se utilizar o Bambu

Além das vantagens que já foram descritas, existem várias razões que mostram que o bambu é uma ótima opção para ser utilizada em projetos de construção e arquitetura:

  • O bambu além de ser um recurso renovável, substitui a madeira evitando a devastação das florestas.
  • É um vegetal que se adapta em diversas regiões, desde a áridas até as úmidas, em áreas de baixas ou altas altitudes, por isso é de fácil cultivo.
  • A planta do bambu contribui para diminuir o efeito estufa, pois, é um dos vegetais que mais libera oxigênio.
  • É uma planta que cresce rápido e bastante (renovável).
  • Como matéria-prima, o bambu é altamente aproveitável, pois, suas partes são utilizadas para diversos fins.
  • O bambu é um material que tem diversas aplicações, tais como: móveis, artesanato, piso, papel, construção, paisagismo, carvão, decoração, tapeçaria, etc.
  • Seu cultivo dispensa o uso de fertilizantes químicos, herbicidas e pesticidas.
  • As raízes e rizomas do bambu nutrem o solo, mesmo após a colheita dessa planta.
Leia também:

Bambu, matéria-prima não só do futuro

Do presente também pois, com todos esses argumentos a favor, por que não inovar e usar esse recurso, que além de versátil confere estética e beleza ao ambiente, além de ter diversas utilidades e empregos criativos?

Talvez te interesse ler também:

ENERGIAS LIMPAS, ENERGIAS RENOVÁVEIS OU ENERGIAS ALTERNATIVAS?

SAID TRINDADE, O PARAENSE QUE CRIOU O CANUDO DE BAMBU QUE VIRA ADUBO

FARINHA DE BAMBU? UAU! É CAPAZ DE REDUZIR O COLESTEROL!




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...