Máscara de dormir: vale a pena usar? Benefícios e dicas


Para uma boa qualidade de sono, os especialistas são unânimes em recomendar que o local de repouso seja escuro, silencioso e sem nenhum tipo de tela. Porém, nem sempre as pessoas têm esse ambiente ideal. Por isso, existem alguns acessórios para ajudar em uma boa noite de sono. É o caso das máscaras de dormir.

Produzidas em diversos materiais e formas, elas prometem ajudar a ter um sono mais reparador. Mas será que elas realmente ajudam? Vale a pena usar? Qual a melhor máscara? Existem riscos para a saúde?

Confira abaixo mais detalhes sobre elas.

No escurinho da máscara de dormir

As máscaras para dormir podem sim ajudar a ter uma boa noite de sono, já que elas bloqueiam a luz, o que é bem útil para um adormecimento mais tranquilo. A claridade dificulta a produção de melatonina, um hormônio essencial que auxilia na indução do sono.

Biologicamente, as pessoas estão preparadas para dormir quando escurece e acordar, quando clareia. Por isso, o uso da máscara pode sim ser bem útil, especialmente nos casos de quem precisa dormir de dia, tem problemas de insônia ou não usa cortinas no quarto.

Segurança

Para adultos, o uso da máscara é seguro, mas para as crianças, é importante se atentar à qualidade do tecido e se o acessório não está apertado ou largo demais com risco de sufocamento.

Recém-nascidos não podem usar essas máscaras pelo risco de asfixia.

Dicas: como escolher a melhor e como usar

Máscara de dormir em cetim ©Polina Kovaleva/Pexels

Máscara de dormir em cetim ©Polina Kovaleva/Pexels

Vale ressaltar que a escolha de um bom tecido para a máscara é importante em qualquer idade, já que alguns tecidos podem provocar alergias e irritações de pele.

Também é recomendado sempre lavar esses acessórios, pois a sujidade das peças pode favorecer infecções oculares e irritações. Máscaras que apertam demais também podem gerar problemas, como visão turva.

O tecido ideal é o de cetim ou 100% algodão e, de preferência, antialérgico. O ajuste da máscara precisa estar compatível com o tamanho da cabeça e não pode apertar. Se o fecho for de velcro, opte pelo duplo.

A máscara ideal não pode apertar, o formato precisa ser anatômico e encaixar perfeitamente não somente nos olhos e formato da cabeça, mas também no dorso nasal. Existem versões em 3D, que possuem um formato oco por dentro, que possibilitam um piscar confortável.

O uso das máscaras pode auxiliar e muito na melhoria da qualidade do sono. E um bom sono ajuda na memória, melhora o humor, a resistência física, previne o envelhecimento e favorece a saúde do coração, entre outros benefícios.

Fontes:

  1. lenscope
  2. ig
  3. Ohga!

Talvez te interesse ler também:

O que comer antes de dormir e sem atrapalhar o sono?

Dormir é mais importante para a saúde do coração do que atividade física, revela novo estudo

Os melhores óleos essenciais para dormir

Dormir em lençóis limpos e cheirosos faz bem ao sono e à saúde

Problemas para dormir? Yoga pode ajudar (e muito!) 




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...