Workout: treine em casa e fique em forma com esses vídeos


A palavra workout simplesmente significa sessão de exercícios vigorosos ou treinamento físico feito para melhorar a condição física, uma habilidade ou desempenho. Muita gente usa porém a palavra para designar treino caseiro. Por isso, no YouTube se você vir essa palavra não estranhe. Todo mundo está fazendo workout em casa com vídeos gratuitos!

Para muitas pessoas, pagar academia ficou impossível. Mas ainda dá tempo de ganhar massa muscular, emagrecer e cumprir com as promessas do início do ano de ficar em forma.

Aquele pneuzinho na barriga, uma sobra nas coxas ou mesmo o músculo do “tchauzinho” balançando são “problemas”, por assim dizer, que até mesmo quem está habituado a fazer academia, sempre diz querer melhorar. Em casa você pode focar no “problema” em específico quando quiser, pois existem muitos vídeos bons.

A única ressalva: para quem nunca treinou, é bom começar devagar e com os videos explicativos. Quem já treinava na academia pode ir direto nos vídeos sem blablablá.

Infelizmente, a aparência física ainda incomoda muita gente (quando não deveria), mas o bom de tudo é que tem solução, só não é tão fácil como gostaríamos. Primeiro de tudo, é importante entender que não existe fórmula mágica, pois para conseguir emagrecer e ficar com o corpo definido, precisamos ter uma alimentação saudável e fazer atividade física.

Não só pela imagem no espelho: os benefícios do workout

Não só pela imagem que vemos no espelho, mas principalmente porque a atividade física é um dos pilares para a construção de uma mente saudável. O neurologista Fabiano Moulin explica o funcionamento do cérebro humano e a importância de estar em movimento para que os neurônios continuem funcionando.

Segundo ele, “estar em movimento é algo tão essencial para a vida, que a natureza colocou a atividade física como critério para a saúde”. É como se o cérebro dissesse: “Eu só vou investir no reparo dos órgãos, se eu tiver uma sinalização de que eu sou útil e estou vivo”. E essa maneira de sinalizar, é a própria atividade física.

Uma vez entendida a importância da atividade física para mantermos o nosso cérebro saudável, podemos investir em alguns exercícios específicos para melhorar o aspecto das áreas críticas do corpo. Porém, é importante falar que exercício físico é diferente de atividade física, pois para colocá-la em prática basta apenas movimentar o corpo (seja limpando a casa, correndo com as crianças ou brincando com o cachorro).

Todavia, o intuito desse artigo é indicar exercícios físicos gerais e específicos para determinadas áreas do corpo (os que mais incomodam). No entanto, cabe a nós orientar que não adianta fazer exercícios localizados se a alimentação não for adequada e não fizer uma combinação com atividades aeróbicas para potencializar a queima calórica.

Dados os recados, vamos aos exercícios? Você vai precisar de 2 metros quadrados de espaço, uma conexão internet, um tênis e, às vezes, um tapetinho ou toalha.

Total body: exercício completo para todo o corpo

HIIT e Tabata são métodos maravilhosos porque trabalham tudo: o corpo todo e ainda a parte cardiorrespiratória, ou seja, fortalece e emagrece ao mesmo tempo.

O primeiro vídeo da Carol Borba é para iniciantes. Ela explica tudinho para quem vai começar a treinar em casa. O segundo, do growinannanas, é para os avançados. Não precisa entender inglês. O vídeo é explicativo por si só.

Reduzir gordura na parte interna das coxas

Uma gordura fácil de formar e difícil de sair é aquela do interno das coxas, até porque os músculos daquela região não são tão usados como outros das pernas.

No vídeo a seguir, Carol Borga ensina três variações de exercícios para o interior da coxa. Ela faz 1 minuto de cada lado, totalizando 5 minutos de cada série. Depois orienta repetir mais 2 vezes a série, dando um intervalo de 45 segundos entre elas. Veja a seguir:

Perdendo a barriga em 12 minutos

Um outro lugar onde a gordura adora se depositar… na famosa barriga.

É claro que em 12 minutos a gordura abdominal não vai sumir mas, nessa vídeo aula do canal Exercício em casa, a apresentadora faz uma série intercalando vários exercícios de perna e abdômen, mantendo a frequência cardíaca mais acelerada. Essa tática potencializa a queima de gordura. Coloque a prática como rotina e que os resultados prometem! Veja o vídeo:

Tríceps (músculo do tchau) – 10 variações para ter braços impressionantes

Outro lugarzinho difícil de levantar e fácil de depositar gordura…. o assim apelidado músculo do tchau.

Nesse último vídeo, são apresentadas 10 variações para trabalhar o tríceps com o intuito de tonificar esse músculo, evitando que eles fiquem flácidos.

Braços incríveis em um mês

Se você fizer esse exercício com regularidade, todo dia ou dia sim, dia não, em um mês você ai notar diferença (é só ler os comentários). Parece simples. Faça a prova!

Apesar de algumas áreas serem mais difíceis de trabalhar, se conseguimos ter uma alimentação adequada e fazer atividade física constante, todo o corpo começa a trabalhar em conjunto para manter o equilíbrio e, por consequência, tonificar todos os músculos.

Lembrando sempre de respeitar os limites do seu corpo e fazer dessa prática um hábito para a vida toda.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para ajudar você a treinar em casa para ficar em forma!

Talvez te interesse ler também:

Musculação: fundamental com o avanço da idade

Prancha: exercício perfeito – seca barriga e fortalece tudo. Dicas e como fazer

Faça você mesmo pesinhos para ginástica com garrafas PET

Alongamento: por que e como fazer?




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...