Jogar tênis é moda na pandemia. Veja todos os benefícios!


Com a pandemia, o medo de contrair Covid-19 é grande. Muitas pessoas evitam lugares cheios e principalmente fechados. E a academia é um destes.

Na Europa por exemplo, onde o lockdown voltou com tudo em muitos países, as pessoas para não ficarem paradas na pandemia, estão jogando tênis. Principalmente as crianças. A procura é tanta que está difícil achar quadras disponíveis para praticar esse esporte em algumas cidades europeias.

Além de poder ser praticado ao ar livre e sem contato próximo com outras pessoas – o que é seguro para a evitar a transmissão do vírus – jogar tênis é um esporte completo, pois promove diversos benefícios.

Veja quais são eles.

A história do tênis

Antes de entrarmos nos benefícios de jogar tênis, vamos saber um pouco mais sobre como ele surgiu. 

O “Tênis” é um esporte de origem inglesa, com início no século XIX e que inicialmente era conhecido como “Tênis Real”. O primeiro torneio oficial aconteceu em 1877, em Londres, conhecido como Torneio de Wimbledon.

As regras do Tênis foram padronizadas em 1881 pela United States National Law Tennis Association, a qual foi criada especificamente para este fim.

Já em 1924, a Federação Internacional de Tênis promulgou regras mais abrangentes, as quais são válidas até hoje.

Os principais torneios de tênis são o de Wimbledon, US Open, Aberto da França e o Aberto da Austrália.

Como esporte olímpico, a Copa Davis é a principal competição, tendo a Fed Cup com a versão feminina.

Apesar de ser considerado um esporte de elite, jogar tênis é uma atividade muito completa e prazerosa, podendo ser realizada por qualquer pessoa e de qualquer idade.

Benefícios de jogar tênis

Na pandemia virou moda jogar tênis porque este é um esporte praticado ao ar livre, mantendo-se uma certa distância do adversário e é uma excelente atividade aeróbica que trabalha não só o corpo como a mente.

Veja a lista de benefícios:

  1. Queima calorias – Dependendo do biotipo físico, uma partida de tênis ajuda a queimar de 500 até 800 calorias. Isso é equivalente a uma corrida ou à uma pedalada.
  2. Melhora a forma física – Os movimentos executados ao jogar tênis fazem com que sejam desenvolvidos músculos nas pernas, braços, costas e abdômen.
  3. Melhora a saúde cardiovascular – O ritmo cardíaco aumenta durante a prática, o que promove mais resistência com o passar do tempo. Isso ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, pois fortalece o coração.
  4. Exercita o cérebro – O tênis ajuda a desenvolver o pensamento estratégico e tático pois, além de antecipar a jogada do oponente, o jogador precisa rebater rapidamente e direcionar a bolinha para locais que o oponente não alcance. A capacidade de concentração e a memória também são melhorados com a prática do esporte.
  5. Sem restrições de idade e pessoa – Especialistas garantem que o tênis pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que os limites sejam respeitados. A única recomendação é a de se fazer um check up médico antes de iniciar a prática, como em qualquer esporte.
  6. Aliado da corrida – O tênis é um esporte de agilidade no qual o jogador corre a maior parte do tempo, dando “tiros” de um lado para o outro. Isso aumenta o condicionamento físico e a resistência do atleta que também é praticante de corrida.
  7. Desenvolve a flexibilidade – Ao lançar ou rebater a bolinha, precisamos alongar braços e pernas para alcançá-la. Por isso, jogar tênis deixa o jogador mais flexível.
  8. Diminui dores causadas pelo sedentarismo – Devido à melhora na forma e no condicionamento físico, jogar tênis também ajuda a acabar com aquelas dores nas costas, pescoço, braços e pernas devido à falta de atividade física. Nosso corpo precisa estar em movimento.
  9. Disposição para as atividades diárias – Mesmo após o esforço físico exigido pela prática do tênis, a disposição para as tarefas do dia a dia permanece firme e até melhora. Isso porque o esporte deixa o corpo mais desperto e animado para o que vier pela frente.
  10. Reduz ansiedade, estresse e melhora o humor – Assim como em qualquer atividade física, jogar tênis promove bem estar. De acordo com especialistas, 30 minutos de prática faz com que o cérebro libere endorfina no corpo, cujo efeito dura até 12 horas. A prática constante garante uma vida muito mais saudável física e mentalmente.

Jogar tênis faz um braço ficar maior do que o outro?

Para quem tem medo de ficar com um braço maior do que o outro, saiba que sim, isso pode acontecer, mas não é no braço todo. Apenas o antebraço cresce, e só pouco a mais, em torno de 30%. Mas na verdade, a estrutura corporal como um todo fica mais fortalecida com a prática desse esporte.

Para compensar essa diferença, os atletas praticam musculação ou hidroginástica, focando na parte menos fortalecida, dizem os especialistas

Comece com o que você tem

E se você acha que é difícil treinar em uma quadra de tênis ou acha que esse esporte é apenas para os ricos, saiba que é possível começar dentro de casa mesmo. Com raquete e bolinhas simples, é possível fazer alguns arremessos contra a parede, onde você mesmo é seu próprio adversário.

Essa é uma ótima dica para quem está vivendo o lockdown da pandemia novamente e procura uma atividade física para não pirar dentro de casa.

Experimente jogar tênis dentro de casa e depois, quem sabe, você não se anima a ir para as quadras? Aproveite todos os benefícios que o esporte proporciona e seja feliz!

Talvez te interesse ler também:

Whey protein: dando uma força para a malhação. Benefícios e como escolher

Patinação: benefícios, riscos, dicas de proteção e aprendizado

Aproveite a quarentena para ficar em forma com esses vídeos




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...