Pular corda: exercício completo. Emagrece, condiciona, tonifica


Quem tal brincar de pular corda e, ainda, emagrecer? Ficar com músculos tonificados e ter um ótimo condicionamento físico?

Não é de hoje que pular corda, uma das brincadeiras mais comuns da infância, é praticada por adultos como atividade física. Pular corda é um exercício aeróbico e, como tal, aumenta a resistência cardiovascular, tonifica as pernas, ajuda na coordenação motora, na concentração e na respiração. Além de ter uma grande vantagem: pode ser praticado em qualquer lugar, até mesmo em casa, e é grátis.

Segundo o personal trainer e especialista em Fisiologia do Exercício Oswaldo Langella:

“Pular corda é muito útil no condicionamento físico e é possível gastar muitas calorias com esse exercício simples e barato. Isso porque ele exige um esforço corporal muito grande. Ou seja, a massa corporal (músculos) é contraída com muita intensidade, o que obriga o coração a trabalhar mais, melhorando o condicionamento e potencializando o emagrecimento”.

Os grandes benefícios de pular corda

Coração de ferro

Pular corda melhora a saúde do coração, é um exercício excelente para o sistema cardiovascular e para a saúde cardíaca.

Este estudo descobriu que universitários que passaram 10 minutos pulando corda diariamente durante 6 semanas, melhoraram a aptidão cardiovascular tanto quanto universitários que passaram 30 minutos correndo pelo mesmo período de tempo.

Pular corda é um exercício que requer grandes quantidades de oxigênio pelo corpo. Essa quantidade é medida em VO2. Quanto mais alto o VO2 máximo de uma pessoa, maior resistência cardiovascular ela tem. Pular corda é um dos exercícios que mais aumentam o VO2, de acordo com esse estudo.

Pular corda pode ser benéfico inclusive para pessoas propensas a ter doenças cardiovasculares, pois reduz os riscos de desenvolver esse tipo de doença, reduzindo a gordura abdominal, melhorando a resistência cardiovascular. Claro, cardíacos, hipertensos, obesos precisam consultar e seguir a recomendação médica.

Emagrece

Pular corda pode queimar de 200 a 300 calorias em 15 minutos, queima mais do que correr ou andar de bicicleta. O exercício é considerado termogênico, faz o corpo precisar queimar muita caloria para produzir a energia necessária para dar conta do recado.

Melhora a coordenação motora

Pular corda requer coordenação de alto nível somente para pular o básico e, com o avançar do treino tem gente que até dança enquanto pula. É fantástico pois requer grande consciência corporal para coordenar pés, pernas, braços com ritmo.

Este estudo descobriu que pular corda ajudou a melhorar a coordenação motora em crianças autistas, com dificuldades de equilíbrio e coordenação.

Fortalece a densidade óssea

A densidade óssea mede a resistência dos ossos. Quanto mais resistentes os ossos, menores as chances de rupturas e de osteoporose. Pular corda deixa os ossos mais fortes pois aumenta a sua densidade por meio do treinamento de impacto, o que faz com que o osso tenha que se remodelar para se tornar mais forte e mais denso.

Pessoas com problemas ósseos devem consultar um médico antes de iniciar este treino.

Reduz o risco de lesões

O rico de lesões diminui por causa do aumento da coordenação motora que o exercício de pular corda proporciona, além da melhora da densidade óssea.

Tonifica os músculos

Pular corda requer o trabalho de muitos músculos, especialmente panturrilhas, quadríceps, glúteos, ombros, costas, braços e abdômen. É um exercício completo que tonifica o corpo todo além de trabalhar a capacidade cardiorrespiratória.

Dá sensação de bem-estar e felicidade

Bombear o coração, suar, endorfinar. Toda atividade física dá sensação de bem-estar porque libera os hormônios da felicidade, como a endorfina e a irisina.

Qual corda escolher para pular corda

É preciso escolher o melhor equipamento para a realização do exercício e estar atento à postura correta. Primeiramente, deve-se definir qual é a melhor corda a ser usada, de acordo com a sua estatura.

A melhor opção é a corda de plástico com rolamentos. Uma pessoa que mede menos 1,50 m deve usar uma corda que tenha 2,45 m; quem tem entre 1,50 m e 1,80 m deve usar uma corda de 2,65 m; e os que medem mais de 1,80 m devem usar uma corda de 2,85 m.

Como começar a pular corda?

Animou-se para começar? De fato tá aí um exercício que vai dar resultado rápido, mas sendo de altíssimo impacto, é melhor ir bem devagar e consultar um médico se tiver algum problema de saúde (veja logo mais abaixo as contraindicações).

  • Comece devagar saltando baixo por 1 minuto, ou 30 segundos, e fazendo o mesmo tempo de descanso
  • Pule no total o quanto tempo conseguir mas não mais que 20 minutos contando o tempo de repouso
  • Com o tempo você vai conhecendo seu corpo e seu limite e vai aumentando
  • É muito importante manter uma boa postura, deixar o abdômen bem contraído pois ele estabiliza a coluna.

Veja mais dicas para iniciantes começarem a pular corda no vídeo abaixo:

Contraindicações

Pular corda, embora pareça simples e inofensiva, é uma atividade que causa impacto nas articulações, quadril, joelho e tornozelo. Por isso, para evitar lesões, o exercício não deve ser feita todos os dias, mas em intervalos com um descanso de um dia.

Pode ser combinada com outra modalidade esportiva para ajudar no condicionamento e na definição de um corpo mais atlético.

A atividade não é recomendada sem consulta profissional prévia para quem tem problemas articulatórios, hipertensão ou outro problema cardiovascular ou está muito acima do peso.

Pessoas nestas situações podem se beneficiar do exercício, mas precisam consultar um médico antes, e preferivelmente ser seguido por um profissional durante o treino.

Quanto é preciso pular corda para emagrecer?

Além de ser divertido, pular corda emagrece, apresentando resultados impressionantes em pouco tempo (claro que aliada a uma alimentação balanceada e saudável). O personar trainer Alexandro Almeida afirma que trinta minutos pulando corda faz uma pessoa perder cerca de 400 calorias.

Está esperando o quê? Se você está sem grana para frequentar uma academia ou praticar algum esporte, compre uma corda e pratique em casa. O que importa é não ficar parado!

Talvez te interesse ler também:

O que é que a zumba tem? FUNCIONA REALMENTE? Emagrece? Dá massa?

Caminhar rápido é melhor que correr

Quais são os benefícios de andar de bicicleta?

Whey Protein Funciona? Benefícios, Receitas e Como Escolher

FitDance: a ginástica que você faz dançando e nem sente

Fontes: vix, uol, insider




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...