Qual a melhor hora para se exercitar para emagrecer ou ganhar massa?


Qual é a melhor hora do dia para se exercitar? Depende do objetivo! Quer emagrecer ou ganhar massa muscular? Mas o horário é o mesmo para homens e mulheres? Descubra tudo aqui!

Um estudo recém-publicado na Frontiers in Physiology descobriu que a melhor hora do dia para se exercitar pode ser diferente para homens e mulheres. Os motivos não estão claros, mas hormônios, relógios biológicos e ciclos de sono-vigília são os fatores que podem contribuir para as diferenças.

O método

O estudo foi realizado com 30 mulheres e 26 homens – todos ativos e saudáveis, com idades entre 25 e 55 anos – que treinaram durante 12 semanas pela manhã ou à noite. Todos os participantes foram analisados ​​em amostras separadas, do início – semana 0 – ao fim – semana 12.

Força muscular, resistência, potência, composição corporal, massa gorda, gordura abdominal, pressão arterial sistólica/diastólica, relação de troca respiratória, perfil de estados de humor e ingestão alimentar foram os parâmetros analisados.

Os resultados

O estudo sugere que, em mulheres, o exercício matinal reduziu a gordura abdominal e a pressão arterial, enquanto o exercício noturno melhorou o desempenho muscular delas.

Na amostra masculina, o exercício noturno aumentou a oxidação da gordura e reduziu a pressão arterial sistólica e a fadiga.

Os resultados podem ser importantes para otimizar os parâmetros de saúde e desempenho individual, e podem ser independentes da ingestão de macronutrientes.

Menos barriga é mais

Não é questão apenas de estética: o excesso de gordura abdominal, a qual envolve os órgãos internos do corpo, é um problema de saúde (não de estética). A gordura abdominal está relacionada a 6 tipos diferentes de câncer, tanto para homens quanto para mulheres.

Leia mais aqui:

Conclusões

Mulheres que queiram reduzir a gordura abdominal e reduzir a pressão arterial devem priorizar os exercícios matinais.

Mas as mulheres que quiserem melhorar a força muscular na parte superior do corpo, devem se exercitar de noite – o que também melhora o humor.

Já os exercícios no final do dia para os homens, é melhor para a saúde cardíaca e metabólica deles- reduzindo o risco de condições como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e derrame.

Todos os participantes melhoraram a saúde

Todos os participantes tiveram pressão arterial e gordura corporal testadas ao longo do estudo, bem como flexibilidade, força e potência aeróbica no início e no final do estudo. Todos apresentaram melhoras na saúde geral e no desempenho ao longo dos testes de 12 semanas, independentemente do quando se exercitaram.

“A melhor hora para o exercício é a melhor hora para você fazer isso e encaixá-lo em sua agenda”, diz Paul Arcerio, principal autor do estudo e professor de saúde e ciências fisiológicas humanas no Skidmore College, estado de Nova York.

Mesmo assim, o estudo é útil para aqueles que podem escolher a hora ideal do dia para se exercitarem, de acordo com seus objetivos.

Talvez te interesse ler também:

Jennifer Aniston e os seus mais sinceros segredos de beleza

Método Tabata: queime MUITAS calorias em POUCO tempo

Se pensar queima tanta caloria, por que não emagrece?

Academy Freestyle: chega ao Brasil academia que permite malhar pelado

HIIT: o que é e por que funciona? 7 benefícios para a saúde




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...