Como queimar MAIS calorias caminhando


Já dizia o filósofo grego Hipócrates:

“Caminhar é o melhor remédio para o homem”.

Há quem goste, há quem não goste, mas caminhar faz bem para a saúde, não tem, a priori, contraindicações e ainda por cima ajuda a emagrecer queimando calorias.

Quantas calorias queimamos quando caminhamos?

Hoje em dia, aplicativos em dispositivos apontam a quantidade de passos dados por dia ou a quantidade de caloria gasta. Mas será que essas informações são realmente precisas e confiáveis? Quantas calorias estamos realmente queimando?

Um estudo publicado no Journal of Applied Physiology mostra que em 97 % dos casos analisados, poucas calorias queimadas foram relatadas nos aplicativos de celulares.

Além das informações dadas pelos apps:

Como ter uma ideia de que estamos realmente queimando calorias ao caminhar?

Como queimar MAIS calorias caminhando

Caminhar, é uma forma de exercício de intensidade leve a moderada. Apesar de mais calorias serem queimadas com exercícios de alta intensidade (levam a uma frequência cardíaca mais alta), ainda assim é possível queimar calorias caminhando.

Para obter o máximo de benefícios na queima de calorias, caminhar consistentemente em um ritmo acelerado que mantenha seu coração batendo mais rápido pode ser uma alternativa.

Em contrapartida, de acordo com uma pesquisa, é recomendado variar a intensidade da frequência cardíaca durante a caminhada, pois, mudando o ritmo, é possível aumentar a taxa metabólica do que permanecer em um ritmo constante em toda a caminhada.

O National Institutes of Health (NIH) incentiva que seguir seus passos é mais importante do que a intensidade geral com que você os alcança.

Queima de gorduras como ‘combustível’

Fazer caminhada também é uma ótima atividade para queimar gorduras.

Quando a frequência cardíaca aumenta o corpo é capaz de atingir uma maior queima calórica. Ao caminhar numa intensidade moderada, a tendência é queimar gordura e é provável que esteja sendo usada como ‘combustível’ para o exercício.

Com uma caminhada mais lenta, a frequência cardíaca fica mais devagar e há menos gasto de energia calórica, mas as calorias que estão sendo queimadas provavelmente são provenientes da gordura.

Frequência cardíaca e tecnologia

Apesar de imprecisos, os dados de aplicativos tecnológicos podem fornecer informações do progresso de queima de calorias e da frequência cardíaca.

Usar estes rastreadores de atividade física ajuda a monitorar zonas-alvo de frequência cardíaca auxiliando nos benefícios de queima de calorias e saúde na caminhada.

Como caminhar não é um exercício de alta intensidade, a maior queima calórica será atingida caminhando em intensidade moderada, em um ritmo considerado rápido.

Segundo o The American College of Sports Medicine, a frequência cardíaca alvo para atividade física de intensidade moderada é de 64% a 76% de sua frequência cardíaca máxima.

Velocidade não é importante

Caminhar é acessível a todos, não precisa de nenhum equipamento “especial”. Quando feita em boa forma, a caminhada é incrivelmente boa para saúde e o bem-estar.

Rápido ou devagar, o importante é garantir uma postura correta, balançar o braço para frente e para trás e distribuir igualmente o peso do corpo.

Seja perder calorias ou simplesmente aumentar o condicionamento físico, a caminhada é um exercício completo.

Não deixe os maus hábitos e a preguiça te impedirem de andar por aí!

Leia mais:

A Antiga Tradição Sueca de Caminhar no Bosque para Conhecer o Futuro 

Caminhar descalço em casa faz bem à saúde 

Spinning Pode Queimar Até 600 Calorias Em 1 Hora! 

Pular corda: exercício completo. Emagrece, condiciona, tonifica

Aplicativo para emagrecer funciona? Quais são os melhores?




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...