Se pensar queima tanta caloria, por que não emagrece?


Viver é energia. Muita gente acha que só se queima calorias (energia) correndo ou fazendo atividade física, mas a verdade é que enquanto estamos vivos, estamos gastando energia, mesmo estando parados, apenas pensando.

Respirar, digerir, bombear o sangue, todas as atividades necessárias para nos mantermos vivos requerem energia (gastam calorias).

E pensar é uma das atividades que mais gasta energia.

O cérebro é o órgão que mais gasta energia

Que pensar pode ser cansativo, grande parte das pessoas já percebeu. Basta lembrar de quando esteve diante de um problema de difícil situação e se sentiu como se tivesse corrido uma maratona. Mas será que pensar gasta tanta energia assim, a ponto de fazer perder peso? Para responder essa pergunta, é bom ir por partes.

Inicialmente, sim. Pensar gasta muitas calorias. O equivalente a andar na esteira, correr por 30 minutos (a uma velocidade de 8.5km/h) ou dançar.

O cérebro, na realidade, é o órgão que mais gasta energia. Então, pensar queima calorias.

Em estado basal – que ocorre quando o organismo faz atividades mínimas necessárias para sobreviver, como respirar – o cérebro pode consumir até 350 calorias em um dia, representando 20% do que as pessoas costumam gastar diariamente, de acordo com informações do professor da Universidade de Granada e Pesquisador do Centro de Pesquisa Mente, Cérebro e Comportamento, Ignacio Morón.

Esse é o gasto comparável ao de atividades como correr, andar e dançar.

Para verificar como se dá esse gasto calórico, os pesquisadores medem o nível de irrigação sanguínea do cérebro. Vale lembrar que o principal combustível do cérebro é a glicose, então alguma fonte de “açúcar” é necessária para a sobrevivência, não tem jeito.

Porém a quantidade de gasto calórico vai depender da intensidade da tarefa intelectual executada.

Porém, embora pensar gaste muitas calorias, esse é um ato que não emagrece.

Por que pensar não emagrece?

Então, por lógica: penso e queimo caloria, logo, emagreço! Certo?

Errado! (senão estaríamos magros de tanto pensar!)

Pensar não emagrece porque, embora haja um grande gasto de calorias, a queima calórica cerebral não é suficiente para queimar gordura e emagrecer.

Ademais, o cérebro é um órgão e não um músculo. Um corpo musculoso queima mais calorias parado que um corpo sem músculo. Por isso, a recomendação médica para quem precisa emagrecer é fazer exercício aeróbicos para queimar gordura, e de força para ganhar músculo. Este conceito não se aplica ao cérebro, dado que o cérebro não é um músculo.

Exercite o cérebro mesmo assim

Você não vai parar de pensar porque pensar não emagrece (penso, logo existo!), até porque não é possível não pensar mas, brincadeiras à parte, exercitar seu cérebro tem outros benefícios.

Quem quiser fazer ginástica cerebral resolvendo problemas, montando quebra-cabeça, aprendendo uma nova língua, vai ter benefícios como aumentar as funções cognitivas, a memória, o foco e vai retardar o declínio cognitivo.

Resumindo…

Seu cérebro queima calorias realizando funções básicas. Queima um pouco mais se você pensar muito, mas não o suficiente para emagrecer.

Então exercícios físicos seguem sendo a melhor forma de perder peso, mas dá para aproveitar as corridas e caminhadas para solucionar questões difíceis. Talvez emagreça mais!

Talvez te interesse ler também:

Subir escada: economize energia, evite contágio e ganhe saúde 

Isotônico natural. Faça você mesmo seu ‘Gatorade’ em casa

Exercícios isométricos: tonificar e emagrecer sem se mexer

Pular corda: exercício completo. Emagrece, condiciona, tonifica




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...