O treino ideal para queimar gordura e perder peso é esse, segundo estudos


Ai como seria bom queimar apenas aquela gordurinha acumulada nos lugares “errados” do corpo. A ciência está em busca de descobrir a fórmula mágica para isso e nada de fantástico descobriu-se até agora. Mas existem sim exercícios melhores para queimar gordura e perder peso e um, em especial, é o melhor de todos.

Veja o que dizem os estudos.

Fazer apenas exercícios (sem dieta) não basta para emagrecer: a atividade física é fundamental, pois ela ajuda a queimar o açúcar no sangue, evitando que as calorias a mais se transformem em gordura. A atividade física também faz com que o corpo se acostume a queimar calorias porque, quando se faz apenas dieta, o corpo logo se acostuma a gastar menos energia com a ingestão menor de alimento… e lá vem a gordura.

Conheça os 4 melhores treinos para queimar gordura e perder peso, sendo um deles, em especial, o melhor de todos.

Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são movimentos ininterruptos que podem ser executados em diversas intensidades. Assim, pode-se começar devagar e ir aumentando a intensidade, fazendo com que o corpo nunca se acostume e gaste sempre mais calorias.

O único problema é que, segundo alguns especialistas, exercícios aeróbicos (ou cardiovasculares) aumentam o cortisol (hormônio do estresse) que acabaria por inibir a perda de gordura porque o corpo entende que, em momentos de estresse, é preciso guardar energia.

Para que sejam sempre eficientes, é indicado alternar a intensidade dos exercícios (para que o corpo não se acostume à mesma perda energética) ou alternar aeróbicos com outros tipos de atividade física.

Musculação ou treinamento de força

Embora a musculação não seja a mais indicada para emagrecer, exercitar-se usando o próprio peso ou levantando peso externo ajuda a acelerar o metabolismo. Ao ganhar massa muscular o corpo precisa de maior gasto energético para mantê-la  (os músculos consomem mais energia do que a gordura mesmo enquanto dormimos, pois o corpo trabalha para reparar os tecidos musculares estressados ​​pelo treinamento).

Além disso, estudos mostram que a musculação melhora a ação da insulina porque os receptores de insulina ligados aos músculos são mais sensíveis do que os das células adiposas, o que ajuda na redução da gordura.

Leia mais:

HIIT- Treinamento Intervalado de Alta Intensidade

agachamento treino Tabata

©Maksim Goncharenok/Pexels

Um treino completo que trabalha músculos e coração, o HIIT é famoso por fazer queimar mais calorias em menos tempo. O HIIT queima em 20 minutos o que os exercícios de intensidade baixa ou moderada queimariam em 50.

É de fato um treino que requer mais energia e oxigênio para ser executado, mas há contraindicações: o HIIT não é para todos pois pode ​​​​aumentar o risco de lesões e causar maior estresse cardiovascular.

Embora o HIIT seja de fato um super treino, uma revisão publicada na Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde concluiu que o HIIT não melhorou estatisticamente os marcadores da composição corporal (circunferência da cintura, massa muscular, peso, etc) em relação ao grupo de controle.

Leia mais:

Exercícios aeróbicos (cardio) + peso

Para entender qual é o melhor exercício para queimar gordura e perder peso, um estudo foi realizado com 119 adultos sedentários e com excesso de peso, divididos em 3 grupos:

  1. ao primeiro grupo foi oferecido treinamento cardiovascular,
  2. ao segundo, exercícios com pesos
  3. e ao terceiro grupo cardio + peso.

Após 8 meses, aqueles que fizeram apenas cardio e cardio + pesos perderam mais peso (e gordura). Enquanto os participantes dos grupos pesos e cardio + pesos ganharam mais músculos. Resultado: O grupo que praticou cardio + pesos foi o que conseguiu melhorias na composição corporal, perdendo gordura e ganhando massa muscular.

O melhor de todos

O corpo gasta energia estando simplesmente vivo, respirando, pensando, fazendo digestão… E os exercícios físicos físicos gastariam apenas entre 10 e 30% da energia que adquirimos através dos alimentos.

Por isso, não tem jeito, não tem fórmula mágica: para queimar gordura e perder peso é preciso misturar atividade aeróbica com musculação (ou usar o peso do próprio corpo) e ter uma alimentação saudável.

Contudo, não é para ficar triste porque não existe mágica. Na verdade, exercícios físicos fazem bem, liberam hormônios da felicidade em nosso corpo, o que nos faz ficar bonitos e saudáveis por dentro, e consequentemente por fora.

Fonte: Gazzetta.it

Talvez te interesse ler também:

Método Tabata: queime MUITAS calorias em POUCO tempo

Qual a melhor hora para se exercitar para emagrecer ou ganhar massa?

Se pensar queima tanta caloria, por que não emagrece?

Remédios Naturais e Caseiros para Emagrecer

Dieta para perder barriga: o cardápio da barriga lisinha

Como perder gordura visceral (barriga) com uma bebida simples e econômica




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...