Conheça os Benefícios de Subir Escadas e Dispense o Elevador


Subir escadas ou ir de elevador? Muitas pessoas preferem a segunda opção. E em espaços onde há escadas rolantes, certamente a preferência também é aquela de cansar-se de menos.

Mas subir escadas em vez de optar pelo elevador ou escadas rolantes é uma escolha que pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Enquanto essa prática é subutilizada no cotidiano, nas academias, os simuladores de escadas conquistam popularidade.

Quais os principais benefícios de subir escada?

Ao subir escadas com frequência, e a depender da intensidade dos movimentos, percebe-se uma melhora considerável no condicionamento físico, trazendo benefícios cardiovasculares e cardiorrespiratórios, além de tonificar os membros inferiores (pernas, glúteos) e intensificar a perda calórica (emagrecer).

Um recente estudo internacional liderado pela Universidade Tulane, nos Estados Unidos, destacou que subir cinco lances de escadas, cerca de 50 degraus por dia, pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares em 20%. Os dados analisados, provenientes de mais de 450.000 adultos, ressaltam que subir de cinco a dez lances de escada diariamente está associado a um menor risco de doenças cardíacas.

Além da saúde, para o planeta também há um benefício, já que subir escadas em vez de usar o elevador reduz o consumo de energia e contribui para a conservação do meio ambiente.

Qualquer pessoa pode começar a substituir o elevador pelas escadas?

Antes de sair pelos lugares subindo as escadas ou iniciar o exercício em simuladores na academia, é importante se consultar com um especialista para analisar seu condicionamento atual e entender como buscar os melhores resultados através pratica física.

Claro que, subindo um andar de cada vez e devagar, é possível ir aos poucos ganhando condicionamento, a ponto de subir cada vez mais andares e de maneira mais rápida.

Mas é sempre bom consultar-se com um médico, principalmente se você tem problemas no joelho ou tornozelo, para não sofrer novas lesões. E também se você tem problemas de pressão arterial, porque subir escadas requer um maior esforço do coração.

Talvez te interesse ler também:

Pular corda: exercício completo. Emagrece, condiciona, tonifica

Isotônico natural. Faca você mesmo o seu Gatorade em casa

Exercícios Isométricos: tonificar e emagrecer sem se mexer




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...