Farinha de bambu? Uau! É capaz de reduzir o colesterol!


Sim! A farinha de bambu existe e é uma farinha que, além de ser saudável, ainda ajuda o meio ambiente! Essa combinação, além de agradar muito, pode se tornar uma realidade em breve. Já imaginou poder abusar do macarrão, do pão e de outras delícias, sem culpa?

Isso será possível graças ao estudo feito por pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. Em uma reportagem apresentada pela TVB Record TV Campinas, alguns voluntários experimentaram cookies feitos com a farinha de bambu e eles próprios afirmaram que não sentiram diferença no sabor.

Isso porque a farinha de bambu tem o sabor tão agradável como as convencionais de milho, trigo e mandioca. Ela consegue ser tão nutritiva quanto às farinhas integrais, e fornecem 70% mais fibras do que a farinha de mandioca e apenas ⅓ de amido quando comparada à farinha de milho. Tudo isso sem mudar o aspecto e a cor dos alimentos.

Ao também provar o cookie, a engenheira de alimentos Maria Felisberto afirmou que “a farinha de bambu, mesmo tendo um alto teor de fibras, manteve a estrutura do produto, mantendo a sua crocância e toda a sua característica visual que atrai o consumidor”.

Nessa mesma reportagem foram comparados visualmente dois pratos de macarrão, um feito com a farinha tradicional e outro com a farinha de bambu e ambos ficaram idênticos.

Segundo a professora de engenharia de alimentos Maria Tereza Clerici, “com as pesquisas realizadas, as massas passaram a ter o mesmo apelo e mesma consideração”.

Como surgiu a ideia de produzir farinha de bambu?

A ideia de produzir uma farinha comestível de bambu surgiu de uma conversa informal entre pesquisadores de áreas diferentes da Unicamp. Um deles estava intrigado em como resolver problemas de carunchos que destruíram móveis e construções feitos de bambu.

As engenharias de alimentos, analisaram a situação e tiveram a seguinte constatação: “se os insetos tinham interesse na madeira de bambu, é porque ali havia uma fonte de nutrientes ainda inexplorada”. E foi assim, de uma praga, que surgiu uma nova opção de comida.

Benefícios da farinha de bambu para a saúde e para o meio ambiente!

O broto de bambu já é bastante difundido na culinária oriental, pois ele é rico em nutrientes. Já para preparar a farinha, as pesquisadoras decidiram usar outra parte do bambu: o miolo, que também é conhecido como “colmo jovem”.

No laboratório, ele foi cortado, lavado, moído e processado, dando origem a uma farinha de cor clara com poucas calorias, capaz de reduzir o colesterol e melhorar o funcionamento do intestino.

Devido ao teor de fibras, a farinha de bambu regula o índice glicêmico e faz com que a pessoa tenha saciedade, reduzindo assim a quantidade de calorias consumidas.

Os benefícios do bambu vão muito mais além, o Brasil possui 232 espécies de bambu, das quais 174 são nativas. O bambu cresce em qualquer lugar, pois precisa de pouco espaço e uma vez plantada, a mesma touceira pode produzir por até 100 anos, sem a necessidade de grandes cuidados, replantio ou agrotóxicos. O que representa muitas vantagens para o produtor.

Além disso, o bambu ajuda o meio ambiente, pois absorve quatro vezes mais gás carbônico comparado a outras plantas, motivo pelo qual cresce tão rápido. É por essas e outras razões que a farinha de bambu tem de tudo para cair no gosto do brasileiro!

Segundo Maria Tereza, “o Brasil ainda não tem autonomia na produção de farinhas que contenham fibras, mas tem tudo para produzir a nossa própria farinha contendo fibras benéficas à saúde”.

Resumindo, a farinha de bambu é fonte de fibras e nutrientes e promove os seguintes benefícios:

  • Ajuda a controlar o colesterol
  • Regula o índice glicêmico
  • Promove saciedade
  • Reduz o consumo de calorias
  • Absorve ainda mais carbônico do meio ambiente

E você? Já conhece a farinha de bambu? Nossa natureza é riquíssima em plantas que podem ser utilizadas não só da forma convencional. O bambu vem sendo bastante explorado na construção de móveis e casas, as chamadas permaculturas.

Agora sabemos que o bambu tem muitas outras utilidades. Que tal o explorarmos ainda mais?

Talvez te interesse ler também:

BAMBU, BENEFÍCIOS, QUALIDADES, USOS E OUTROS QUE TAIS

UM CARRO COM SEU INTERIOR EM BAMBU: O NOVO TESTE DA FORD

BAMBOO BIKE: NA ÁFRICA A POBREZA SE COMBATE COM BICICLETAS DE BAMBU




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Jorge Nakazawa
    Publicado em 27/12/2020 às 12:52 pm [+]

    Grande utilidade,comprei está idéia ou ideal.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...