FitDance: a ginástica que você faz dançando e nem sente


Você gosta de dançar? Pratica alguma atividade física sem ser dança? E que tal unir os dois? Sabemos que isso é possível com algumas modalidades de dança em que o gasto calórico é bastante elevado, como por exemplo a Zumba que há alguns anos se tornou bastante popular nas academias. Mas depois dela surgiu outra modalidade que virou febre não só nas academias, mas principalmente na internet! É a FitDance, já ouviu falar?

Mas a FitDance não é ideal só para quem gosta de dançar não. A prática é para aqueles que acham ginástica uma chatice, aí mistura a dança, a socialização, a música popular e o divertimento é garantido. É o tipo de ginástica que você faz e nem sente. 

O que é FitDance?

FitDance é uma modalidade de dança desenvolvida em 2014  por Fábio Duarte que mistura coreografias de dança com exercícios físicos capazes de gastar calorias e definir músculos. Inicialmente fazia sucesso com as coreografias postadas no YouTube, mas com o passar do tempo passou a fazer parte da grade de aulas das academias.

A adesão dos alunos foi imediata, pois além de queimar muitas calorias, as aulas são muito divertidas e usam como seleção musical os sucessos atuais que estão “na boca da galera”! Além disso, por ser uma aula “fit”, tem como objetivo trabalhar alguns grupos musculares específicos como pernas e glúteos, por exemplo, fazendo com que a mulherada se interesse ainda mais por esta modalidade.

Mas não é só para mulher que ela é indicada, não! A FitDance pode ser praticada por qualquer pessoa, desde que esteja em condições de saúde para executá-la. Por isso, antes de procurar uma academia para se matricular nessa aula, verifique com o seu médico se sua saúde está em ordem para aguentar essa frequência que promete ser bem alta!

Como funciona a FitDance?

Para praticar é muito simples, o professor coloca a música e inicia a coreografia que é composta de alguns passos de dança e exercícios físicos. Os alunos precisam apenas acompanhar, não sendo necessária aptidão para dança, apenas persistência, energia e bom humor. Uma vez que pegou a coreografia, é só aperfeiçoar os exercícios e ser feliz!

E agora que já sabemos do que se trata, vamos aprender mais sobre os benefícios da FitDance para o corpo e para a saúde física e mental.

Qual é o estilo de dança do FitDance?

Geralmente a música usada é a mais popular possível, tipo axé, pagode, sertanejo, funk ou os hits do momento, isso para agradar o maior número de pessoas possível mas, nada impediria de montar uma aula ao ritmo de rock ou hiphop ou R&B por exemplo. Converse com o instrutor sobre essa possibilidade porque, de fato, axé e sertanejo nem todo mundo tolera.

É certo também que quanto mais estilos musicais na aula, maiores as possibilidade de criar coreografias para trabalhar mais músculos e coordenação motora possível.

Com sertanejo você pode trabalhar mais as pernas, com o funk os glúteos, com o hiphop os braços e por aí em diante. Mas o importante mesmo aqui é dançar e exercitar o corpo inteiro. Claro que a música é fundamental pois ela empolga e facilita o “trabalho”.

Quais são os benefícios da FitDance?

Além de diversão garantida para quem gosta de dançar, socializar ou simplesmente mexer o esqueleto, o principal benefício que você terá praticando FitDance é o emagrecimento, mas além disso, você também poderá se beneficiar da seguinte forma:

Emagrece

Gastando calorias – De acordo com as pesquisas, praticando 1 hora de Fit Dance é possível eliminar de 600 a 1000 calorias! Isso equivale à prática de outras atividades como por exemplo o spinning, muay-thai ou até mesmo uma corrida.

Mas claro, nenhuma mágica como essa acontece se você não se alimentar corretamente, portanto, alie a prática da FitDance a hábitos saudáveis de vida.

Acelera o metabolismo

Acelerando o metabolismo – Devido à quantidade de músculos trabalhados e ao elevado gasto calórico na prática da Fit Dance, o metabolismo fica acelerado e continua assim até mesmo em repouso, garantindo que o corpo continue queimando calorias durante a recuperação dos músculos.

Libera toxinas

Liberando toxinas – Toda essa aceleração e queima de calorias faz com que o corpo libere muitas toxinas durante e depois das aulas, diminuindo também a retenção de líquidos.

Proporciona ganho de massa muscular

Trabalhando músculos – Apesar de usar mais as pernas para dançar, os movimentos da FitDance exigem muito mais do core (grupo de músculos responsáveis pelo equilíbrio do corpo), ou seja, trabalha bastante coxas, glúteos, abdômen e costas.

Ideal para quem quer ter pernas e glúteos TOP mas, como sabemos, tonificar os músculos é fundamental principalmente com o avanço da idade.

Coração de ferro

Faz bem ao coração – Por ser um exercício aeróbico, a FitDance melhora o sistema cardiovascular devido ao aumento das batidas cardíacas e pelo aumento do volume de sangue circulando pelo corpo, principalmente pelos músculos. Isso traz benefícios para todo o organismo.

Melhora a autoestima

Elevando a autoestima – Se você não sabe dançar ou acha que não leva jeito para praticar atividade física em conjunto, aconselhamos a fazer pelo menos uma aula de teste com o intuito de observar uma certa coincidência. Isso não acontece só com você! Nem todas as pessoas levam jeito para dança ou atividades físicas, mas só o fato de estarem no meio de outras pessoas tentando aprender a dançar, já as faz muito felizes e aliviadas. Por isso, observe as outras pessoas, relaxe e não se preocupe com os movimentos corretos no início. Com o tempo você estará fazendo tudo automaticamente e quando “aquela” música da aula começar a tocar na rua, é capaz de você sair dançando sozinha ou sozinho, de tão habituado que você estará!

Boa para a memória

Faz bem à memória – Um estudo recente revelou os benefícios da dança como sendo uma das atividades físicas que mais retardam o processo de envelhecimento do cérebro.

Leia no artigo:

A dança é um santo remédio: curativo e rejuvenescedor, retarda o processo de envelhecimento do cérebro

Contraindicações da FitDance

O melhor de tudo é que qualquer pessoa pode praticar FitDance! Claro que uma pessoa, seja ela idosa ou não, que foi sedentária a vida toda, não terá o mesmo pique e ritmo de quem já faz dança ou tem mais afinidade com atividades físicas, mas como falamos anteriormente, faça pelo menos uma aula de teste e, caso se identifique com a aula, o tempo e a prática o ajudarão a melhorar cada vez mais.

O importante é se divertir e colocar o corpo em movimento. Bora começar? Veja o vídeo abaixo para ter uma ideia de como funciona. Este é link do canal FitDance para se inspirar e boa aula!

Talvez te interesse ler também:

Os incríveis benefícios da dança para corpo e alma

Ballet Fitness: corpo de bailarina sem fazer ballet e outros benefícios

Jogar tênis é moda na pandemia. Veja todos os benefícios!




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...