Vinagre de bambu: o que é, e para que serve


O vinagre de bambu é uma iguaria tradicional em algumas culturas asiáticas, como a chinesa, japonesa e a coreana. Esse produto oferece vários benefícios para a saúde e possui diversas utilidades. Saiba a seguir, os benefícios, usos e outras informações relacionados ao vinagre de bambu.

O que é, e como é produzido o vinagre de bambu

O vinagre de bambu é produzido tradicionalmente em países asiáticos, como por exemplo, o Japão.

Neste país, os produtores desse vinagre colhem os talos do bambu e extraem sua seiva usando métodos tradicionais, trazendo à tona suas melhores propriedades através de sua fermentação por anos a fio.

O produto final é altamente ácido, por isso é chamado de “vinagre”, mas contém mais de 520 compostos orgânicos diferentes, juntamente com uma variedade de minerais.

Essas propriedades únicas tornam o vinagre de bambu um produto valioso no Japão, que historicamente tem sido usado para tudo, desde esterilização e desodorização, até fins medicinais ou de relaxamento.

Para que serve o vinagre de bambu

Este produto é usado principalmente na culinária como um condimento ou tempero. E serve para adicionar um toque agridoce a pratos como saladas, sopas, molhos, marinadas e até mesmo para conservar vegetais e fazer picles.

No Japão, o vinagre de bambu também é reconhecido por diversos usos medicinais, como eliminar o odor dos pés, suavizar a pele, aliviar dores e picadas de insetos, melhorar a circulação sanguínea e em tratamento de doenças dermatológicas, como eczema e dermatite atópica, através da sua adição na água do banho.

No Ocidente, o vinagre de bambu é mais comumente encontrado em forma de almofadas de desintoxicação para os pés.

Essas almofadas são aplicadas durante a noite e são bem avaliadas por clientes na Amazon.

Alguns compradores relataram sentir-se mais dispostos pela manhã após o uso das almofadas e outros mencionaram a redução de alergias. No entanto, alguns usuários observaram o mau cheiro e a mudança de cor das almofadas pela manhã.

A alteração do cheiro e da cor nas almofadas ocorre devido à umidade dos pés ou ao vapor da água quente.

Benefícios do vinagre de bambu

Através do uso tradicional e popular, acredita-se que o vinagre de bambu possa ajudar na digestão, promover a perda de peso, regular o açúcar no sangue e até mesmo melhorar a saúde da pele. No entanto, é importante notar que esses benefícios não são cientificamente comprovados e podem variar de pessoa para pessoa.

Seguem mais benefícios creditados ao vinagre de bambu:

Vinagre de bambu: uma preciosidade para os asiáticos

Para os asiáticos, o vinagre de bambu é um produto precioso, usado para diversas finalidades, mas no Brasil ainda não é tão conhecido. Por isso, estamos divulgando estas informações.

Além do mais, o Brasil tem a maior floresta nativa de bambu do mundo e o bambu é uma alternativa sustentável e matéria-prima do futuro. Por que também não utilizá-lo para a produção nacional desse valioso vinagre?

Você já tinha ouvido falar no vinagre de bambu?

Fontes:

Veja mais utilidades do bambu em:

Farinha de bambu? Uau! É capaz de reduzir o colesterol!

Feita de barro e bambu, empoderando gente local, obra ganha prêmio de arquitetura

Lindas e sustentáveis, garrafas feitas de bambu para substituir as de plástico

Broto de Bambu: Todos os benefícios e 5 receitas para experimentar

Said Trindade, o paraense que criou o canudo de bambu que vira adubo




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...