Subir escada: economize energia, evite contágio e ganhe saúde 

Subir escada: economize energia, evite contágio e ganhe saúde 

Subir escadas ou ir de elevador? Muitas pessoas preferem a segunda opção. E em espaços onde há escadas rolantes, certamente a preferência também é aquela de cansar-se de menos.

Apesar de essa prática mais ativa ser pouco observada em lugares do dia a dia, nas academias a dinâmica é outra, já que há alguns simuladores de escadas que fazem grande sucesso entre os praticantes.

A diferença entre a escada fixa e esses simuladores é que, no aparelho, a pessoa tem controle da velocidade, podendo gerenciar a intensidade, facilitando ou dificultando o exercício.

Quais os principais benefícios de subir escada?

Ao subir escadas com frequência, e a depender da intensidade dos movimentos, percebe-se uma melhora considerável no condicionamento físico, trazendo benefícios cardiovasculares e cardiorrespiratórios, além de tonificar os membros inferiores (pernas, glúteos) e intensificar a perda calórica (emagrecer).

Mas além dos benefícios físicos, existem outros dois não menos importantes:

  1. economia de energia elétrica (deixando o gasto energético para o corpo, fazendo bem a si e ao planeta).
  2. Redução de contágio Covid

Como estamos em plena pandemia ainda, com variantes novas e vacinas que não estão funcionando o quanto se previa, evitar o contágio continua sendo o mais seguro, ou seja, usar máscara, manter distanciamento e lavar as mãos.

Nesse sentido, usar escada em vez de elevador é benefício 3 em 1:

  • bom pra saúde
  • economiza energia
  • reduz contágio, afinal, nada melhor que um elevador para passar vírus.

Qualquer pessoa pode começar a substituir o elevador pelas escadas?

Antes de sair pelos lugares subindo as escadas ou iniciar o exercício em simuladores na academia, é importante se consultar com um especialista para analisar seu condicionamento atual e entender como buscar os melhores resultados através pratica física.

Claro que, subindo um andar de cada vez e devagar, é possível ir aos poucos ganhando condicionamento, a ponto de subir cada vez mais andares e de maneira mais rápida.

Mas é sempre bom consultar-se com um médico, principalmente se você sofre de problemas no joelho ou tornozelo, para não sofrer novas lesões. E também se você tem problemas de pressão arterial, porque subir escadas requer um maior esforço do coração.

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